sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Sergipe se destaca em Gramado e apresenta suas potencialidades na Festuris

Encerrando a participação de Sergipe, este ano, em eventos e feiras de turismo por todo o Brasil, o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur) e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) estão participando do 24º Festival de Turismo de Gramado (Festuris). Em 2012, o Festuris reuniu mais de 300 expositores, dentre estes, 40 internacionais.

Este ano, Sergipe apresentou todos os destinos turísticos do estado em Gramado. Levou também o roteiro sol e praia e destacou as cidades históricas São Cristóvão e Laranjeiras, além do artesanato, cultura e culinária locais. No estande de Sergipe os agentes de viagens do Brasil e do mundo também puderam conhecer um pouco mais sobre o Cânion de Xingó, localizado no município de Canindé de São Francisco (230km de Aracaju). Durante a solenidade de abertura, Sergipe foi homenageado com o Trofeu Amigos do Festival, onde o secretário de governo de Canindé de São Francisco recebeu a honraria juntamente com outras importantes figuras do turismo nacional.

Para o secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha, a Festuris é um grande evento do turismo nacional e o destino sergipano tem destaque entre os expositores e agentes de viagens. "Sergipe há 14 anos participa da Festuris e é um grande incentivador da festival. Prova disso é que a festa oficial do evento é organizada pelo nosso estado com muito primor e dedicação. Poder mostrar e divulgar o nosso destino para este público selecionado vai gerar diversos negócios e garantias de retorno para o nosso turismo", acredita.

Já o deputado federal e membro da Comissão do Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, Valadres Filho, destacou o incentivo do governo do Estado na divulgação de Sergipe no Brasil afora. "Tive a oportunidade de presenciar a ação do governo, através da Setur e Emsetur em eventos como estes. É uma oportunidade de divulgação de nossas potencialidades, mas também é uma ocasião para formalizarmos negócios e estreitar a relação com os setores ligados ao turismo do Brasil e do mundo. Parabenizo Elber Batalha e toda sua equipe por estarem sintonizados com a importância da participação efetiva em eventos como este".

O trade turístico de Sergipe também esteve presente na 24ª Festuris, através de sua rede hoteleira e operadores de viagem. Diversos representantes desta categoria se fizeram presentes em Gramado a fim de fechar negócios e parcerias futuras. "A Feira de Gramado cresceu muito e hoje é um referencial, onde nós temos a oportunidade de fechar vários acordos comerciais devido ao grande número de operadores hoje presentes e a participação do Governo de Sergipe é essencial com um belíssimo estande, divulgando os atrativos turísticos, onde os hoteleiros têm um suporte, um ponte de encontro entre hoteleiros, receptivos e operadores".

Logo mais à noite haverá a grande Noite Sergipana. O evento, que acontece há 14 anos, este ano vai homenagear Sílvia Oliveira, que faleceu no primeiro semestre e grande incentivadora do turismo de Sergipe. Durante a Noite Sergipana, os agentes e operadores que estão participando da Festuris poderão conhecer peculiaridades de gastronomia e cultura de Sergipe. Haverá também um grande show com a participação da cantora Maysa Reis.

Fonte: Ascom SETUR

terça-feira, 27 de novembro de 2012

A edição especial da revista Folha do Turismo Brasil feita para veiculação em Londres, no mês de novembro, destacou o estado de Sergipe como uma boa opção para turismo de lazer. Com o título "Cultural and touristic diversity in Aracaju", a matéria informa que Aracaju é preparada pra atender a diferentes mercados e públicos. A revista explica o crescimento da movimentação turística do estado nos últimos anos.

A tranquilidade da cidade e a segurança são também mencionadas no texto. "Ready for the touristic market, Sergipe's capital has natural attractions", diz matéria ao falar sobre praias, rios e principalmente a gastronomia local.

Outro aspecto mencionado na matéria como vantagem sobre estar em Aracaju, são os mais de 50 quilômetros de ciclovia que podem ser bem aproveitados por aqueles que gostam de um passeio de bicicleta.

Fonte: SETUR/SE

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ponte Gilberto Amado será entregue em dezembro

Em sua etapa final de construção, a Ponte Gilberto Amado, que vai ligar os municípios de Estância e Indiaroba, recebeu na manhã desta quarta-feira, 14, a última visita técnica. A vistoria foi realizada pela equipe responsável pela obra e equipe do governo de Sergipe. Considerada a maior construção sobre um rio em todo o nordeste brasileiro, a Ponte Gilberto Amado, que fica sobre o Rio Piauí, está quase pronta para ser entregue a população.

Esta é uma obra que contribuirá para a evolução da região Sul do Estado de Sergipe. O governador em exercício, Jackson Barreto, afirmou que essa ponte será peça de grande importância também na Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. "Essa ponte é um instrumento não só para os sergipanos, mas também para todos que precisarão se dirigir em busca de acompanhamento da Copa do Mundo de 2014", disse. Dentre os maiores beneficiados com a construção da ponte, estão os vizinhos baianos, que agora poderão visitar Sergipe com mais facilidade. "O maior frequentador emissor de turistas para Aracaju é a Bahia, e por esse motivo acreditamos que essa é uma grande obra em prol do nosso turismo", disse ainda.

A Ponte Gilberto Amado será entregue pelo o Governo do Estado até o dia 10 de dezembro. "Essa ponte é o fechamento de toda interligação do litoral norte da Bahia ao litoral Sul de Sergipe. A partir de agora, as viagens se tornarão mais seguras e agradáveis. A ponte Gilberto Amado proporciona uma paisagem litorânea que é uma das mais bonitas do nosso estado. Gostaria de parabenizar ao Governo de Sergipe e ao Ministério do Turismo por essa obra. Essa é a maior obra do MTur na gestão atual e também uma grande conquista pra Sergipe", lembrou o secretário de Turismo, Elber Batalha.

Para o secretário de Infraestrutura, Valmor Barbosa, a construção da ponte é uma maneira de integrar regiões. "Primeiro unimos, depois encurtamos, e logo em seguida fazemos a integração das regiões que estão de cada lado da ponte", disse o secretário sobre o desenvolvimento que obras como essa causam nas regiões envolvidas. "Agora todos poderão fazer esse trajeto apreciando essa bela paisagem, tanto quem vem de fora de Sergipe, como quem vai para fora de estado", completou.

A Ponte
Localizada sobre o rio Piauí, ligando os municípios de Estância e Indiaroba, através dos povoados de Porto do Cavalo e Terra Caída, a ponte Gilberto Amado é uma grandiosa obra de infraestrutura que faz parte das ações do Governo de Sergipe para o desenvolvimento turístico no estado. A ponte possui 1.712 metros de comprimento e 14,20 metros de largura, sendo a maior em todo o Nordeste brasileiro e já está em fase de finalização. Sua construção gerou aproximadamente 750 empregos diretos e o valor da obra é de R$ 124 milhões.

Fonte: Ascom SETUR (fotos: Maxwell Corrêa)

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Revista de bordo apresenta dicas sobre Aracaju

A Voe, a revista de borda da Trip e Azul Linhas Aéreas, traz em destaque na sua edição de novembro a cidade de Aracaju e seus encantos. De acordo com a revista, a capital de Sergipe é uma joia nordestina que guarda uma riqueza cultural sem tamanho e belezas de encher os olhos. A Revista Voe contou um pouco da história da capital do menor estado brasileiro, destacou os diversos pontos turísticos da cidade e o título dado pelo Ministério da Saúde, como capital que oferece a melhor qualidade de vida do Brasil.

‘A hospitalidade dos moradores, a tranquilidade e beleza são aspectos que tornam a cidade de Aracaju tão encantadora, alguns dos pontos turísticos como a Orla de Atalaia, a Passarela do Caranguejo, o Centro Histórico, o Museu da Gente Sergipana, o Mundo Maravilhoso da Criança, a Colina do Santo Antônio e o Oceanário fazem com que os turistas encontrem na cidade uma riqueza cultural sem tamanho', enalteceu a publicação.

A reportagem feita pela Revista Voe informou também sobre os locais para o turista se hospedar e boas indicações para onde ir, além disso, destacou a maravilhosa culinária da cidade e o artesanato, que entre as diversas peças disponíveis, possui a renda irlandesa, declarada Patrimônio Cultural do Brasil.

Confira a matéria completa através do site: http://www.voetrip.com.br/revista/

Fonte: Ascom SETUR

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Instrumental de Ferraro Trio e convidados na Orla Pôr do Sol

O power trio instrumental de Aracaju, Ferraro Trio, leva sua música “Black” ao Projeto Orla Pôr do Sol, organizado pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju). Eles se apresentam neste sábado (10), a partir das 17h, acompanhados dos músicos convidados Igor Gnomo, Igor Cortês e Enrique Teles. A Orla Pôr do Sol fica no Mosqueiro, Zona de Expansão da Capital.

Rock, soul music, jazz, várias são as vertentes da música negra americana que influenciam os músicos profissionais e graduandos de Licenciatura em Música, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Saulinho Ferreira (Guitarrista e compositor), Robson Souza (Baixista) e Rafael Jr. (Baterista), compondo assim o Ferraro Trio.

Juntos desde junho de 2009, de lá para cá, tocaram em diversos eventos culturais em Aracaju, incluindo o Projeto Freguesia da Funcaju, além de outros Estados, como a Feira Música Brasil 2010 em Belo Horizonte (MG), VI Festival BNB de Música Instrumental na Paraíba e no Ceará, onde também participaram, a três meses, da Feira da Música de Fortaleza.

Artistas internacionais como James Brown, Jimi Hendrix e Steve Wonder, além de brasileiros como Wilson Simonal, Jorge Ben e a Banda Black Rio, são homenageados pelas interpretações do Trio em seus shows, que além dos covers dotados de suas versões instrumentais, contam com um repertório próprio crescente.

Gravaram dois EPs, o primeiro, de 2009, lançava as músicas autorais “Ferraro”, “Capitão Cook” e “Pega o doido”. O segundo, de 2011, vem acrescentar ao repertório do trio as canções “Ponta dos Mangues”, “Retrobike” e “Hamster”. No intervalo, foi gravado em 2010, o DVD com a apresentação do Ferrano no Projeto Verão Sergipe.
No momento, os garotos estão batalhando pela captação de recursos, para gravação e viabilização do primeiro CD da banda, projeto que já se encontra pronto, segundo o baterista Rafael Jr.

Convidados
Na apresentação de sábado, na Orla Pôr do Sol, o Ferraro Trio vai contar com a participação de três parceiros da cena musical de Aracaju, o elogiado guitarrista baiano Igor Gnomo, o músico Igor Cortês (gaita e flauta), além de Henrique Teles, vocalista, guitarrista e compositor da banda sergipana Maria Scombona.

Orla Pôr do Sol
A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tornou o Povoado Mosqueiro mais um destino turístico da capital, ao entregar à população a obra de revitalização da Orla Pôr do Sol, às margens do rio Vaza-Barris. Toda estrutura de lazer serve tanto aos turistas e frequentadores locais, como também abre espaço para a geração de renda dos pequenos comerciantes instalados no empreendimento.

Fonte: Ascom PMA

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Praia do Saco é destaque na UOL

Na última terça-feira, 30, o site UOL Viagem destacou as belezas da praia do saco, que está localizada na ponta sul de Sergipe. O site ressaltou que a praia é uma das mais belas do estado. Segundo o site, a praia do saco contém os principais ingredientes para um perfeito cenário de filme: areia branca e fofa, mar calmo e cristalino, diversos coqueiros e formações rochosas que terminam de compor a paisagem.

Aos fins de semana e feriados, a parte esquerda da praia tem maior movimentação por conta da infra-estrutura oferecida aos turistas, já o outro lado, é considerado o mais sossegado, de acordo com o UOL Viagem.

O site destacou também a proximidade com outras praias. Como Mangue Seco, a última praia do norte da Bahia, Ilha da Sogra, Ilha do Saco, e praia de Abaís em Sergipe.

A ida da capital de Sergipe até o litoral sul do estado já vale a pena pelas lindas paisagens do caminho, como a passagem pela nova ponte Joel Silveira, sobre o rio Vaza-Barris e as centenas de coqueiros por toda a estrada, ressaltou a matéria.

Fonte: Ascom Emsetur (Foto: Maxwell Correa)