quarta-feira, 19 de março de 2014

Sergipe é destaque na revista de bordo Azul Magazine


Com direito a chamada de capa, Sergipe é destaque na revista de bordo Azul Magazine, na edição de março/2014.  Com o título “Entre o mar e o Sertão”, a reportagem fala de Aracaju, como “uma das boas – e mais inesperadas – surpresas do Nordeste”. Faz referências às suas praias, manguezais, aos mercados, à gastronomia e outras delícias da capital do Estado.
                        
Nas sete páginas, com mais de 20 fotos, dedicadas ao destino Sergipe estão atrativos como o Cânion de Xingó, em Canindé de São Francisco, a Ilha da Sogra, no Litoral Sul, o Parque dos Falcões, em Itabaiana, o Projeto Tamar, em Pacatuba, dentre outros. Também são mostradas a Renda Irlandesa, Patrimônio Cultural do Brasil, produzida no município de Divina Pastora, e a fruta símbolo do estado, a mangaba.

Para quem não está viajando por este mês, se quiser conhecer todo o conteúdo da reportagem basta acessar a edição de março da revista no site www.azulmagazine.com.br .

sexta-feira, 14 de março de 2014

Shows celebrarão os 159 anos de Aracaju


Para comemorar os 159 anos da capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju) estará realizando diversos shows com artistas do Estado.  Os primeiros acontecem neste sábado, 15, na Passarela do Caranguejo. No domingo, o cenário será a Colina do Santo Antônio, e na segunda, 17, data de aniversário da cidade, as apresentações musicais acontecerão no conjunto Inácio Barbosa, onde acontece o passeio Aracaju de Tototó.

Além dos shows promovidos pela SEC/Funcaju, a secretaria está apoiando o Show da Fé, que acontece nesta sexta, 14 e sábado, 15, no Mercado Central de Aracaju, numa realização da Apaese. Hoje, a partir das 18h, se apresentarão o missionário R.R.Soares e os cantores Sandro Nazireu, Fernandes Lima e Vander Damasceno. Já no sábado, também a partir das 18h, os shows ficarão por conta do cantor e compositor Anderson Freire, Daniel Diau e amigos, além de cantores sergipanos.

Na noite de sábado, a partir das 18h, acontece o Projeto Reviver, na Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia. No palco da festa vão se apresentar João Moura, os grupos Memory e Água Viva, e Patrick Dimon.

O bairro onde a cidade nasceu será o cenário dos shows de domingo, 16. Do alto da Colina do Santo Antônio, a partir das 19h30, serão entoados os acordes de Quinteto em Choro, Balaio de Fulô, Nino Karvan e Luiz Fontinelli.

Na data em que Aracaju completa 159 anos os shows começam mais cedo. As apresentações ocorrerão no conjunto Inácio Barbosa, onde há 11 anos acontece a saída e chegada do passeio Aracaju de Tototó.  Por lá, a partir das 15h, a animação ficará por conta de Robertinho dos Oito Baixos, Três Moleques e Sergival.

Fonte: Jornal da Cidade

quinta-feira, 13 de março de 2014

Reunião do Fórum dos Secretários Municipais de Cultura acontece nesta quinta-feira em Maruim


Após a primeira reunião do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura de Sergipe, que deu início às atividades setoriais, em 2014, será a vez do município de Maruim sediar a reunião da região da Grande Aracaju. O encontro acontece nesta quinta-feira, 13, às 8h, no Centro de Qualificação Maria Izabel Barreto.


As reuniões setoriais foram definidas na abertura dos trabalhos do Fórum em fevereiro. A primeira ocorreu na última terça-feira, 11, em Lagarto, como municípios do Sul e do Centro-Sul do Estado. No dia 1º de abril, Canindé de São Francisco receberá a reunião do Médio e Alto Sertão. De acordo com o presidente do Fórum, o secretário de Cultura do município de Laranjeiras, Irineu Fontes, essas reuniões visam à discussão sobre a construção do Plano Municipal de Cultura e a adesão ao Sistema Nacional de Cultura.




“Apesar do foco desta reunião estar voltado para a Grande Aracaju, está prevista a participação de representantes de outras regiões do Estado”, destacou o secretário de Cultura e Turismo de Maruim, Gilton Rezende.
A Consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Unesco, e do Ministério da Cultura, Regional Bahia/Sergipe, Giordanna Santos, participará do encontro setorial. 

Fonte: Keizer Santos (Prefeitura de Maruim)

quarta-feira, 12 de março de 2014

Turismo: Semict e ABIH fazem balanço positivo do Carnaval


Muito frevo e marchinhas carnavalescas deram o tom do carnaval em Aracaju. Envolvidos neste clima e atraídos pela tranquilidade da nossa capital, turistas chegaram e encontraram a melhor forma de unir o útil ao agradável. Tinha atrações para todas as idades desde as crianças que se divertiram ao som de vários artistas infantis como os palhaços Patati e Patatá até os adultos que contaram com uma vasta programação a noite. Sem falar nos tradicionais blocos de rua a exemplo do Rasgadinho que teve dentre as atrações, os cantores Zeca Baleiro e Armandinho e o grupo pernambucano Monobloco.
Desde o dia 28 de fevereiro, Aracaju recebeu um fluxo de visitantes considerável que lotou a rede hoteleira neste período carnavalesco.
Segundo a presidente da ABIH-SE, Daniela Mesquita, a ocupação em sua maioria chegou a 100% dos leitos, apesar do déficit nas tarifas. Leitos ocupados por turistas vindos de diversas partes do Brasil, principalmente da Bahia e Pernambuco, em busca de lazer com tranquilidade.
A programação do Carna Caju veio a complementar as opções deste segmento de turistas, uma vez que só foram pra folia, os que desejaram. Determinados, os adeptos a tranqüilidade de Aracaju, escolheram os pontos turísticos para passear, principalmente praias e mercados municipais.
A presidente da ABIH-SE, Daniela Mesquita, lamentou ainda o fechamento de alguns segmentos a exemplo de Shoppings, museus entre outros, o que deixou alguns turistas sem muita opção devido à chuva que caia sobre Aracaju no período do carnaval.
A SEMICT atenta a este aspecto se encarregou de abrir os CATS - Centro de Atendimento ao Turista, durante o carnaval. Foram abertos os CATS do Mercado Municipal e o da Orla Pôr do Sol. Nestes centros era distribuído material promocional com dicas do que visitar em Aracaju além de Kit's de Prevenção.
Para o secretário adjunto da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Fábio Andrade, a decisão de abrir os pontos turísticos foi estratégica. "Não poderíamos pensar em turismo sem que antes pensássemos no que proporcionar a eles quando chegassem aqui em Aracaju. Portanto a nossa decisão de abrir os CATS e o mercado municipal foi estrategicamente pensada no sentido de proporcionarmos ao turista, mais opção de lazer, e ao comerciante local a oportunidade de aquecer as vendas no período. Para tanto foi conversado com os comerciantes que de comum acordo optaram por abrir o mercado no período", disse Fábio Andrade.

Fonte: Ascom/ AracajuTurismo

Sergipe ganha mais um três estrelas


Mais um hotel em Sergipe foi classificado como 3 estrelas. O Sandrin Praia Hotel, localizado na Orla de Atalaia, em Aracaju recebeu a avaliação que é realizada pelo Ministério do Turismo, em convênio com o Inmetro e o Cadastur.

O pré-requisito básico para essa classificação é que o empreendimento esteja regularizado no Cadastro de Meios e Hospedagem do Ministério do Turismo. Para tanto, foram observados vários requisitos na avaliação do hotel e alguns deles estavam relacionados a infraestrutura (instalações e aos equipamentos), aos serviços (vinculados à oferta de serviços) e a sustentabilidade (vinculados às ações de sustentabilidade).

"Essa classificação só vem mostrar o quanto estamos crescendo em qualidade. A nossa rede hoteleira é uma das melhores e mais modernas do país. Quem ganha com isso são os turistas que visitam Aracaju, como também o nosso estado, pois comprova que o turismo é o setor de mais qualidade e com excelência nos serviços prestados", ressalta o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha.

De acordo com o gerente do hotel, Antonio Carlos Souza Silva, a classificação já era esperada. "Desde a inauguração do hotel já nos preparávamos para ser um hotel padrão 3 estrelas, um dos melhores do Estado. A importância é passar ao cliente a segurança de um bom serviço, certificado por um órgão competente e confiável. Isso nos colocar à frente do mercado que oferece várias opções, mas que nem sempre condizem com a realidade dos empreendimentos. A certificação assegura ao nosso cliente comprar uma hospedagem com serviços de qualidade mantida desde nossa inauguração em maio de 2007''.

Fonte: Setur