quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

US$ 60 milhões serão investidos no turismo de Sergipe

Foi aprovado na tarde da última quarta-feira, 11.12, no Senado Federal, o empréstimo de 60 milhões de dólares junto ao Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) para investimentos no turismo Sergipano.

Os recursos financiarão parcialmente o Programa de Desenvolvimento do Turismo no estado. O dinheiro deverá ser aplicado no programa viário de Sergipe, para integrar regiões produtoras aos mercados consumidores e a portos e aeroportos.

O secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, ao falar sobre a importância dos investimentos que serão feitos para desenvolver ainda mais o turismo em Sergipe, lembrou do governador Marcelo Déda. Impossível não lembrar Marcelo Déda, que em abril de 2011 ao assumir a Setur, me disse que fechar esse investimento seria minha principal missão frente ao turismo de Sergipe. Hoje, tenho o sentimento de missão cumprida. Quero também agradecer ao Senador Valadares, Lindbergh Farias do RJ, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e ao Senador pelo DF o Sergipano Rodrigo Rollemberg pela colaboração para aprovação acelerada desse projeto.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Falece o governador de Sergipe, Marcelo Déda


É com pesar que o Governo de Sergipe anuncia o falecimento do governador Marcelo Déda Chagas (PT). Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e lutava contra um câncer gastrointestinal há um ano e três meses. Déda faleceu por volta das 4h45 desta segunda-feira, 2, após apresentar piora progressiva de seu estado de saúde desde o último sábado, dia 30 de novembro. O corpo do governador será velado no Palácio-Museu Olímpio Campos. O Governo do Estado anunciará em breve o horário do velório (será aberto à população) para que familiares e sergipanos deem o último adeus ao governador.

O governador em exercício, Jackson Barreto, decretou luto oficial de sete dias.

Déda realizou uma verdadeira batalha pela vida, sempre recebendo forças de sua companheira de todas as horas e seu pilar de sustentação, Eliane Aquino. Ao longo dos meses, entre sessões de quimioterapia e radioterapia no Sírio-Libanês, Déda demonstrou perseverança e nunca se permitiu abater pela doença, deixando o povo sergipano sempre atualizado com mensagens positivas em seu perfil numa rede social.

Dois meses depois do início do tratamento, Déda optou por retomar as atividades administrativas, alegando que o “limite do trabalho é o limite da sua resistência, com fé na vida, esperança e vontade de continuar oferecendo sua contribuição ao povo sergipano”.

Déda afastou-se do cargo de governador em 27 de maio deste ano para dedicar maior atenção a seu tratamento de saúde, transmitindo sua função ao vice-governador Jackson Barreto (PMDB), o qual vem conduzindo as ações do Executivo estadual desde então.

No último dia 29 de junho, Déda foi submetido a uma cirurgia para extração do baço, cujo procedimento ocorreu de forma satisfatória, deixando a UTI no dia 6 de julho e recebendo alta-médica do hospital Sírio-Libanês no dia 24 daquele mesmo mês. As sessões de quimioterapia continuaram, e com elas, a fé e os votos de recuperação emanados pelos sergipanos.

Marcelo Déda tinha 53 anos, deixa cinco filhos, sendo três filhas (Marcela, Yasmim e Luísa), do primeiro casamento, e dois filhos (João Marcelo e Mateus), frutos de sua união com a repórter-fotográfica, Eliane Aquino, primeira-dama e secretária de Inclusão Social.

Reconhecimento
Reconhecido nacionalmente por sua envergadura política e capacidade intelectual de primeira grandeza, Déda sempre foi muito querido não somente dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) – sigla a qual ajudou a fundar em Sergipe –, mas por colegas de outras legendas partidárias, recebendo elogios veementes por sua conduta ética e moral ao longo de sua estrada política e pessoal, além do seu poder de retórica, do discurso pomposo e impávido.

Nos últimos dois meses, entre mensagens e orações de amigos e familiares, Déda recebeu as visitas do ex-presidente da República e seu compadre, Luiz Inácio Lula da Silva, e da atual presidenta Dilma Rousseff na capital paulista, numa demonstração de carinho, reconhecimento e solidariedade ao companheiro de tantas lutas.

Prefeito e Governador
No ano 2000, Marcelo Déda, na época um dos mais atuantes deputados federais do Brasil, ganha a eleição de prefeito de Aracaju, capital de Sergipe, ainda no primeiro turno, com 52,80% dos votos válidos, ao lado do então vice-prefeito Edvaldo Nogueira. Em 2004, Déda foi reeleito prefeito de Aracaju com 71,38% dos votos válidos, o mais votado do Brasil proporcionalmente.

Mirando levar desenvolvimento e fazer de Sergipe um estado mais justo, em 2006, Marcelo Déda é eleito governador de Sergipe com 52,48% dos votos, ao lado do vice-governador Belivaldo Chagas.

Em 2010, Déda dedicou-se à reeleição, tendo como vice-governador, seu fiel amigo Jackson Barreto de Lima. Recebendo aprovação popular por onde passava, Déda queria dar continuidade ao projeto de Governo que vinha dando resultado, numa espécie de revolução em todas as áreas, como infraestrutura, educação, saúde e inclusão social, sendo abraçado pelo povo sergipano. O resultado do pleito em outubro daquele ano atestava a vontade popular e Déda foi reeleito com 52,08%, transformando-se num dos maiores governadores que Sergipe já teve.

Sua raiz política
Marcelo Déda Chagas nasceu em 11 de março de 1960, na rua Cônego Andrade, 182, na cidade de Simão Dias, situada a 110 km de Aracaju. É o mais novo de uma família de cinco irmãos, cujos pais são o senhor Manoel Celestino Chagas (falecido) e dona Zilda Déda Chagas.

A infância de Marcelo Déda em Simão Dias foi marcada pelas brincadeiras de rua, cuja relação com a natureza era muito forte. Os brinquedos eram comprados dos artesãos ou fabricados pelas próprias crianças. A principal característica dessa época era a vida ao ar livre, em um período que a violência não era algo ameaçador.

Durante os anos de ensino fundamental, Déda frequentou uma das instituições mais tradicionais do interior de Sergipe - o Grupo Escolar Fausto Cardoso - na Praça Barão de Santa Rosa em Simão Dias. Em 1969, seus pais foram morar em Aracaju e o caçula continuou no interior com sua tia Eunice Oliveira. Mulher muito religiosa, foi responsável pela formação católica do sobrinho que chegou a ser coroinha ao lado do Monsenhor João Barbosa, na Matriz de Nossa Senhora Sant'Anna.

Déda ajudava nas missas e nos ritos. Ele relembra com carinho histórias que marcaram essa fase. "Meus amigos sempre diziam que o espírito do Padre Madeira, que havia sido enterrado na própria igreja, aparecia para as pessoas que estivessem lá. Por isso, eu tinha muito medo de fechar as portas do templo, quando todos já tinham ido embora, e de ser o primeiro a chegar, às 5h30 da manhã, para bater o sino".

Em 1973, aos 13 anos, ele deixou a cidade para estudar em Aracaju, no Atheneu Sergipense, tradicional escola pública. Sua família se instalou no bairro São José, onde seus pais moram até hoje. A paixão pela literatura veio mais tarde, aos 15 anos de idade, quanto teve contato com a biblioteca do avô José de Carvalho Déda, um autodidata conhecido como Zeca. Apesar de ter convivido muito pouco com o avô, pois ele morreu quando Marcelo Déda tinha apenas oito anos, as influências foram decisivas na sua formação.

Escritor e jornalista, Zeca Déda havia sido eleito três vezes deputado estadual. Nos anos 50, no entanto, encerrou sua participação política. O menino Déda ainda nem havia nascido. Apesar de não ter convivido com o avô nesta época, o seu senso de justiça foi transferido para o neto, que começou a coletar depoimentos sobre o avô e a ler seus livros discursos registrados em diários e jornais. "Mesmo ausente meu avô teve uma grande influência no meu caráter. Ele me deixou um grande legado", conta orgulhoso o governador.

Déda estudou no Colégio Atheneu até a conclusão do 2º Grau. Nessa fase, conheceu Edgar Barbeiro, um comunista que, para ele, se confundia com a esquerda de Sergipe. Começou a ler os livros de Jorge Amado, textos de esquerda e acompanhar a eleição de 1974. Foi o início da sua paixão pela política, alimentada pela leitura de jornais alternativos da época como "Pasquim", "Movimento" e "Opinião".

O primeiro movimento reivindicatório que Marcelo Déda participou e a primeira greve aconteceram no Colégio Atheneu em 1979, quando ele mobilizou os colegas do terceiro ano contra a compra da farda de gala no final do antigo 2º grau, período em que os alunos já estavam deixando a escola, por considerar um desperdício tal investimento só para o desfile de sete de setembro. A união entre sua turma e a turma da manhã culminou numa suspensão e todos foram obrigados a desfilar no dia comemorativo, mas com a farda comum.

Ainda no Atheneu, Déda engajou-se nos movimentos culturais. Em 1977, foi presidente do cineclube do Colégio Atheneu Sergipense. Foi cineasta amador na Bitola Super/8mm, e em 1979 chegou a ser condecorado com o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema Amador de Sergipe. Na área cinematográfica, fundou com amigos o Cine Clube do Diretório Central dos Estudantes (DCE) já na Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde cursou Direito entre os anos de 1980 e 1984.

Sua militância política teve início no Movimento Secundarista. Apesar de aprovado em segundo lugar no vestibular de Direito da UFS, antes de escolher este curso, Déda pensou em estudar Jornalismo e Psicologia, que não existiam na época, e também História. Seu contato com o DCE da UFS foi feito na época de existência do grupo político estudantil de esquerda chamado Atuação. Em 1978, Déda já frequentava os seminários, as conferências e os congressos que o DCE promovia.

Ainda no Atheneu concorreu ao Centro Cívico com a chapa Ação, e foi derrotado. Sem mandato, ele montou, com outros jovens de escolas públicas e privadas, um grupo que tinha o objetivo de reconstituir o Movimento Secundarista e a sua principal entidade, a USES (União Sergipana dos Estudantes Secundaristas), na época proibida pelo Regime Militar.

Em 1979, começou a trabalhar com seus companheiros na criação do PT (Partido dos Trabalhadores), durante a reforma partidária no final do governo Figueiredo.

O DCE foi o início de uma militância mais ativa, articulada e fundamentada na política. Neste período, ele conciliava os estudos, o trabalho e a militância no Movimento Estudantil e na Fundação do PT. Trabalhou como professor de Organização Social e Política Brasileira (OSPB) e Educação Moral e Cívica (EMC) e foi estagiário do Banese.

Um universitário com sede de conhecimento
Na Universidade, Marcelo Déda viveu com uma geração de professores extraordinários dentre os quais sempre destaca Luiz Alberto dos Santos, Josué Modesto dos Passos Subrinho, professor de Economia e ex-reitor da UFS; Adélia Moreira Pessoa, professora de Introdução ao Estudo do Direito; e Ibarê Dantas, professor de Ciências Políticas, historiador e atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGS).

Com Ibarê, Déda conheceu Gramsci que, segundo ele, foi fundamental para mudar sua imagem de mundo e entender melhor a disputa política no Ocidente. "Meu modelo de pensar resistiu intensamente a incorporar esses novos valores e a trabalhar com essas novas categorias. Porém, na prática de construção do PT, aprendi a valorizar intensamente os ensinamentos gramscianos e de outros chamados marxistas heterodoxos, pessoas que pensaram o marxismo e o socialismo por outros paradigmas".

Marcelo Déda aliava os debates, os estudos e os conhecimentos acumulados à prática, e à luta do povo brasileiro por democracia, liberdade e pelo fim do Regime Militar. Enquanto estudante, Déda também esteve engajado nos movimentos sociais daquele período. Apoiou os índios Xocó; e em Santana dos Frades esteve ao lado dos posseiros expulsos por fazendeiros na Coroa do Meio, bem como na luta contra a destruição das barracas dos pescadores.

Para Marcelo Déda, a Militância Estudantil não podia ser meramente corporativa, mas global. Seu foco seria na universidade, com a militância vinculada diretamente às lutas do povo pela derrubada da ditadura no Brasil e pela construção de um país justo e igualitário.

Déda e a fundação do PT
Com uma câmara Super 8, Marcelo Déda filmou em 1981 a segunda visita de Lula ao Estado de Sergipe. A primeira deu-se em 1978, quando o atual presidente da República ainda era dirigente sindical. No carnaval de 81, também filmou toda a luta de Santana dos Frades - os jagunços armados, a retomada dos posseiros, a missa rezada por D. José Brandão.

Nesse período também ocorre a fundação do PT. Esses filmes são exibidos no interior de Sergipe ou em Aracaju. As pessoas assistiam às cenas e a partir dessas exibições faziam os debates.

"O Movimento Social de maior peso que apostou na construção do PT, foi o Movimento Estudantil da UFS, na época dirigido pela tendência Atuação, que tinha derrotado em duas eleições consecutivas o pessoal que articulava com a chapa Construção, vinculada ao PCB, na época", relata.

Em 1982, na primeira eleição do PT, Déda é lançado candidato a deputado estadual. Estava com 22 anos e obteve apenas 300 votos. "A prática mostrou que a política não era tão fácil assim. Não basta você ter certeza da sua verdade, é preciso que as outras pessoas acreditem nela".

Entre 1980 e 1981, Déda foi aprovado em concurso para trabalhar no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). Dividido entre o trabalho, os estudos, a militância política e a família, ele reduz significativamente sua militância no Movimento Estudantil, saindo do DCE e passando a atuar no CONSU (Conselho Universitário) e no CONEP (Conselho de Ensino e Pesquisa). "Foi a primeira vez que ocupei uma cadeira num ‘parlamento'", diz brincando.

Em 1984, explodiu a campanha das Diretas. Naquele momento, Marcelo Déda ingressou no processo de mobilização e começou a participar de comícios em todo Estado. Para ele, o Brasil descobriu nessa campanha que era possível fazer política com alegria, sem ódio. No dia 26 de fevereiro de 1984, um comício reuniu mais de 30 mil pessoas em Aracaju com as presenças de grandes nomes da política brasileira como Lula e Ulisses Guimarães.

Déda é pai de cinco filhos, sendo três filhas (Marcela, Yasmim e Luísa), do primeiro casamento, e dois filhos (João Marcelo e Mateus), fruto de sua união com a repórter-fotográfica, Eliane Aquino, primeira-dama do Estado, que sempre marcou sua atuação pela defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes menos favorecidos. No Governo de Sergipe, é secretária da Inclusão Social e responsável pelo Comitê de Políticas Públicas Integradas, que cuida da integração dos projetos na área social.

Déda e o sonho de um Sergipe Novo
Em 1985, acontecem as eleições para prefeito em Aracaju. A conjuntura política da época foi determinante para que o PT resolvesse lançar Marcelo Déda, aos 25 anos de idade, candidato a prefeito de Aracaju. Todos os dias, às 11 horas, ele saía para fazer o horário eleitoral ao vivo por conta das dificuldades financeiras. "A lei me facultava fazer ao vivo, então eu ia cru, pregava uma bandeira com durex e estava pronto o cenário do ‘ao vivo'. Aquilo que era uma desvantagem virou uma vantagem porque me transformei no âncora do programa eleitoral, comentando criticamente o programa dos meus adversários".

A campanha decolou. Segundo Déda, era impressionante a quantidade de jovens em busca de material do partido. Com apenas 5 mil cartazes e um Passat, funcionando como carro de som, vários atos e caminhadas foram realizados. Marcelo Déda conquistou o segundo lugar nas urnas com aproximadamente 19 mil votos, levando petistas e não-petistas à passeata de comemoração pelas ruas da cidade.

Um ano depois de concorrer pela primeira vez nas eleições municipais, Marcelo Déda é eleito deputado estadual com mais de 32 mil votos. Em 1990, quatro anos depois da votação estrondosa, Déda conseguiu apenas 10% disso e não se reelegeu. Em 1994, porém, voltou às campanhas eleitorais e candidatou-se à Câmara Federal, sendo eleito deputado com 26 mil votos, o último de uma bancada de oito. A reeleição veio em 1998 com 83 mil votos, a segunda maior votação proporcional do Brasil.
Na Câmara Federal teve atuação destacada, com grande presença nos debates e inserção na mídia nacional, chegando à liderança da bancada do PT e do Bloco de Oposição.

Em 26 de maio de 2000, Marcelo Déda ingressa no processo eleitoral como candidato a prefeito de Aracaju, sendo um dos últimos colocados nas pesquisas. Contudo, a campanha decolou e Déda começou a crescer nas pesquisas, ganhando a eleição ainda no primeiro turno, com 52,80% dos votos válidos, ao lado do então vice-prefeito Edvaldo Nogueira.

A gestão municipal de Marcelo Déda levantou as bandeiras da participação popular e da inversão de prioridades, que, através de ações articuladas, tornaram-se marcas da sua administração. Para o então prefeito, o grande desafio era implementar um modelo de governo que não esquecesse os mais pobres, desenvolvendo políticas públicas de inclusão social. Era a periferia aos poucos mudando de cara. Era a cidadania acessível a todos, sem que se abandonasse os bairros ditos nobres, conservados com zelo.

Déda também consolida a atuação em defesa dos interesses dos municípios brasileiros, que já havia sido demonstrada enquanto ainda era deputado federal, se alinhando aos prefeitos de todo o Brasil em manifestações que chegaram a ser reprimidas no Palácio do Planalto, pelo governo de então. A atuação destacada leva o então prefeito de Aracaju a assumir o comando da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que redefiniu o poder de interlocução dos municípios junto ao Governo Federal, com reflexos até os dias atuais.

Em 2004, Déda foi reeleito prefeito de Aracaju com 71,38% dos votos válidos, o que lhe garantiu a vitória com ampla vantagem sobre a segunda colocada Susana Azevedo (PPS), que ficou com 18,05% dos votos válidos. A vitória ficou marcada na trajetória política de Déda, o prefeito eleito no primeiro turno com o maior número de votos, proporcionalmente, no país. Os princípios de sua primeira gestão continuaram a direcionar as ações do governo municipal. Em cinco anos e três meses, Marcelo Déda transformou Aracaju na capital nordestina da qualidade de vida, conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas.

No dia 31 de março de 2006, Déda renunciou ao mandato de prefeito de Aracaju para encarar a disputa pelo governo do Estado. Em vitória histórica, que simbolizou uma mudança no cenário político sergipano, Marcelo Déda é eleito governador do estado de Sergipe com 52, 48% dos votos, ao lado do vice-governador Belivaldo Chagas, também simãodiense. Em sua bagagem política, o atual governador coleciona títulos, mas se orgulha, sobretudo, de ser ator da transformação social, e líder de um grande desafio: construir um novo Sergipe.

"Podemos hoje, sergipanos de um novo tempo e de um novo século assumir o desafio de retirar as pedras do caminho e abrir novas estradas para o progresso, a paz e a prosperidade, usando com a simplicidade dos sábios, os mais singelos dos instrumentos de que o criador nos dotou: 'duas mãos e o sentimento do mundo.'" (Trecho do seu discurso de posse na Assembleia Legislativa, janeiro de 2007).

Em 2010, Déda foi em busca da reeleição, tendo como vice-governador, seu fiel amigo Jackson Barreto de Lima, objetivando dar continuidade ao projeto de Governo que vinha dando bons frutos e sendo abraçado pelo povo sergipano. Como consequência do trabalho, o resultado do pleito em outubro daquele ano não foi diferente: Déda reeleito com 52,08%, transformando-se num dos maiores governadores que Sergipe já teve.

Fonte: ASN

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Feriado prolongado da Proclamação da República atrai turistas para SE



O fim de semana prolongado, por causa do feriado da Proclamação da República, na sexta-feira (15), trouxe bons negócios para a rede hoteleira de Sergipe que ficou movimentada. O setor esperava por dias assim desde o inicio do segundo semestre.

Os turistas aproveitaram o fim de semana com muito sol nas praias do litoral sergipano. Os hotéis de Aracaju estão lotados até este domingo (17). De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis, 90% dos leitos disponíveis na capital de Sergipe estão ocupados.

Aracaju tem cerca de 5 mil leitos disponíveis. Em muitas empresas, quem deixou para a ultima hora ficou sem vaga. “O aumento da procura começou em setembro e as reservas foram feitas com antecedência. Muita gente entrou em contato no início da semana mas não tivemos leitos para oferecer”, explica Antônio Sebastião, gerente de um hotel.

“Conheci a cidade no verão do ano passado e fiquei encantada, sempre que encontro uma folga na agenda venho descansar aqui”, vibra a advogada Luciana Moreira, da Bahia.

Fonte: G1/Se

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Valadares solicita R$ 20 milhões para o turismo de Sergipe

 
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e o deputado Valadares Filho (PSB-SE) se reuniram, na tarde de ontem (13), com o Ministro do Turismo, Gastão Vieira, para pedir a liberação de recursos para o turismo do Estado de Sergipe. “Foram solicitados R$ 20 milhões. Esses investimentos vão beneficiar 14 municípios sergipanos”, explicou o senador Valadares. O ministro se mostrou receptível a demanda.

Participaram da reunião, o secretário de Estado de Esporte  de Sergipe, Maurício Pimentel; a prefeita de São Cristóvão-SE, Rivanda Batalha; o secretário geral de São Cristovão, Armando Batalha; o diretor do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), Carlos Henrique Sobral; e o assessor especial do Ministério do Turismo, Rodrigo Lamego.

Fonte: Assessoria Imprensa

sábado, 9 de novembro de 2013

Setur e Emsetur lançam Programa Viaja Mais Melhor Idade

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) lançarão em Sergipe o Programa Viaja Mais Melhor Idade, um projeto do Governo Federal que tem como objetivo o incentivo ao turismo na melhor idade. O evento vai acontecer no dia 12 de novembro, às 19h, no auditório do Sebrae.

O Programa Viaja Mais Melhor Idade visa beneficiar os brasileiros que têm mais de 60 anos e que podem viajar pelo Brasil e para o exterior com descontos. No pacote de estímulo, está incluído comprar a passagem, pagar hotel e até pegar   dinheiro emprestado em bancos públicos para gastar na viagem. A linha de financiamento para quem tem mais de 60 anos tem juros mais baixos. Dois bancos públicos oferecem empréstimos e cartões com juros em torno de 1% ao mês. “É um público importante e que deve aproveitar a vida após tanto tempo de trabalho. O  governo acerta em dar essas vantagens e este programa de incentivo fará com quê estes jovens idosos gozem dos prazeres e as belezas dos nossos destinos e com a vantagem de gastar bem menos”, explica o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Prefeito João Alves Filho vai a Salvador divulgar Aracaju

A cidade de Aracaju nunca teve seu nome tão bem propagado entre as outras capitais brasileiras. E isso se deve a intensa divulgação que a capital tem tido em diversas cidades do país. Um exemplo claro disso está no Aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães, localizado em Salvador (Bahia), onde mais de 80 pontos com imagens da capital sergipana estão espalhados pelo aeroporto.


E para conferir isso de perto, o prefeito João Alves Filho visitará a capital baiana hoje  segunda-feira, 28, com o intuito de promover a beleza e riqueza turística de Aracaju. Além do prefeito, outros representantes da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) formarão a comitiva.
As salas de embarque e desembarque, saguão, carrinhos para transportar bagagens, entre outros pontos, receberam plotagem especial com imagens da Terra dos Cajus. Ressaltando ainda mais as belezas e cultura do povo aracajuano.

Fonte: eAju


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Vistos consulares de viagem


O visto de viagem é um documento necessário para a entrada de uma pessoa em determinados países.

Eles fornecem com esse documento a permissão de entrada por um período de tempo nesses países, geralmente com alguma finalidade específica de viagem descrita no visto.

Essa finalidade específica é que dita os tipos de vistos que podem ser emitidos como:
  • Visto de trânsito
  • Visto de turista
  • Visto de negócios
  • Visto de estudante
  • Visto diplomático
  • Visto de jornalista
  • Visto de noivo(a)
Quem não possui o visto, pode ser deportado para seu país de origem.

O critério para a retirada do visto depende de cada país. O visto americano é um dos mais difíceis e criteriosos de se conseguir, ainda mais depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Alguns países exigem a entrevista nos consulados dos países para poder conhecer a pessoa que vai viajar para o país, recolher suas digitais, saber seus objetivos e comprovar a veracidade das informações que a mesma fornece.

Dentre alguns vistos de países que exigem entrevista estão o visto eua, o visto mexicano e o visto canadense que exigem a visita a um consulado americano, a um consulado mexicano ou a um consulado canadense.

Parece que isso é uma parceria que os Estados Unidos, o México e o Canadá fizeram para evitar a imigração ilegal entre esses países da América do Norte.

Por isso é importante você conhecer todos documentos necessários que aquele país pede para a solicitação dos vistos que você quer retirar. Dentre os principais documentos para vistos consulares estão:
  • Formulário de solicitação de visto preenchido e assinado
  • Recolhimento da taxa consular
  • Foto recente
  • Passaporte
  • Cópia de vistos válidos
  • CPF do requerente
  • Comprovante de renda dos últimos 3 meses
  • Cópida do Imposto de Renda
  • Comprovante de movimentação de cartão de crédito dos últimos 3 meses
  • Extratos bancários dos últimos 3 meses
  • Comprovante de residência
  • Cópia de escritura de imóvel (se possuir) 
Se você quiser, você pode utilizar os serviços de empresas do ramo do turismo, como as agências de viagens especializadas em viagens internacionais, para facilitar a preparação da documentação de como solicitar um visto.

E você! Está querendo fazer visto para qual país? Já possui vistos para quais países? Achou difícil conseguir o visto?

Fonte: VidadeTurista.com

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

SEMICT reúne trade turístico para apresentar campanha

Na manhã de hoje, 9, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Walker Martins Carvalho, reuniu o trade turístico na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, para apresentar a campanha publicitária que apresentará a capital para o mundo através do Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador, que ganhou plotagem adesiva com imagens de Aracaju na maioria de seus ambientes e aparelhos. Pilastras, testeiras, móbiles, carrinhos de bagagem, entre outras estruturas, foram plotadas com imagens e textos convidativos para que os turistas venham conhecer a encantadora Aracaju em uma iniciativa jamais vista em outros tempos.

Na ocasião, enquanto o secretário adjunto, Fábio Andrade, apresentava o slide com imagens da campanha, o trade aproveitava para tirar suas dúvidas e para elogiar a iniciativa que, segundo eles, ajudará de forma considerada a fomentar o trade turístico, principalmente porque a campanha acontece nos meses de outubro, novembro e dezembro, período considerado excelente para a busca por novidades e Aracaju receberá este suporte que servirá como estímulo para o turista escolher a capital de Sergipe como destino. 
Para o secretário Walker Carvalho, esta campanha é o começo de um trabalho sério e contínuo. "Atendendo a um pedido do prefeito João Alves Filho, que tem um olhar diferenciado para o setor e uma visão futura e promissora, iniciamos um trabalho de pesquisa e reunimos diversos segmentos em busca de uma leitura do que realmente é e o que queremos tornar o turismo em Aracaju. Assim, começamos a dar norte a alguns projetos e surgiu a ideia inicial de lançarmos esta campanha que será o carro chefe desta caminha de sucesso. E, como não poderia deixar de ser, em tempo nos reunimos com todo o trade para anunciarmos nossas ações e contarmos com ideias e sugestões que possam incrementar ainda mais nossos planos", disse Walker Carvalho.
Para Mônica Salmazo, representante do Riverside Hotel, a campanha foi uma surpresa porque há tempos isso não acontece em Aracaju. "Eu estou querendo ir a Salvador para ver a campanha porque há tempos não víamos isso em nossa capital: uma campanha direta ao público em um aeroporto tão importante como o de Salvador que tem um fluxo enorme de turistas nacionais e internacionais. Fiquei surpresa por ser tão rápido, uma vez que a secretaria é recém criada. Ainda assim, tenho o fato como novidade já que o prefeito João Alves Filho tem essa marca de trabalho e iniciativas inovadoras para o turismo e outros segmentos. Por isso, eu sei que muita coisa boa ainda está por vir", disse Mônica Salmazo.
Para Augusto José de Carvalho, presidente da ABRASEL/SE, a campanha é importantíssima e veio em uma boa hora. "Este período é propício porque começa a aquecer o comércio e, com isso, vamos trazer o turista. Espero que esta campanha muito bonita se estenda a outros aeroportos, como o de Maceió, por exemplo. Desta forma a cidade só tem a ganhar", disse Augusto Carvalho.
Já a vice-presidente da ABIH/SE, Daniela Mesquita, a campanha é inédita e dará um retorno significativo ao trade. "A partir do momento que divulgamos o destino, desperta no turista o interesse de procurar Aracaju e, sendo assim, todo o trade será beneficiado, como por exemplo a ocupação hoteleira, que será satisfatória, podendo atingir 100% de ocupação. A ABIH está preparada para receber o turista que aqui chegar e estamos vendo de forma super positiva a criação desta secretaria que tem total apoio da ABIH nesta campanha e em outras ações que realizar", disse Daniela Mesquita.
O representante do Radisson Hotel, Carlos Dutra, vê a iniciativa de forma animadora. "Isso realmente vai dar um impacto muito positivo, dando outra dimensão para o turismo de Aracaju. Ela acontece em Salvador, que recebe turistas do mundo inteiro e isso é muito bom, uma oportunidade única de apresentarmos Aracaju para o mundo.
Hamilton Nascimento, representante da "Nozes Tour", presente na reunião, reconhece a campanha como um diferencial valioso para o trade de Aracaju. "A presença de Aracaju no aeroporto de Salvador traduz um novo momento no turismo de nossa capital. Acho que foi de grande valia esta percepção que a equipe do prefeito João Alves Filho e do secretário Walker Carvalho teve com Aracaju. Chegou a vez de Aracaju, porta de nosso estado, que não deve nada a outras capitais em serviços. Temos a mais nova rede hoteleira do Brasil, a mais bonita orla do nordeste, temos a Crôa do Goré.  Aracaju respira uma qualidade de vida maravilhosa para quem mora e para quem visita", destacou.
Fonte: Ascom/SEMICT

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Comissão discute Simpósio do Encontro Cultural

A comissão organizadora do simpósio do 39º Encontro Cultural de Laranjeiras, que acontecerá em janeiro de 2014, reuniu-se ontem, 1º, na Biblioteca Pública Epifânio Dória. O debate girou em torno do conceito do evento que reúne pesquisadores, mestres folclóricos, brincantes e cidadãos interessados no universo da cultura popular.
O Encontro Cultural de Laranjeiras é realizado pela prefeitura da cidade e o simpósio, que corresponde à programação acadêmica do evento, é promovido pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Presente na reunião, a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, falou que vai se empenhar pessoalmente para que esta edição seja a melhor de todas. "O simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras já produziu bons resultados para a área da cultura popular e esperamos um êxito ainda maior para 2014, com uma participação mais efetiva da sociedade junto à comunidade acadêmica", disse Eloisa.
O secretário municipal da Cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes, comentou que o simpósio engrandece o Encontro Cultural e enalteceu o envolvimento de representantes de diversas instituições em sua elaboração. "E é muito importante iniciarmos com antecedência a construção coletiva dessa atividade tão importante para o Encontro Cultural de Laranjeiras. Foi um encontro produtivo", pontuou Irineu.
Sobre a comissão
Nessa primeira reunião, foram discutidos possíveis temas dos debates, sugestões de palestrantes convidados, estrutura da programação, entre outros detalhes pertinentes à atividade.
Além de Eloisa Galdino e Irineu Fontes, a comissão organizadora do simpósio do 39º Encontro Cultural de Laranjeiras é composta por Marcelo Rangel (Instituto Banese); Terezinha Oliva (Iphan/SE); Aglaé Fontes e Luiz Fernando Soutello (Conselho Estadual de Cultura); professores Gilson Rambelli e Maria Augusta (UFS); e Sayonara Viana (coordenadora de Museus da Secult).

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Debate sobre ‘Turismo e Água’ encerra Semana do Turismo em Sergipe


Finalizando o ciclo de palestras e debates realizados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, foi realizado na noite da última sexta-feira, 27, no auditório da Faculdade Estácio de Sergipe, Fase, uma palestra sobre ‘Turismo e Água, proteger o nosso bem comum’, tema proposto pela Organização Mundial do Turismo.

O professor e geógrafo Wellington Vilar, palestrante da noite, enfatizou durante sua palestra a relação e importância do turismo e a água, destacando uma série de aspectos relacionados ao uso da água no setor e seus impactos. Segundo ele, existem segmentos do turismo que usam como recurso básico a água, como por exemplo, o turismo de sol e praia, turismo de barragem, turismo de pesca. O professor destacou que essas atividades só funcionam com a junção de recurso, atrativo e qualidade, por isso, vem se pregar a ideia de sustentabilidade para se ter um ambiente aquático saudável e limpo.
“Mostramos que ambientes degradados não combinam com o turismo. O turismo não pode ser visto apenas como uma atividade predatória. Temos que esclarecer que os recursos são finitos e precisamos usar de maneira equilibrada e sustentável para que possamos legar para as gerações futuras essa mesma possibilidade de turismo que temos hoje”, esclareceu o professor.

A coordenadora do curso de turismo da Fase, professora Bethânia da Costa Leite, agradeceu a parceria mantida com o Governo do Estado dizendo que “a palestra mostrou para nossos alunos a importância da interdisciplinaridade, pois o turismo abrange todas as facetas, históricas, geográficas, econômicas, e a água é um fator extremamente importante para o turismo, não existe turismo sem água”. Segundo a professora a discussão apresentou aos alunos outra vertente de estudo que enfatizou importância da água para o turismo.

O estudante do 2º período do curso de turismo da Fase, Valberson Bispo, disse que esse momento serviu para que os alunos entendessem, não somente a importância da água para a sociedade em geral e meio ambiente, mas como também para o turismo mostrando a diversidade de atividades que ele pode abranger nessa área, como o turismo de pesca, de aventura, dentre outros. “É muito legal saber que a água não é somente um elemento essencial para a sobrevivência, mas também pode ser utilizada como lazer e fonte de renda no turismo”, afirmou.

Assessoria de Comunicação e Imprensa Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur)

sábado, 7 de setembro de 2013

Aquathlon da Independência será neste domingo, 8

O maior desafio em 2013 para os amantes sergipanos do aquathlon – modalidade que soma corrida e natação – será na manhã deste domingo, 8. Na ocasião, a Orla Por do Sol recebe o primeiro Aquathlon da Independência, evento organizado pela Federação de Triathlon do Estado de Sergipe (Fetrise). São aguardados para a competição 50 participantes, entre atletas de alto rendimento e praticantes amadores.
O Aquathlon da Independência compreende as categorias juvenil adulto (para atletas acima de 16 anos), infantil, infanto, portador de necessidades especiais e revezamento para portadores de necessidades especiais. A competição será dividida em provas de 400 metros de natação mais 2 km de corrida – para atletas dos 8 aos 14 anos e portadores de necessidades especiais – e 2 km de corrida, 800 m de natação e mais 2 km de corrida em seguida para os demais. As provas de natação serão realizadas no rio Vaza-Barris, e as de corrida na pista asfáltica da Orla Por do Sol.
De acordo com César Melo, presidente da Fetrise, a prova já corresponde ao campeonato sergipano de Aquathlon e contará com a participação de atletas de destaque. “Alguns sergipanos que vêm despontando na modalidade já confirmaram presença, como Rômulo Menezes, Bárbara Santos, que já compete em provas nacionais, e Marlúcio Santos”, disse. Rômulo Menezes já chegou a conquistar 6º lugar geral na Copa Norte/Nordeste de Triathlon.
César também enumerou alguns cuidados que devem ser observados por quem está começando no esporte e disputará a competição. “É preciso atenção com a hidratação e com a alimentação, que deve ser composta de muita fruta e líquido. A prova será pela manhã e promete ser muito dura. Sair de jejum então, de forma alguma”, recomenda. A largada será às 8h30.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Orla: galeria será transformada em Memorial

O prédio onde funcionou a Galeria Ana Maria, na Orla de Atalaia, permanece abandonado e o Governo do Estado continua procurando alternativa para recuperá-lo. Recentemente, o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) recebeu proposta da Universidade Tiradentes para transferir o Memorial de Sergipe, que está funcionando na Praia 13 de Julho, para aquele local.

O secretário de turismo, Elber Batalha Filho, informa que as negociações estão bem adiantadas. No âmbito do Governo, a informação é que haverá um convênio com a universidade para estabelecer os parâmetros para restauração daquela galeria, que já virou espaço para abrigar mendigos e até marginais.

Os entendimentos com a Unit estão em fase inicial, segundo informações da assessoria do Governo, articulados na administração direta. O prédio era administrado pela Secretaria de Estado da Cultura, que o cedeu para a Secretaria de Estado do Turismo. O secretário Elber Batalha tentou articular convênio com o Ministério do Turismo com o objetivo de transformar aquele em ponto de atração turística, mas não conseguiu. Agora, segundo Elber Batalha, o prédio deverá ser devolvido à Secult para que haja a formalização do convênio para abrigar o Memorial de Sergipe.


Por Cássia Santana (Portal Infonet)

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Sergipe participa de Workshop de turismo da Trend Operadora

Dando início a série de de eventos e participação em feiras de turismo pelo estado de São Paulo, a Secretaria de Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana de Turismo participaram nesta última quinta-feira, 03.09, na Expo Center Norte, do Workshop da Trend, uma grande operadora de turismo do Brasil.

Para o evento, Sergipe deu destaque especial aos Festejos Juninos do estado, um dos maiores e mais tradicionais eventos culturais do Nordeste. No estande da Setur/Emsetur, os agentes também receberam informações sobre o Cânion de Xingó e as praias do litoral sergipano. A participação de Sergipe em eventos na região paulista é a certeza de que teremos resultados positivos na procura por pacotes turísticos para o estado. Durante esses dias por aqui, faremos excelentes negócios e o Destino Sergipe estará evidenciado como uma grande opção do turismo do Nordeste, espera Paulo Henrique Sobral, presidente da Emsetur.

O Wokshop

O 15º Workshop Trend teve 206 expositores, um incremento de 20% no número de estandes em relação ao ano passado, com o dobro de participação de destinos internacionais e novidades para os visitantes. Neste ano, 18 ônibus levaram os profissionais da região metropolitana de São Paulo e do interior do estado, além de outras capitais, para o Expo Center Norte, que receberam capacitações e networking entre o trade turístico. Dentre as novidades tiveram pacotes com tarifas especiais, formatados pela Trend Lazer com foco nas viagens para a temporada de fim de ano em destinos nacionais.

Fonte: Scom/Setur

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Fórum Empresarial debate o desenvolvimento do Turismo em Sergipe

“A questão da malha aérea brasileira é um dos gargalos do turismo sergipano”. A afirmativa é de Elber Batalha Filho, secretário de Estado do Turismo, convidado de ontem (20) para a reunião-almoço do Fórum Empresarial de Sergipe. Segundo Batalha, é preciso “abrir o céu do Brasil” para que companhias aéreas de outros países possam voar em território local e gerar maior competitividade. “Isso irá gerar a queda nos valores das tarifas e fará de Sergipe um destino consolidado”, garante o secretário.

O tema escolhido para o encontro foi ´Novas perspectivas de investimentos para o desenvolvimento do turismo sergipano´. Ao ser sabatinado pelos representantes das entidades filiadas ao Fórum, Elber Batalha apresentou a Parceria Público-Privada (PPP) como uma ótima opção ao desenvolvimento turístico, dentre outras ações. Ainda segundo o secretário, Sergipe tem curtas distâncias e oferece ao turista um grande mix de atrativos. “Vale a pena investir em turismo. Prova disso são os grandes Reveillons no Brasil, promovidos inclusive pela iniciativa privada”, informa.
Ainda segundo Batalha, serão investidos em Sergipe 100 milhões de dólares, através do programa Prodetur/BID, para obras como: construção do novo aeroporto, rodovia Santa Luzia do Itanhy e reforma do Centro de Turismo de Aracaju. “Ainda esta semana iniciaremos a segunda etapa da sinalização turística da cidade. A primeira foi realizada à época de Edvaldo Nogueira. Na sinalização utilizamos imagens/ícones, dada a universalidade da iconografia”, diz.
Na foto, da esquerda para a direita:
Elber Batalha, secretário de Turismo do Estado; Roger Barros,
coordenador do Fórum Empresarial; Lauro Vasconcelos, diretor superintendente do Sebrae-SE
Para Roger Barros, coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, o Estado necessita de uma política de desenvolvimento para o turismo. “Sergipe carece de uma política sustentável. Turismo é um dos setores que mais cresce no país, e o Nordeste vem se destacando neste cenário”, declara Barros. O convite ao secretário surgiu como forma de fortalecer a troca de ideias, já que muitos associados do Fórum são da área turística. “Este debate sobre a política de desenvolvimento do turismo local é muito importante para sabermos o que vem sendo feito e o que pode ser realizado”, diz Barros.
Outro tema debatido no encontro foi a reforma e ampliação do Centro de Convenções de Sergipe, orçada em R$ 20 milhões. “O recurso já foi liberado pelo Governo Federal. Isto impulsionará o turismo de eventos, que tem uma importância enorme e hoje tem restrições devido à estrutura atual do Centro de Convenções para receber eventos de grande porte”, revela Barros.
Ainda esta semana, o Fórum Empresarial de Sergipe irá enviar um documento ao secretário Elber Batalha Filho com o resumo das demandas geradas durante a reunião-almoço. “Esta é uma forma de acompanharmos melhor os desdobramentos dessas ações e cobrar os resultados. O turismo é um setor estratégico para a economia e o desenvolvimento do nosso Estado responsável pelo aumento da geração de empregos e renda”, informa o coordenador.
*Fonte: Assessoria de Comunicação

domingo, 11 de agosto de 2013

Nota sobre Cancelamento da 29ª Reunião do FORTUR

Senhores(as) Membros do Fórum Estadual de Turismo de Sergipe,

De orientação do Secretário de Estado do Turismo e Presidente do FORTUR, Elber Batalha, informamos o cancelamento da 29ª Reunião ordinária do Fórum agendada para esta segunda, 12.08 no município de Estância. Tão logo seja agendada nova data informaremos mesma via.

Este cancelamento se deu pelo falecimento do Sr. Pedro Siqueira, Ex-Prefeito do município e Pai dos representantes do trade turístico local, Srs. Paulinho – Escuna Gazela e Pedro Marcelo - CDL.

O Sepultamento está programado para 10h desta segunda.

Pela compreensão, obrigado!

JOAB Almeida Silva
Coordenador Geral
PRODETUR Nacional em Sergipe
Secretário Executivo do FORTUR

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Seminário para desenvolvimento do turismo acontece em Aracaju


O Seminário para o Desenvolvimento Regional do Turismo no Nordeste foi realizado nesta sexta-feira (09), pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, na Orla da Atalaia, zona Sul de Aracaju.

O Senador Antônio Carlos Valadares, abriu o evento que atende ao requerimento n.16, de 2013. “O seminário abre espaço para discutirmos ações para o desenvolvimento do turismo de Sergipe”.

Na ocasião foi assinado um convênio do Ministério do Turismo com o Governo do Estado. Entre os benefícios, o secretário de Estado do Turismo Elber Batalha, destacou a ampliação do Centro de Convenções.

"A ampliação do Centro de Convenções é um sonho que acalento desde o início de minha gestão como secretário de Turismo de Sergipe e que agora se torna realidade com assinatura do convênio e com isso obteremos um grande avanço no turismo de eventos".

Participação
Estiveram presentes no Seminário os Ministros do Turismo, Gastão Vieira, da Integração Nacional, Fernando Bezerra, os senadores Valadares, Lídice da Mata, Rodrigo Rollemberg e João Capiberibe, além de deputados federais e estaduais, secretários de turismo dos nove estados nordestinos e do governador em exercício de Sergipe, Jackson Barreto.

Fonte: G1

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Secult projeta sua sede administrativa no Pátio Ferroviário de Aracaju


No final de 2012, o Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (IPHAN) sugeriu a Secretaria de Estado da Cultura que a instituição ocupasse um dos galpões, do antigo Pátio Ferroviário de Aracaju (Leste), localizado no bairro Siqueira Campos, próximo à Praça dos Expedicionários, e que será transformado em um grande espaço cultural e administrativo do Estado, que abrigará sedes de diversos órgãos públicos ligados à área cultural.

A secretária Eloisa Galdino, aceitou a sugestão, e determinou que sua equipe iniciasse os estudos para que a sede da Secretaria da Cultura fosse transferida para lá. Neste contexto, na manhã de segunda-feira, 05, a diretora do Núcleo de Obras e Patrimônio da Secult (NOP), Tatiana Costa, apresentou à secretária Eloisa Galdino o estudo preliminar para esta adaptação e ouviu da gestora algumas sugestões para que este processo seja concluído o mais breve possível.

Eloisa destacou que, ao tomar ciência do projeto, abraçou-o prontamente por entender a sua importância cultural e administrativa para a vida cultural no Estado.  “Colocamos o nosso Núcleo de Obras e Patrimônio para tocar o projeto de um dos galpões que vai abrigar a Secult. O que defendemos, além disso, é que o projeto tenha também uma política de uso para incentivar a visitação das pessoas, com exposições e apresentações musicais, por exemplo, afinal, fica localizada em um local histórico e que liga o antigo Centro Histórico de Aracaju aos bairros das zonas Leste e Norte da cidade”, frisou.

O projeto das novas instalações da Secult contará com dois pavimentos. As novas paredes serão construídas um pouco afastadas das paredes originais, de forma a preservar a circulação do ar. Além disso, há a intenção de construir a estrutura com piso elevado e parte dele em vidro, de forma a deixar visível a linha férrea que passa pelo local. A estrutura contará ainda com 22 gabinetes e duas salas de reuniões.

Segundo a arquiteta do NOP/Secult, Juliana Mendonça, o projeto foi totalmente pensado de maneira a preservar ao máximo a estrutura existente no galpão no qual que será instalada a Secretaria da Cultura. “Já havia um projeto de restauração daquele espaço, por isso, pensamos em adaptar nosso projeto de forma a preservar o local”, completa.

Ainda esta semana as representantes do Núcleo de Obras e Patrimônio da Secult apresentarão e entregarão o projeto à coordenadoria do IPHAN em Sergipe e, posteriormente, o projeto será enviado à sede do IPHAN em Brasília. “A partir daí, é aguardar a aprovação deste e dos outros projetos para que seja iniciado o processo de licitação”, explica a arquiteta Tatiana Costa.

Implantação
O prédio da antiga ferroviária de Aracaju pertence ao IPHAN, através de uma doação realizada pela antiga Rede Ferroviária Nacional, e as obras que serão realizadas naquela localidade contarão com recursos provenientes do ‘PAC Cidades Históricas’, através do Instituto. Em diversos Estados do país serão realizadas ações semelhantes.

Ao todo serão disponibilizados cerca de R$ 14 milhões para a restauração de todo o espaço que contará, além da sede da Secult, com a sede do IPHAN, Secretaria Municipal de Cultura de Aracaju/Funcaju, Subsecretaria de Patrimônio Histórico do Estado, Escola Municipal de Artes e Centro de Referência de Arqueologia, além de uma área para exposições, apresentações artísticas e outras atividades culturais.

Fonte: Secult

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cangaço Eco Parque é lançado no estado de Sergipe

Sergipe acaba de receber um novo atrativo turístico, o Cangaço Eco Parque. Localizado no município de Poço Redondo, às margens do Rio São Francisco, o parque disponibiliza de uma completa infraestrutura para melhor atender ao turista, oferecendo aos seus visitantes uma série de atividades como ecoturismo, arvorismo, passeio de catamarã para a Rota do Cangaço e também a realização de uma trilha ecológica percorrendo o caminho até a Grota do Angico, percurso muito procurado por turistas de todo o mundo.

A Rota do Cangaço em Sergipe foi o local onde ocorreu o assassinato de Lampião e seu bando, lá o turista percorre a caatinga e após alguns minutos de caminhada chega até a Grota do Angico, última parada do bando, onde de Lampião, Maria Bonita e os nove cangaceiros que os acompanhavam foram assassinados. Durante a trilha até a grota o visitante tem a oportunidade de curtir o visual das formações rochosas, as lindas ilhas e praias fluviais que existem no local.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, é indispensável o empreendedorismo da iniciativa privada a fim de otimizar os investimentos que o poder público faz na infraestrutura turística e na divulgação dos destinos. Este eco parque vem complementar todos os investimentos que o estado vem fazendo na Rota do Sertão, na construção da nova orla do Cânion de Xingó, bem como na divulgação do destino Sergipe, em especial, o Cânion do Rio São Francisco, um dos principais atrativos turísticos do estado.

Para o secretário de Turismo de Canindé de São Francisco, Hélcio Eduardo Gomes, este novo atrativo fortalece o turismo e deve melhorar ainda mais o contexto turístico do município. Todo este empreendimento vem acrescentar e melhorar o contexto turístico do município, levantando a história do cangaço com um ambiente completamente preparado para atender bem o visitante.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Artesanato sergipano é exposto na maior feira da América Latina

A XIV Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece de 04 a 14 de julho no Centro de Convenções de Recife conta mais uma vez com a participação do artesanato sergipano. Com investimento de R$ 4,8 milhões, a estimativa é movimentar acima de R$ 40 milhões em negócios e receber um público superior a 300 mil pessoas durante os seus onze dias de realização. Com mais de 5 mil expositores, ocupando 800 espaços em uma área de 29 mil m², esta edição homenageia o talento das mulheres rendeiras que, mantêm viva a tradição de tecer fios, repassando-a para diversas gerações.
 
Com o objetivo de divulgar e comercializar o artesanato local, a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), através do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), possibilitou a participação de mais de oito municípios sergipanos, que estão representando o Estado com produções como bordados, renda irlandesa, cerâmica, móveis artesanais, bonecas, petwork, entre outras.
 
O secretário de Estado do Trabalho, Lauro Seixas, explica que divulgar o trabalho dos artesãos sergipanos é um dos papéis do Governo do Estado. “É graças à participação em importantes feiras como esta que podemos mostras para o Brasil e para o mundo a cultura e o poder de produção que os artesoes de Sergipe possuem. Sem dúvidas, o artesanato é uma das principais e mais belas vitrines do Estado”, ressaltou Lauro.
 
A Setrab selecionou os artesanatos mais representativos do Estado e sem custo algum, os artesãos disponibilizam na feira mercadorias para comercialização. O lucro obtido por meio das vendas é passado integralmente a cada artesão ou associação no valor informado nas etiquetas para comercialização.


Renda Irlandesa

As “Mulheres Rendeiras” não estão só no tema da Fenearte. Cerca de 40 estandes são inteiramente dedicados às peças em renda e Sergipe é um dos principais representantes deste segmento. Uma das provas disso é que a Renda Irlandesa do município de Divina Pastora foi destaque em diversas reportagens nacionais, a exemplo da Globo News. Jogos americanos, guardanapos, porta guardanapos, porta copos, toalhas de bandeja, toalhas de lavado e toalhas de mão: peças feitas pelas mãos cuidadosas das artesãs que já são consideradas patrimônio cultural do Brasil.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Conheça o Litoral Norte de Sergipe

Venha conhecer a diversidade da natureza e as belas águas do foz do São Francisco.

Pirambu

Localizada a 75 km da capital, Pirambu alia a diversidade da natureza dos ecossistemas costeiros à beleza das praias. É nesse município que se encontra o Projeto Tamar, criado nos anos 80 com o objetivo de preservar as tartarugas marinhas.




Foz do Rio São Francisco

Ainda seguindo para o litoral norte, um belo passeio até a foz do São Francisco, encanta os visitantes. Saindo de catamarã do município de Brejo Grande, a 137 km de Aracaju, o turista se encantará com a paisagem no entorno das águas do São Francisco que impressiona pela extensão de quase 2800 km. Conhecer o local onde ele deságua é uma vigem marcante. Durante o passeio é possível avistar o farol do Cabeço, antigo povoado submerso pelas águas do mar, uma Área de Proteção Ambiental, APA – Litoral Norte. Essa iniciativa se deve à riqueza e, ao mesmo tempo, à fragilidade ambiental, principalmente em função da intervenção humana, o que exige alto grau de consciência ecológica e social por parte do turismo e do poder público local.

Como chegar

Foz do Rio São Francisco: Partindo de Aracaju, a 144 km, encontra-se a cidade de Brejo Grande. De lá saem pequenas embarcações que fazem o caminho até a Foz do Rio São Francisco.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Brasil será sede do Worldskills em 2015




O Brasil é palco de grandes eventos internacionais. Depois de ser eleito para sediar a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, o país foi escolhido para receber o Worldskills 2015 - maior torneio de educação profissional do mundo. O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi, apresentará neste sábado, 6 de julho, para os dirigentes das mais de 50 delegações mundiais o que os competidores podem esperar do evento em São Paulo.

Ele mostrará também as iniciativas que o Brasil vem adotando em educação profissional para o presente e para os próximos anos. O Worldskills 2015 será realizado no Pavilhão do Anhembi entre 11 e 16 de agosto de 2015. Segundo Lucchesi, a educação profissional representa uma grande oportunidade para os  jovens terem uma carreira estável e bem remunerada. Além disso, com uma mão de obra qualificada, qualquer país tem chances de alcançar o desenvolvimento sustentado. “É um ciclo virtuoso, bom para o país e ótimo para o jovem e sua família”, comenta o diretor do SENAI.

Ele diz que o SENAI e o governo brasileiro, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), vêm trabalhando para aumentar o número de profissionais  qualificados. A meta é que o SENAI  chegue a 2014 com mais de 4 milhões de matrículas por ano.

Fonte: Turismo em Foco