O governo federal vai distribuir nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo
2014 o Guia do Consumidor Turista. O material trilíngue - português,
espanhol e inglês - trará informações sobre os direitos do consumidor
resguardados pela legislação brasileira e os telefones e principais
locais de atendimento de Procons e outros órgãos de defesa.
O guia será elaborado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), que assinaram um Acordo de Cooperação Técnica, que prevê outras ações em conjunto. O guia será distribuído nos aeroportos e principais centros de turismo das cidades-sede.
“A situação do consumidor em viagem tem de ser resolvida rapidamente, principalmente do estrangeiro, que corre o risco de retornar a seu país de origem, sem obter uma solução”, afirmou a secretária do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira. “E as relações de consumo influenciam diretamente na imagem que o turista forma daquele destino e que repassará a seus amigos no exterior”, complementa o presidente da Embratur, Flávio Dino.
O acordo assinado pelo presidente da Embratur, Flávio Dino, e pela secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, tem o objetivo de promover o intercâmbio de informações e ações conjuntas para aprimorar o desempenho de atividades e garantir a defesa do consumidor no âmbito do turismo.
“O primeiro produto dessa parceria será um seminário internacional, em março, que vai tirar uma proposta brasileira, a ser debatida em organismos multilaterais, de regulamentação internacional dos direitos dos consumidores”, afirmou Juliana Pereira. Segundo ela, isso vai permitir que vários países tenham regras básicas comuns, que dêem segurança ao turista durante suas viagens ao exterior.
O I Seminário Internacional sobre Consumo e Turismo acontecerá nos dias 11 e 12 de março, em Brasília (DF). Além do encontro, o acordo prevê a publicação de um livro trilíngue – em português, espanhol e inglês – sobre o tema de Direito do Consumidor e Turismo, para debate em âmbito internacional e acadêmico.
O guia será elaborado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), que assinaram um Acordo de Cooperação Técnica, que prevê outras ações em conjunto. O guia será distribuído nos aeroportos e principais centros de turismo das cidades-sede.
“A situação do consumidor em viagem tem de ser resolvida rapidamente, principalmente do estrangeiro, que corre o risco de retornar a seu país de origem, sem obter uma solução”, afirmou a secretária do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira. “E as relações de consumo influenciam diretamente na imagem que o turista forma daquele destino e que repassará a seus amigos no exterior”, complementa o presidente da Embratur, Flávio Dino.
O acordo assinado pelo presidente da Embratur, Flávio Dino, e pela secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, tem o objetivo de promover o intercâmbio de informações e ações conjuntas para aprimorar o desempenho de atividades e garantir a defesa do consumidor no âmbito do turismo.
“O primeiro produto dessa parceria será um seminário internacional, em março, que vai tirar uma proposta brasileira, a ser debatida em organismos multilaterais, de regulamentação internacional dos direitos dos consumidores”, afirmou Juliana Pereira. Segundo ela, isso vai permitir que vários países tenham regras básicas comuns, que dêem segurança ao turista durante suas viagens ao exterior.
O I Seminário Internacional sobre Consumo e Turismo acontecerá nos dias 11 e 12 de março, em Brasília (DF). Além do encontro, o acordo prevê a publicação de um livro trilíngue – em português, espanhol e inglês – sobre o tema de Direito do Consumidor e Turismo, para debate em âmbito internacional e acadêmico.
Por Francisco Faria
Fonte: Ascom Embratur
Fonte: Ascom Embratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário