segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Debate sobre ‘Turismo e Água’ encerra Semana do Turismo em Sergipe


Finalizando o ciclo de palestras e debates realizados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, foi realizado na noite da última sexta-feira, 27, no auditório da Faculdade Estácio de Sergipe, Fase, uma palestra sobre ‘Turismo e Água, proteger o nosso bem comum’, tema proposto pela Organização Mundial do Turismo.

O professor e geógrafo Wellington Vilar, palestrante da noite, enfatizou durante sua palestra a relação e importância do turismo e a água, destacando uma série de aspectos relacionados ao uso da água no setor e seus impactos. Segundo ele, existem segmentos do turismo que usam como recurso básico a água, como por exemplo, o turismo de sol e praia, turismo de barragem, turismo de pesca. O professor destacou que essas atividades só funcionam com a junção de recurso, atrativo e qualidade, por isso, vem se pregar a ideia de sustentabilidade para se ter um ambiente aquático saudável e limpo.
“Mostramos que ambientes degradados não combinam com o turismo. O turismo não pode ser visto apenas como uma atividade predatória. Temos que esclarecer que os recursos são finitos e precisamos usar de maneira equilibrada e sustentável para que possamos legar para as gerações futuras essa mesma possibilidade de turismo que temos hoje”, esclareceu o professor.

A coordenadora do curso de turismo da Fase, professora Bethânia da Costa Leite, agradeceu a parceria mantida com o Governo do Estado dizendo que “a palestra mostrou para nossos alunos a importância da interdisciplinaridade, pois o turismo abrange todas as facetas, históricas, geográficas, econômicas, e a água é um fator extremamente importante para o turismo, não existe turismo sem água”. Segundo a professora a discussão apresentou aos alunos outra vertente de estudo que enfatizou importância da água para o turismo.

O estudante do 2º período do curso de turismo da Fase, Valberson Bispo, disse que esse momento serviu para que os alunos entendessem, não somente a importância da água para a sociedade em geral e meio ambiente, mas como também para o turismo mostrando a diversidade de atividades que ele pode abranger nessa área, como o turismo de pesca, de aventura, dentre outros. “É muito legal saber que a água não é somente um elemento essencial para a sobrevivência, mas também pode ser utilizada como lazer e fonte de renda no turismo”, afirmou.

Assessoria de Comunicação e Imprensa Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur)

sábado, 7 de setembro de 2013

Aquathlon da Independência será neste domingo, 8

O maior desafio em 2013 para os amantes sergipanos do aquathlon – modalidade que soma corrida e natação – será na manhã deste domingo, 8. Na ocasião, a Orla Por do Sol recebe o primeiro Aquathlon da Independência, evento organizado pela Federação de Triathlon do Estado de Sergipe (Fetrise). São aguardados para a competição 50 participantes, entre atletas de alto rendimento e praticantes amadores.
O Aquathlon da Independência compreende as categorias juvenil adulto (para atletas acima de 16 anos), infantil, infanto, portador de necessidades especiais e revezamento para portadores de necessidades especiais. A competição será dividida em provas de 400 metros de natação mais 2 km de corrida – para atletas dos 8 aos 14 anos e portadores de necessidades especiais – e 2 km de corrida, 800 m de natação e mais 2 km de corrida em seguida para os demais. As provas de natação serão realizadas no rio Vaza-Barris, e as de corrida na pista asfáltica da Orla Por do Sol.
De acordo com César Melo, presidente da Fetrise, a prova já corresponde ao campeonato sergipano de Aquathlon e contará com a participação de atletas de destaque. “Alguns sergipanos que vêm despontando na modalidade já confirmaram presença, como Rômulo Menezes, Bárbara Santos, que já compete em provas nacionais, e Marlúcio Santos”, disse. Rômulo Menezes já chegou a conquistar 6º lugar geral na Copa Norte/Nordeste de Triathlon.
César também enumerou alguns cuidados que devem ser observados por quem está começando no esporte e disputará a competição. “É preciso atenção com a hidratação e com a alimentação, que deve ser composta de muita fruta e líquido. A prova será pela manhã e promete ser muito dura. Sair de jejum então, de forma alguma”, recomenda. A largada será às 8h30.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Orla: galeria será transformada em Memorial

O prédio onde funcionou a Galeria Ana Maria, na Orla de Atalaia, permanece abandonado e o Governo do Estado continua procurando alternativa para recuperá-lo. Recentemente, o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) recebeu proposta da Universidade Tiradentes para transferir o Memorial de Sergipe, que está funcionando na Praia 13 de Julho, para aquele local.

O secretário de turismo, Elber Batalha Filho, informa que as negociações estão bem adiantadas. No âmbito do Governo, a informação é que haverá um convênio com a universidade para estabelecer os parâmetros para restauração daquela galeria, que já virou espaço para abrigar mendigos e até marginais.

Os entendimentos com a Unit estão em fase inicial, segundo informações da assessoria do Governo, articulados na administração direta. O prédio era administrado pela Secretaria de Estado da Cultura, que o cedeu para a Secretaria de Estado do Turismo. O secretário Elber Batalha tentou articular convênio com o Ministério do Turismo com o objetivo de transformar aquele em ponto de atração turística, mas não conseguiu. Agora, segundo Elber Batalha, o prédio deverá ser devolvido à Secult para que haja a formalização do convênio para abrigar o Memorial de Sergipe.


Por Cássia Santana (Portal Infonet)

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Sergipe participa de Workshop de turismo da Trend Operadora

Dando início a série de de eventos e participação em feiras de turismo pelo estado de São Paulo, a Secretaria de Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana de Turismo participaram nesta última quinta-feira, 03.09, na Expo Center Norte, do Workshop da Trend, uma grande operadora de turismo do Brasil.

Para o evento, Sergipe deu destaque especial aos Festejos Juninos do estado, um dos maiores e mais tradicionais eventos culturais do Nordeste. No estande da Setur/Emsetur, os agentes também receberam informações sobre o Cânion de Xingó e as praias do litoral sergipano. A participação de Sergipe em eventos na região paulista é a certeza de que teremos resultados positivos na procura por pacotes turísticos para o estado. Durante esses dias por aqui, faremos excelentes negócios e o Destino Sergipe estará evidenciado como uma grande opção do turismo do Nordeste, espera Paulo Henrique Sobral, presidente da Emsetur.

O Wokshop

O 15º Workshop Trend teve 206 expositores, um incremento de 20% no número de estandes em relação ao ano passado, com o dobro de participação de destinos internacionais e novidades para os visitantes. Neste ano, 18 ônibus levaram os profissionais da região metropolitana de São Paulo e do interior do estado, além de outras capitais, para o Expo Center Norte, que receberam capacitações e networking entre o trade turístico. Dentre as novidades tiveram pacotes com tarifas especiais, formatados pela Trend Lazer com foco nas viagens para a temporada de fim de ano em destinos nacionais.

Fonte: Scom/Setur