quarta-feira, 23 de maio de 2012

Barco do Forró 2012 terá edição ampliada

Lançado em 2011, o Barco do Forró já é considerado um encanto para sergipanos e turistas que buscam conhecer um pouco mais dos atrativos naturais e culturais que Sergipe tem a oferecer no São João. Com capacidade para 55 convidados, o Barco do Forró leva visitantes e sergipanos para conhecer as belezas de Aracaju e do município de Barra dos Coqueiros.
O barco é totalmente decorado com temas juninos e para animar os tripulantes, a embarcação conta com a apresentação de um trio pé de serra, agitando os forrozeiros ao som da música nordestina. Além disso, a animação fica por conta de um casal de dançarinos que ficam à disposição dos convidados para ensinar o autêntico forró nordestino.
Segundo o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, para este ano, o Barco do Forró terá uma edição ampliada. “O barco foi um produto de sucesso lançado nos festejos juninos de 2011 e que será reeditado em 2012 agora de forma ampliada. A nossa proposta é que o passeio de barco unindo os dois traços culturais e turísticos mais fortes do nosso povo que seria um passeio de rio aliado à música nordestina tradicional, que foi revitalizado em 2011 seja ampliado também para o rio Vaza Barris na Orlinha Por do sol”, diz.
Elber Batalha acrescenta ainda que a intenção é ampliar os locais de acesso para que os próprios sergipanos também possam conhecer o que de bom Sergipe tem a oferecer. “Então nossa intenção é que haja na verdade três barcos do forró. Um em um horário no Rio Sergipe saindo do píer do antigo Crase e dois passeios, um pela manhã e um pela tarde saindo do píer da Orla Por do Sol pelo rio Vaza Barris”, garante o secretário.
A previsão é que o lançamento do Barco do Forró se inicie entre os dias 6 e 8 de junho e que o passeio perdure até o dia 30 de junho, podendo ser ampliado por mais 15 dias a exemplo do que aconteceu em 2011. “Toda aquela temática, os trios pés de serra, os casais caracterizados e ensinando o turista a dançar o forró, a desenferrujar um pouco a cintura fazendo com que o passeio fique ainda mais agradável está garantida, além das belezas que serão apreciadas durante todo o percurso”, afirma o secretário.
Fonte: SETUR

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Placas sinalizadoras são instaladas na Coroa do Meio

Com o intuito de conscientizar os turistas e a população sergipana do perigo da praia da Coroa do Meio, na altura do ponto da Boca das Pedras, a Secretaria do Estado de Turismo (Setur), em ação conjunta com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Corpo de Bombeiros realizaram a instalação de placas sinalizadoras de perigo na localidade.
Com esta ação, a Setur atende um pleito do trade turístico que, através da ABIH, solicitava urgência na resolução dos problemas da Boca das Pedras. “Não podíamos deixar acontecer mais acidentes naquela região. Recebemos muitos turistas e, mesmo com a sinalização anterior, não conseguíamos conter que essas pessoas fossem para o mar. Esperamos que agora, com placas bem maiores, os banhistas se conscientizem do perigo”, alertou o secretário de Turismo, Elber Batalha.
Para Luciano Leal, diretor da ABIH, o propósito principal da colocação de placas sinalizadoras na praia da coroa do meio é conscientizar aos turistas e banhistas que vão até a praia sobre o risco que correm neste ponto. "Não houve a conscientização por parte da população com os pequenos avisos anteriores então nós colocamos a placa com um tamanho bem expressivo, pois acreditamos que assim poderá diminuir o índice de acidentes”, disse explicando também que as placas estão em duas línguas (inglês e português). “Além dessas duas placas terão outras dez menores e móveis que os bombeiros irão utilizar em pontos específicos da praia.” acrescentou.
"Esta parceria tem como objetivo sinalizar e melhorar a conscientização dos banhistas, diminuindo assim o índice de afogamentos que ocorre neste trecho da praia da Coroa do Meio. Sem a sinalização a tendência era aumentar os acidentes. Estamos colocando placas bem chamativas para que realmente as pessoas se conscientizem do perigo que correm." disse o coronel do corpo de bombeiros, Erivaldo Santos.

Fonte: Ascom Setur/Emsetur

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Estância se prepara para o melhor e maior São João

Quem resiste ao encanto e a magia da Festa de São João? Há quem goste de Festa Junina pela saborosa comida acompanhada de bom licor, pelos amendoins irresistíveis servidos nas tendas, pelos deliciosos bolos de milho, puba e macaxeira, pelas quadrilhas dançando ao redor da fogueira, pela magia do barco de fogo ou também pela irreverência do buscapé e das espadas, ou mesmo pelas danças típicas das batucadas que tornam o São João de Estância mais cultural e atrativo.
Há também quem aproveite a data para abusar das simpatias para arrumar namorado, marido, afinal esta é a data mais propícia, segundo os supersticiosos, para pedir aquele “empurrãozinho” ao Santo Antônio e fisgar de vez aquela pessoa especial!
A cidade de Estância já começa a criar expectativa em torno de sua maior tradição que é a festa de São João. A abertura oficial será dia 31 de maio com a tradicional Salva de São João, a partir das 19h, trazendo para as ruas da cidade o cortejo junino, a inauguração do Arraial do Progresso na Praça Barão do Rio Branco, e em seguida haverá shows com as bandas Cavaleiros do Forró, Sanfonada e João Neto e Cesinha no forródromo.
A administração municipal tem buscado atrair um grande número de visitantes e turistas de todo o Brasil, atualmente o nosso São João está sendo divulgado na 21ª edição da feira de turismo Brazil National Turism Mart (BNTM), com o objetivo de mostrar o nosso potencial turístico e divulgar as nossas festas.
Os estancianos criam uma grande expectativa para esperar as comemorações que acontecem durante todo o mês de junho, Estância se orgulha de ser um dos poucos municípios onde o São João é celebrado por 30 dias ininterruptos, ou seja, qualquer dia do mês de junho a festa é lembrada.

Fonte: Ascom Pref. Estância.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dia do Guia de Turismo | 10 de Maio

Segundo a Regulamentação da Profissão de Guias de Turismo do Brasil publicada em Diário Oficial nº 189 de 04/10/93.

É considerado Guia de Turismo o profissional que devidamente cadastrado na EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo – nos termos da Lei n.º 8623, de 28 de janeiro de 1993, exerça as atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas.

No dia 10 de Maio de cada ano comemoramos o Dia do Guia de Turismo que foi criado para homenagear esta profissão que em dias de globalização tornou-se  imprescindivel, pois atualmente o turismo tornou-se uma das maiores fontes de rendas de muitos paises, dentre eles o Brasil.

Algumas das Funçoes do Guia de Turismo:
- Acompanhar, orientar e transmitir informações sobre a cidade a ser visitada.
- Promover e orientar  liberação de passageiros e bagagens em terminais de embarque ou desembarque, quer seja aereo, maritimo, ou outro.
- Ter acesso aos meios de transportes disponiveis com o objectivo de orientar e encaminhar o grupo que se encontra sob sua responsabilidade.
- Portar privativamente o crachá de Guia de Tursimo emitido pela Embratur.
- Ter acesso gratuito a museus, galerias de arte, feiras, bibliotecas, desde que devidamente credenciado.
Fica aqui uma homenagem aos Guias de Turismo do Brasil e de outros países!!
- Acompanhar, orientar e transmitir informações sobre a cidade a ser visitada.
- Promover e orientar  liberação de passageiros e bagagens em terminais de embarque ou desembarque, quer seja aereo, maritimo, ou outro.
- Ter acesso aos meios de transportes disponiveis com o objectivo de orientar e encaminhar o grupo que se encontra sob sua responsabilidade.
- Portar privativamente o crachá de Guia de Tursimo emitido pela Embratur.
- Ter acesso gratuito a museus, galerias de arte, feiras, bibliotecas, desde que devidamente credenciado.

Fica aqui uma homenagem aos Guias de Turismo do Brasil e de outros países!!
 
Fonte:  bigviagem.com

terça-feira, 8 de maio de 2012

Municípios se unem para divulgar os festejos juninos de Sergipe

Com o intuito de divulgar o São João 2012 de Sergipe, aconteceu nesta segunda-feira, 07, uma reunião envolvendo os representantes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju) e dos municípios sergipanos de Carmópolis, Estância, São Cristovão, Laranjeiras e Nossa Senhora do Socorro, além da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/SE) e do SEBRAE. O objetivo da reunião foi discutir as possíveis parcerias para realização dos eventos de divulgação dos festejos juninos de Sergipe em outros estados brasileiros.

O Governo de Sergipe já deu início à divulgação do destino para os festejos juninos, uma das principais épocas do ano em que o estado recebe turista. Durante a reunião, a Setur informou que pretende realizar em Salvador e em Maceió, agora em maio, um evento para divulgar os festejos, destinado ao trade turístico e a imprensa especializada destes locais. "O governo do Estado já vem realizando a divulgação dos festejos juninos nas principais feiras e eventos especializados em turismo. Focamos agora este mês este dois polos, Bahia e Alagoas, por serem os maiores emissores de turistas para Sergipe", justificou o secretário de Turismo, Elber Batalha.

Já para o presidente da Emsetur, Paulo Henrique Sobral, o resultado da reunião foi muito importante para que cada município defina qual colaboração poderá fazer, tanto de forma cultural como gastronômica. "Com cada município levando um pouco de sua cultura e de sua culinária, iremos fazer uma grande festa onde todas as cidades que tem a tradição junina em Sergipe estarão assim bem representadas".

"A prefeitura será parceira mais uma vez na divulgação dos festejos juninos. A princípio, entraremos com a apresentação cultural e ainda faremos a definição de possíveis outras colaborações", disse a diretora de turismo da Funcaju, Tanit Bezerra. Na reunião, a diretora informou também que a Marinete do Forró estará funcionando mais uma vez em Aracaju a partir do dia 15 de junho até o dia 29. "Haverá também o receptivo, onde, durante o mês de junho, os visitantes que chegarem pelo aeroporto de Aracaju serão recebidos por um casal de recepcionistas e por um trio pé de serra", complementou.

"É importante que a cidade seja conhecida em outros lugares, principalmente culturalmente. Dei algumas idéias e amanhã estarei realizando uma reunião com o prefeito para definir quais colaborações poderemos realizar", disse a professora e pesquisadora Aglaé D` Avila Fontes, secretária Municipal da Cultura e Turismo de São Cristóvão.

Fonte: Asscom EMSETUR/SETUR

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Prédio da antiga Alfândega está sob intenso trabalho de restauração

O antigo prédio da Alfândega, situado em frente à praça General Valadão, Centro Histórico da capital, se tornará em breve o mais novo Centro Cultural de Aracaju. A administração municipal, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está realizando a restauração do antigo prédio público.

O projeto tem garantido não apenas a reforma da estrutura física, mas também a restauração de pinturas antigas existentes na estrutura prédio. A iniciativa faz parte do Programa Integrado de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Aracaju, e está sendo executado em conformidade com a legislação brasileira de valorização patrimonial e cultural.

Investimento

Com investimento de aproximadamente R$ 2,8 milhões, a obra transformará a antiga estrutura do prédio em um espaço coletivo de arte e cultura aberto à visitação dos aracajuanos e visitantes. O local potencializará as manifestações artísticas locais através de apresentação de peças teatrais, produções cinematográficas locais e nacionais e exposição de pinturas. Também contará com um espaço para a comercialização de produtos artesanais e um ambiente de convivência.

 
Trabalho

Cerca de 25 profissionais trabalham diariamente para garantir que a obra seja concluída no prazo estabelecido. A próxima etapa da reforma consiste em colocar plásticos para proteger as paredes e os assoalhos enquanto é feita a reforma do telhado.

Outras etapas já foram executadas, a exemplo da remoção do piso e contra-piso. Também foi feita a remoção do forro e as peças que o sustentam restauradas. Foi providenciado um processo de imunização da madeira contra a ação de insetos. Esta semana também foi iniciada a demolição de reboco, bom como a lavagem de alvenaria e das  paredes.

História
Considerado um dos prédios mais antigos da cidade, a Alfândega foi construída na segunda metade do século XIX. Depois de alguns anos, já na metade do século XX, o prédio passou a ser à Receita Federal, sendo desativada no final do mesmo século. Em 2003, o Governo do Estado tombou através do decreto lei nº 21.765, sendo o edifício transferido da União para a Prefeitura dois anos depois.

Para o presidente da Emurb, o engenheiro Osvaldo Nascimento, a restauração do prédio da Alfândega corresponde a um fato importante para a preservação da memória histórica de Aracaju e, sobretudo, para transformar o local em um espaço multiplicador da arte e da cultura do povo aracajuano. "É uma obra que vai para além da restauração da estrutura física do prédio. Trata-se de preservar um monumento alusivo à própria história da nossa capital e do nosso povo", destaca o engenheiro.
 
Fonte: Asscom/PMA