sábado, 29 de dezembro de 2012

Tudo pronto para o Réveillon na Orla da Atalaia

Na manhã desta sexta-feira, 28, no espaço onde será realizado o show da virada de ano da capital sergipana, foi feita uma inspeção para garantir a segurança de todas as pessoas que estarão no local para brindar a chegada de 2013. Na ocasião, estiveram presentes, além do presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), Waldoilson Leite, responsável pela realização da festa; representantes das unidades que estão envolvidas para que o Réveillon na Orla da Atalaia ocorra na mais perfeita ordem.

"Como todos os anos, será uma festa brilhante, onde reunirá o povo sergipano e turistas que aqui se encontram para comemorar o ano novo. Essa inspeção é uma forma de garantir sucesso e segurança para o público", comenta Waldoilson Leite, presidente da Funcaju.

Para que tudo saia com segurança, e aracajuanos e turistas possam ter uma festa tranquila diversos órgãos estão envolvidos, como Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Civil, Polícia Militar, Direitos Humanos de Sergipe, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea), Corpo de Bombeiros entre outros.
Limpeza, segurança, saúde e garantia de animação são os pontos fortes da festa que começa às 22h, mas para quem trabalha com comércio informal e para as pessoas que querem curtir de forma mais confortável, armando tendas, o espaço estará aberto a partir das 20h com equipes para orientar, como frisa o coordenador da Emurb, Daniel Lessa.

"Durante o dia da festa terá uma equipe para direcionar as pessoas, tanto quem vai trabalhar, quanto para quem vai aproveitar a festa. Está tudo correndo da forma esperada, sempre com o monitoramento correto para que a festa seja perfeita."

No quesito saúde a população também poderá ficar tranquila, o Samu estará presente com uma UTI e com suporte para fazer atendimentos rápidos no local da festa. Para a enfermeira do Maria Sheila Almeida um dos focos da noite será realizar o atendimento no local, sem precisar locomover as pessoas para outras unidades. "São poucos os ajustes que faltam para que a festa aconteça sem problemas, vamos fazer o possível para só locomover pessoas em estado grave, sem transtornos”, disse.

O coordenador da Defesa Civil, Nicanor Moura, destacou a importância de entregar a estrutura como estava planejado para que não aconteçam surpresas e a noite possa correr com tranquilidade e segurança. "Está tudo dentro do que foi estabelecido, como os órgãos responsáveis disseram que seria necessário e a festa vai acontecer de acordo com as normas técnicas”, afirmou.

Réveillon 2013 na Orla da Atalaia
Com início previsto para 22h da segunda-feira, 31, quem for curtir a chegada de 2013 nas areias da Orla da Atalaia vai aproveitar o show do grupo sergipano Cinco Elementos, do sambista Dudu Nobre e da cantora Maysa Reis. Além do show pirotécnico que enfeita o céu da Cidade da Qualidade de Vida.

Fonte: Funcaju

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Setur e Emsetur assinam convênio com Embratur

Foi assinado nesta quinta-feira,27, a liberação de uma verba destinada a divulgação do estado de Sergipe no exterior pelo Secretário de Estado de Turismo, Elber Batalha e pelo Presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Paulo Henrique Sobral, juntamente com a representante do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
“A divulgação no exterior já existe e durante o ano de 2012 já participamos de diversas feiras e eventos nacionais e internacionais e com a liberação desta verba esperamos incrementar cada vez mais a divulgação de Sergipe no exterior”, disse o Presidente da Emsetur, Paulo Henrique Sobral.
Entusiasmado, o Secretário de Turismo, Elber Batalha, destacou a importância da realização das divulgações do estado no exterior. “Sergipe possui belezas que merecem ser visitadas não apenas por brasileiros, mas também por turistas estrangeiros, como o Cânion do São Francisco, as Dunas do Litoral Sul, as Cidades Históricas, as tradições folclóricas e sem esquecer da nossa fantástica culinária. O convênio irá ajudar bastante no projeto de cada vez mais vender o nosso destino com qualidade e profissionalismo.”
Além da maior divulgação que será feita no exterior a Empresa Sergipana de Turismo estará com um novo site institucional. O site estará funcionando a partir do inicio de janeiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa

sábado, 22 de dezembro de 2012

Domingo Espetacular, da Record, vai exibir série de reportagem sobre Sergipe

As belezas de Sergipe e os principais pontos turísticos do estão serão destaque no programa Domingo Espetacular, da Rede Record de Televisão. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) receberam esta semana uma equipe do programa que esteve em Sergipe gravando matérias para uma série especial com o nosso destino. Esta ação contou também com o apoio e parcerias dos hotéis Jatobá e Xingó Parque Hotel, da Casa de Forró Cariri, do Com Amor Beach Bar, da MFtur, do Bar e Restaurante Karranca’s e da Prefeitura de Canindé de São Francisco.

Os programas gravados em Sergipe serão exibidos durante todo o mês de janeiro na programação do Domingo Espetacular. A Ilha da Sogra, no litoral Sul do estado, Itabaiana com sua mercearia e bar que homenageiam os mortos e toda a saga de Lampião em terras sergipanas, foram registradas pelas câmaras da Record. Segundo o repórter Michael Keller, Sergipe é um estado lindo. “Tive o prazer de conhecer Aracaju em 94 e, mesmo sem essa nova Orla, já fiquei impressionado”, disse.

A produção do Domingo Espetacular ficou deslumbrada com a Fazenda Mundo Novo, no município de Canindé, um dos esconderijos preferidos de Lampião e seu bando. Outro ponto destacado pela equipe foi a já conhecida receptividade dos sergipanos. “Sempre tive vontade de entender a vida de Lampião e agora poder mostrar ao mundo a sua verdadeira história e andar um pouco dos 10 mil km percorrido por ele e seu bando nos deixou fascinados. Conhecer a fazenda Mundo Novo, que é um recanto de preservação da história do país, é de deixar qualquer brasileiro orgulhoso. Tive o prazer de conhecer neste dias em Sergipe gente de uma hospitalidade única e de um jeito especial. Estava literalmente em minha própria casa”, relatou o repórter.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Praias sergipanas são destaque no blog “Viaje na Viagem”

O blog "Viaje Na Viagem", de Ricardo Freire, preparou um guia de praias de Sergipe em uma de suas publicações do mês de dezembro 2012. Com o título "Miniguia de praias| Sergipe", a matéria destacou alguns dos pontos turísticos do estado. A primeira foto seguida da primeira indicação é a Ilha da Sogra, que fica localizada no município Estância. A matéria afirma que Sergipe oferece a maior diversidade de passeios perto da praia que um turista pode encontrar no Nordeste.
O blog destaca ainda que o turista, hospedado em Aracaju, capital sergipana, pode alugar um carro e fazer os passeios por conta própria, valorizando a facilidade de locomoção num estado compacto. "Com base em Aracaju, você pode visitar o litoral norte (Barra dos Coqueiros, Pirambu, o pantanal de Pacatuba), o litoral sul (Praia do Saco), as cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão e o Parque dos Falcões - um cardápio para pelo menos quatro dias inteiros", diz a matéria. Que também informa que a "cereja do bolo sergipano" é o passeio pelo cânion alagado do Xingó, no Rio São Francisco.
"As épocas mais animadas em Aracaju são durante o Pré-Caju (de 17 a 20 de janeiro) e o São João (o mais confortável do Brasil para o turista, devido à grande superioridade de Aracaju em comparação a Campina Grande e Caruaru nos quesitos hospedagem, gastronomia e passeios)", diz o blogueiro Ricardo Freire.
A publicação conta também que Aracaju é a campeã no quesito qualidade de vida entre as capitais nordestinas. "A capital é delimitada por dois rios - o Sergipe, ao Norte, e o Vaza-Barris, ao Sul. À beira do rio Sergipe fica o centro histórico (onde o novíssimo Museu da Gente Sergipana e o Mercado Municipal são visitas obrigatórias) e, em direção à saída da cidade, a Orlinha do Industrial, onde funcionam restaurantes pitorescos à beira-rio".
Fonte: AAN

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Passagens aéreas estão mais caras neste fim de ano. Saiba por que

Apenas quatro companhias estão em operação no Brasil, o que gera menos concorrência



A produtora Nathália Ribeiro mora no Rio de Janeiro e quer passar as festas de fim de ano com a sua família, que mora na Bahia. Desde setembro, ela estava pesquisando passagens de avião, mas contou ao iBahia que não encontrava bilhetes por menos 10 mil milhas ou menos de R$ 2 mil reais (ida e volta ou, a depender da data, apenas um trecho). Geralmente, o valor das passagens é inferior a R$ 500 (ida e volta).

"Com a compra da Webjet pela Gol e da Trip pela Azul, a concorrência entre as companhias aéreas diminuiu muito e os preços aumentaram absurdamente. Quem sofre com isso somos nós", lamenta Nathália, que observou que as passagens estão mais caras este ano e há poucas opções de voo. Apenas nesta quarta-feira (12) ela adquiriu as passagens por 15 mil milhas cada trecho, com conexões e escalas.


Quem não planejou com antecedência as viagens de final de ano e ainda quer ou precisa viajar fica assustado com os preços das passagens domésticas. De acordo com o  vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV-BA), Rogério Ribeiro, apesar de todo ano existir uma elevação dos preços no mês de dezembro, os bilhetes realmente estão mais caros.

"Existem vários fatores que contribuíram para a elevação do preco das passagens aéreas", diz Ribeiro. Além do início da alta temporada no Brasil, outro motivo apontado pelo vice-presidente da ABAV-BA é o afunilamento do mercado de empresas, limitando o número de companhias aéreas com atuação no país a basicamente quatro: Tam, Gol, Azul e Avianca.

Este afunilamento gera uma diminuição de oferta e uma determinada liberdade de preço, segundo ele. "Se você tem muitas ofertas, você tem competitividade. Se não tem, gera colapso e elevação de preços", afirma Ribeiro. 

Outra razão é que a Tam e a Gol, as duas maiores companhias aéreas do Brasil, tiveram prejuízos no primeiro semestre, tendo seus balancetes no vermelho neste período. E quem paga a conta é o consumidor, pois as empresas elevaram os preços para garantir o equilíbrio no fechamento do ano, explica o vice-presidente da ABAV-BA.

Planejar para pouparPara não passar sufoco na hora de comprar passagens, o jeito é se planejar e não fechar o feriado em cima da hora. "Passe a se planejar com extrema antecedência, porque senão vai pagar mais caro", aconselha Ribeiro. 

Afinal, os bilhetes aéreos ficam disponíveis para a compra com 11 meses de antecedência, o que torna possível planejar com bastante antecedência. "Em dezembro, comece a comprar o bilhete para o São João", recomenda.

Não planejou?
Para quem não conseguiu se planejar ou precisa fazer a viagem de última hora, ainda restam algumas tentativas para driblar os altos preços. Segundo o vice-presidente da ABAV-BA, existem algumas empresas no mercado que ainda possuem coisas que não foram vendidas. A recomendação é ir para o mercado e ver nas agências o que ainda está disponível, principalmente os pacotes combinados (que incluem passagem aérea e hospedagem, por exemplo). 

Se ainda assim não conseguir algum preço mais em conta e o motivo da viagem for apenas o lazer, vale a pena refletir se é fundamental fazer essa viagem tão cara neste momento, aconselha Ribeiro. E, então, pensar na possibilidade de se planejar para o próximo feriado.

Já quem precisa viajar, para visitar familiares, por exemplo, pode optar pelo transporte rodoviário. Ou ficar de madrugada tentando alguma passagem mais barata. "Mas é uma loteria", adverte o dirigente.

Fonte: iBahia.com


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Secretário de Turismo participa de evento do Dia do Marinheiro

No dia 13 de dezembro de todos os anos, a Marinha do Brasil comemora o dia do Marinheiro. Esse ano, a Capitania dos Portos de Sergipe realizou uma Cerimônia Militar alusiva ao dia, e aproveitou para homenagear pessoas que estão diretamente envolvidas com o desenvolvimento da Capitania local.

Representando o Governo do Estado, o secretário de Turismo, Elber Batalha, esteve presente na cerimônia. Para o secretário, o papel da Marinha do Brasil é crucial. "A Marinha tem um papel importantíssimo na defesa da soberania nacional, na defesa por vias marítimas, na garantia da segurança da navegação civil, ou da navegação turística", disse Elber, sobre a fiscalização das navegações. O secretário acrescentou ainda a importância da atuação da Marinha em Sergipe. "A Marinha não trabalha apenas para coibir, punir ou multar as embarcações, mas, sobretudo, orienta, fiscaliza e incentiva que cada vez mais o turista faça um lazer responsável ou que o esportista náutico pratique seu esporte de forma segura", afirmou.

O Capitão de Fragata, Eron Marçal, explicou que durante a semana, vários eventos acontecem para comemorar o dia do Marinheiro. "Começamos ontem, com a chegada dos navios no porto de Aracaju, onde há mais de quatro anos não se recebia navios, por conta do assoreamento da barra do Rio Sergipe", explicou. "Agora nós estamos resgatando esses navios para o antigo Porto de Aracaju, que vieram agora para abrilhantar a semana da Marinha", disse o Capitão, que também recebeu na cerimônia o título de cidadão Aracajuano. O Capitão Eron Marçal falou também sobre as visitações que ocorrerão aos antigos navios que estarão no Rio Sergipe. "Da última vez que fizemos esse tipo de programa, mais de seis mil pessoas foram conhecer o navio", disse.

Para o Secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, as comemorações ao dia do Marinheiro são de extrema importância para a valorização da Marinha Brasileira. "Hoje é um dia de comemorar a existência de uma instituição que é essencial para a história do nosso país e construção da nossa nação. A marinha esteve presente em momentos difíceis e tem uma atuação significativa em tempos de paz. Longa vida à Marinha Brasileira", concluiu.

Fonte: Setur/SE com fotos de Carlovancy Andrade

domingo, 9 de dezembro de 2012

Aracaju sedia I Salão Gastronômico

Assim como a tranquilidade, a natureza, a cultura e as praias de águas mornas são atrativos para quem vem a Sergipe, a culinária local também é uma grande surpresa, com seus temperos e sabores que enchem d´água a boca de sergipanos e dos turistas. E foi nesta mistura de sabores que aconteceu nos dias 03 e 04 de dezembro o I Salão Gastronômico de Sergipe, que contou com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e Empresa Sergipana de Turismo.

Durante o Salão Gastronômico foram realizadas palestras, workshops, minicursos e mesas redondas com a finalidade de capacitar profissionais na arte da boa mesa que contou com a presença dos melhores chefs e professores do mercado. Entre os convidados estavam William Chen Ten, Julien Christian Mercier, Rafael A. P. da Costa e Silva, Berton Fagundes de Gouvea, Damien Montecer, Frederic Leon de Maeyer, Diego Lozano, André Castro, Christian Burjakian e Eudes Assis, que além de trocarem experiências, conheceram um pouco de Sergipe e de sua potencialidade turística na área gastronômica. “Foi uma grande oportunidade de mostrar ao Brasil a nossa gastronomia que é tão rica e deliciosa, além de colocar o estado na rota da gastronômica mundial”, ressaltou Elber Batalha, secretário de turismo.

Fonte: Setur/SE

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

R$ 6,6 milhões serão destinados ao Turismo em Sergipe

"Foi uma conquista de Sergipe e do governador Marcelo Déda, que já esteve várias vezes em Brasília na busca destes recursos", comemorou o secretário de Turismo, Elber Batalha, que volta a capital sergipana já com o empenho assinado para a construção da rodovia que liga Santa Luzia do Itanhy ao povoado de Crasto. "Trata-se de um pleito antigo daquela comunidade", lembra o secretário. A primeira etapa do Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo beneficiará 16 unidades da federação que atenderam às exigências da União. "Sergipe se viabilizou porque cumpriu as exigências, tornando-se parceiro do Ministério".O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo, assinou um acordo que garante R$ 6,6 milhões à infraestrutura turística no Sul sergipano. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 04, em Brasília, com a presença do Ministro do Turismo, Gastão Vieira.

No total, o Turismo empenhou R$ 305 milhões para obras de infraestrutura turística nessas unidades da federação. Pelo documento, os signatários firmam o compromisso de incluir o setor na lista de prioridades. Os demais estados deverão ser incluídos na segunda etapa do pacto, a ser realizada em 2013.

Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo

O documento assinado por representantes do governo federal e governos estaduais apresenta as perspectivas abertas no turismo com a inclusão de milhões de brasileiros na classe média e com a proximidade dos megaeventos como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo da Fifa 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O pacto destaca também o potencial do setor para responder de maneira rápida e eficaz aos efeitos da crise mundial no Brasil.

"Com o pacto do turismo cristalizamos a gestão participativa no segmento e invertemos o fluxo de demandas. Trabalhamos em conjunto com os estados e municípios para traçar estratégias, definir prioridades e, com isso, otimizar a utilização dos nossos recursos", explicou Gastão Vieira. O ministro ressalta a importância dos estados e municípios apresentarem a documentação necessária para serem beneficiados com o pacto nas etapas seguintes.

Fonte: SETUR