Na próxima terça-feira (9), a Embratur realiza, no Centro de
Convenções Ulysses Guimarães, o I Seminário Turismo e Competitividade,
reunindo representantes do setor empresarial e de governo para debater o
tema. Mas por que debater a competitividade às vésperas dos
megaeventos? “Um dos itens que influencia o turista internacional na
hora de decidir sua viagem é a competitividade daquele destino”, avalia o
presidente da Embratur, Flávio Dino. “E, por competitividade entendemos
bons serviços a preços justos. Quando isso não ocorre, temos um risco
para a imagem do destino”. Segundo ele, justamente durante os
megaeventos, que são um período de megaexposição, é importante mostrar
serviços competitivos.
Segundo o presidente do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e
Autoridades Estaduais de Turismo) e secretário do Rio, Ronald Ázaro, o
debate vem em boa hora. “Os gestores estaduais estão preocupados com a
disparada dos preços das passagens domésticas, que deixam os nossos
principais destinos com menor competitividade diante dos destinos
estrangeiros”, afirma Ronald.
O tema do setor aéreo será debatido em uma mesa específico, contando
com a participação do presidente da Abear (Associação Brasileira de
Empresa Aéreas), Eduardo Sanovicz. “O objetivo da participação da Abear
no seminário é apresentar à cadeia produtiva do turismo os dados atuais,
as propostas e medidas necessárias para que a aviação brasileira possa
obter competitividade equiparada aos padrões internacionais, crescer e
cumprir a sua missão de conectar o País”, afirma Sanovicz. “Entendo
ainda que, ao compartilhar esses dados por meio da Embratur, inauguramos
uma nova qualidade de diálogo na medida em que a partir deste seminário
o órgão e o trade turístico como um todos passarão a dispor de dados
reais e atualizados para debater a aviação”.
Na mesma mesa da Abear, estará o conselheiro da Anac (Agência
Nacional de Aviação Civil), Cláudio Magnavita. “A Embratur foi o
primeiro órgão governamental a apontar a disparada das tarifas aéreas no
Brasil e este seminário é fundamental para que soluções sejam
encontradas de forma emergencial”.
“Esse tipo de debate é importante porque abre espaço para que a
iniciativa privada mostre sua capacidade em transformar a
competitividade do turismo”, avalia Valter Patriani, superintendente de
Vendas, Produtos e Marketing da CVC. “Porém, não basta ter apenas novas
operações de viagens, novos produtos e maior consumo de viagens. É
necessário que o poder público olhe e trabalhe para eliminar os entraves
ao crescimento.”
Para Ronald, o “seminário é fundamental para que consolidar a
metodologia de pesquisas da Embratur”. Há, justamente, uma mesa apenas
para debater as questões metodológicas quanto à pesquisa de preços do
setor turístico. Participarão do debate Danielle Crema, da
Superintendência de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado da
ANAC; Leandro Garcia, assessor da Presidência da Embratur; e José
Ernesto Marino Neto, da BSH Brasil.
O seminário ocorre durante todo o dia, das 8h30 às 17h de terça-feira
(9). A abertura será feita por Dino; pelo presidente do Fornatur (Fórum
Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo) e secretário
de Turismo do Rio, Ronald Ázaro; do secretário Nacional de Políticas de
Turismo, Vinícius Lummertz; entre outros. Depois, ocorrerá uma
palestra, seguida de debate, do secretário-executivo do Ministério do
Turismo, Valdir Moysés Simão.
O dia de debates contará ainda com uma mesa com o presidente da Abear
(Associação Brasileira de Empresas Aéreas), Eduardo Sanovicz; o
vice-presidente da CVC, Valter Patriani; e o conselheiro da Anac
(Agência Nacional de Aviação Civil), Cláudio Magnavita.
Fonte: Aquarela 2020
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