quinta-feira, 30 de maio de 2013

Aracaju lança candidatura oficial para Mundial de Vôlei

Comitiva de Aracaju que está na Itália (Foto: arquivo pessoal)
Ontem, a capital sergipana lançou oficialmente sua candidatura para sediar o Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia, que será no Brasil em 2015. A apresentação da candidatura aconteceu durante o campeonato deste ano, que está acontecendo na Manfredônia (Itália). O resultado da escolha será divulgado no sábado, 1º.

Nesta quinta-feira, 30, o prefeito João Alves Filho, que estava em contatos com empresários do setor hoteleiro em Portugal, chega à Manfredônia, assumindo a presidência de honra da delegação brasileira.  João Alves irá se reunir com o prefeito local, Angelo Riccardi, para mostrar as potencialidades de Aracaju.
Na ocasião, o secretário de Comunicação, Carlos Batalha, fará uma apresentação videográfica, mostrando em três idiomas (português, inglês e italiano), o que Aracaju tem a oferecer para sediar o evento, que poderá levar centenas de pessoas à capital sergipana.

Também participam da comitiva os secretários municipais Carlos Eloy (Juventude e Esporte) e Walker Carvalho (Indústria, Comércio e Turismo), e o vereador Manuel Marcos.


Desempenho

Nas competições, a cidade também está sendo bem representada. A dupla Duda e Carol, que é bolsista da Prefeitura de Aracaju através do Bolsa Atleta, possuem amplas possibilidades de conquista de medalhas. Até agora as atletas venceram todos os jogos: 2 x0 contra a França; 2 x 0 contra Alemanha; 2 x 0 contra a Itália. Nesta quinta-feira os jogos prosseguirão, e as finais serão disputadas no próximo sábado.
Fonte: AAN

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Festejos Juninos de Sergipe terão destaque em evento de turismo na Bahia

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo e da Empresa Sergipana de Turismo, dá continuidade a divulgação do estado em feiras e eventos nacionais, com o objetivo de atrair cada vez mais turistas e visitantes para Sergipe.

Durante os dias 06 a 09 de junho a Setur e Emsetur estarão participando do 3º Workshop Visual Turismo, que será realizado no Iberostar Praia do Forte, no litoral norte da Bahia. Trata-se de um encontro que envolve cerca de 400 agentes de viagens de todo o Brasil, todos representantes da Visual Turismo, uma das maiores operadoras de turismo do país. Esta é a primeira vez que ela realiza seu workshop fora da capital paulista.

Para este evento, o destaque será para os Festejos Juninos. Sergipe estará com um estande e uma barraca de comidas típicas, onde serão distribuídos folheteria da Setur / Emsetur, como também de diversos municípios do estado, da ABIH, da ABAV e do Aracaju Convention. Além disto, na noite do dia 07, a atração musical será por conta do grupo Xote&Baião, numa parceria com a Fundação Municipal de Cultura de Aracaju (Funcaju). Além da Prefeitura de Aracaju, diversos municípios também estarão presentes, a exemplo de Estância, Nossa Senhora das Dores, Japaratuba e Laranjeiras.

"Em 2013, o Governo de Sergipe já esteve presente em diversas feiras e eventos no Brasil e no exterior, a exemplo de São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Lisboa, Santiago e Bogotá. E este Workshop da Visual é um dos mais importantes eventos do turismo nacional. São nestes eventos que vamos poder consolidar ainda mais o nosso destino e destacar nossos festejos juninos, que já se aproxima, como um traço marcante da nossa cultura que tanto atrai turistas não só do Brasil, como também de diversas partes do mundo", lembrou o secretário de Turismo Elber Batalha.

Workshop Visual Turismo
Na parte técnica do evento, estarão presentes 40 fornecedores que treinarão todos os 400 profissionais que vão participar do workshop, sempre em modelo de rodada de negócios. Para representar a Emsetur neste programa de capacitação dos agentes foi designado o técnico Hugo Julião. Não é à toa que o lema do encontro é "Por um turismo mais capaz".

Também está prevista a participação de 40 expositores, que inclui destinos nacionais, internacionais, hotéis, companhias aéreas e empresas marítimas.

Fonte: Setur

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dilemas para fazer a mala

Arrumar as malas para uma viagem ao exterior é sempre um desafio. Viajando pelo Brasil, você sabe o que encontrar, sabe que vai achar qualquer itens que você tenha esquecido a preços relativamente parecidos com o da cidade em que mora, sabe que sempre dá para comprar um biquini numa lojinha se tiver esquecido o seu. E não costuma se preocupar com excesso de peso, porque o limite das companhias aéreas brasileiras, mesmo as mais baratinhas, é bem generoso (uns 20 quilos).

E, claro, tem o fator psicológico também. A gente se sente mais seguro se tem ali na mala tudo que a gente acha que vai precisar.

Fazer a mala para mim sempre foi um desafio. Como toda mulher, eu não consigo sair de casa com uma mala com pouquíssimos pares de sapato.

Então resolvi escrever este post enquanto estou planejando a mala que terei que fazer na semana que vem, quando embarco para uma viagem de 35 dias!!! E os destinos que vou visitar só complicam (no bom sentido!) a minha vida: primeiro passo uma semana curtindo praia na Bahia, e depois vou direto (com a mesma mala!) para a Europa, curtir uma primavera em que a temperatura média será de 13 graus em Amsterdã. Ou seja, vou de 30 graus para 13 graus em uma semana, sem a chance de passar em casa para refazer a mala. A viagem termina no Sul da Itália, onde a média deve ser de 17 graus.

E a mala não pode estar megacheia, porque eu pretendo fazer compras lá na Europa! Na primeira vez que eu fui, foi um estresse, porque estava tudo em promoção na Espanha e eu não podia comprar muita coisa porque a mala ia ficar muito pesada e as companhias aéreas low-cost em que eu comprei passagem tinham limite de peso de 15 kg por pessoa (esse limite baixinho é bem comum nas empresas barateiras). E o excesso de peso era proibitivo.

Além do mais, mala megacheia é uma maletice (com trocadilho!), porque em algumas ocasiões, nós tivemos que carregá-las por escadas. A propósito, na primeira vez que viajei por tanto tempo, eu pensei em levar uma dessas mochilas de camping ao invés de uma mala de rodinhas. Eu já tinha a mochila, estava viajando com orçamento apertado, e daí pensei em literalmente mochilar. Mas ficar carregando a mochila nas costas o tempo todo cansa muito mais do que carregar a mala de rodinhas na mão pelas escadas de vez em quando. Então optei pela mala e olha que era uma mala de rodinhas precária, bem antiguinha. Agora tenho uma novinha, com 4 rodinhas! Viu que chique?

Outra coisa legal é providenciar cadeados para a mala e uma fitinha do Senhor do Bonfim. CadeadoS, no plural, porque além da mala eu sempre levo uma mochila para andar pela rua (ótima para colocar guia, água, um casaquinho) e para, no avião, colocar umas 2 mudas de roupa (assim, se sua mala grande for extraviada, você tem 2 roupinhas para usar até a mala aparecer). E para essa mochila eu também levo cadeado, porque já me disseram que na Europa os caras são mais "mãos-leves" do que aqui, if you know what I mean. Minha irmã, quando morou na Espanha, era furtada direto, e olha que ela está acostumada com a violência do Rio.

Ah, e a fitinha do Senhor do Bonfim é para tornar mais fácil a procura pela mala na esteira!!

Eu também sempre penduro aquelas etiquetinhas com meus dados, para se a mala sumir. Em falar em mala sumir, os seguros saúde de viagem hoje em dia também cobrem a perda de malas, sabia? Mas mesmo assim, se perderem a sua mala por mais de 1 dia, entre com um processo quando chegar no Brasil. Minha sogra já entrou com dois e ganhou uma baba! Nesse caso, guarde todos os recibos de roupas que teve que comprar lá, para juntar no processo.

Na mala tem que ter um kit de remédios que você está acostumada a usar para dor de cabeça, relaxante muscular (andando 12h por dia, você vai precisar!), cólica, gripe, enjôo (ops, esse eu levo no bolso, porque é fundamental para me fazer dormir no vôo)... Tem que ter coisas para curativo também.

E tão importante quanto as roupas que vão estar na mala (que devem combinar entre si) são os sapatos. Taí o meu desafio. Porque eu não estou acostumada a andar de tênis desses "modelo de academia" por aí, então acho super estranho andar com eles quando o objetivo não é malhar. Eles nunca combinam com uma roupinha bonitinha, né? Até com calça jeans eu acho estranho. Eu levo um All Star, mas o conforto de um "tênis de academia" é maior, é indiscutível... Sandalinha rasteira, nem pensar. Havaianas, só se você pretende ir para a praia, porque para andar muito, fica desconfortável. Saltos: vou usar pouco, mas não vou de tênis jantar num lugar legal, né? Viu meu dilema? Rsrsrsr. Ou seja, fazer a mala é resolver o eterno dilema das mulheres: sapatos!

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Setur capacita municípios para elaboração de projetos

Com o objetivo de capacitar os gestores do turismo dos municípios de Sergipe, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizou um workshop para o preenchimento e elaboração de projetos que buscam o pleito de verbas do Governo Federal. Os gestores de Estância foram os primeiros a receberem esse treinamento onde foram demonstradas as regras, cada etapa do preenchimento do modelo do projeto e esclarecidas as dúvidas referentes ao Sistema de Convênios do Governo Federal (SICONV).


Segundo o coordenador operacional do Prodetur, Anderson Renê, responsável pela capacitação, essa ação surgiu de uma proposta da Setur em assessorar as prefeituras na captação de recursos, junto ao Governo Federal, feitos através de convênios. A prefeitura de Estância foi a primeira a procurar a secretaria e agendar a data dessa reunião, onde foi apresentado como é o acesso aos projetos que são disponibilizados no portal do SICONV. 

Nesse sistema os usuários podem ter acesso não só aos programas do Ministério do Turismo, mas como a todos do Governo Federal, explicou Renê. A reunião seguiu com a apresentação detalhada de como fazer a inscrição de propostas e de como deve ser preenchido cada item do modelo de termo de referência padrão do MTur.


Um dos motivos que impulsionaram a realização do treinamento foi a portaria nº 112 de 09 de março de 2012, do Ministério do Turismo, que estabeleceu novas exigências para a aprovação de propostas para participação nos programas do MTur, principalmente por causa da Copa. O Prodetur, também sofreu várias regulamentações com relação ao Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), mudanças que ainda não são conhecidas pela maioria dos gestores, concluiu o coordenador operacional do Prodetur.


O secretário de Turismo de Estância, Sérgio Araújo, disse que solicitou a reunião com o objetivo de capacitar toda equipe para trabalhar dentro desse novo perfil que o Ministério do Turismo exige, para que assim, possa inserir todos os projetos da Prefeitura com a aprovação do PDITS. Segundo o secretário, o município já está em processo de finalização do plano. Muitas vezes o município deixa de receber recursos importantes apenas por falta de conhecimento ou preparo técnico. Já que o Estado está oferecendo esse suporte, temos que aproveitar ao máximo a rede de informações que os profissionais da Setur possuem, afirmou.


O município que tiver interesse em receber a capacitação é só entrar em contato com a Setur, (3179-7552) e agendar a data. Essas ações buscam otimizar o envio dos projetos dos municípios sergipanos ao Ministério do Turismo, na tentativa de viabilizar mais recursos para o desenvolvimento do estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa SETUR

Vai chover ou fazer sol?

É fundamental antes de decidir para onde viajar é saber como costuma ser o tempo no local onde você pretende ir. Sempre que eu quero ir para algum lugar de praia, eu primeiro investigo que região do Brasil terá o clima propenso na época em que tenho para viajar. Até porque aquele ditado de que "no Nordeste tem sol todo dia" é balela. Toda região tem um mês mega chuvoso. E tem regiões que só tem graça se tiver chovido um pouco antes nos meses anteriores, como Lençois Maranhenses, que precisa de água para encher os lençois!

Por isso, vou dar a dica de um site e um post que sempre me ajudam a me programar com meses de antecedência. No Weather Channel (http://br.weather.com/)  dá para ver, em português, a previsão para os próximos dias e, o mais lega, as médias de chuva e temperatura mês a mês.

Já neste post aqui do blog Viagem na Viagem, o Ricardo Freire dá a dica de que épocas do ano são mais legais para visitar os destinos de praia mais procurados do Brasil (e não só as capitais). 

Fonte:  Blog viciadaemviajar

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Saiba qual é o melhor momento para reservar a passagem aérea




Quando é o melhor momento para reservar a passagem aérea? Talvez essa seja uma das perguntas mais frequentes entre os viajantes de plantão. Mas uma matéria publicada no jornal americano New York Times se propõe a esclarecer a dúvida.
De acordo com a publicação, uma análise divulgada recentemente no Relatório Airlines Corporation parece desafiar a sabedoria convencional que diz que quanto mais cedo reservar o voo, mais barata será a tarifa. Em janeiro, a empresa, que processa transações de ingressos para as companhias aéreas e agências de viagens, informou que nos últimos quatro anos os passageiros pagaram o preço mais baixo para os voos domésticos na compra de passagem com apenas seis semanas de antecedência.

Para determinar se esse tempo de seis semanas valeria também para as rotas internacionais, o jornal pediu para a empresa para analisar as tarifas para diferentes épocas de viagens, como as férias de verão para a Europa e uma fuga de inverno para o Caribe. Neste caso, o bilhete mais barato para essas viagens tem aumentado ao longo dos últimos três anos. Para evitar problemas, o estudo recomenda a compra com até 24 semanas de antecipação. Veja as melhores dicas de acordo com o destino.

Europa no verão: o tempo recomendado subiu para 11 ou 12 semanas de antecedência em 2009, para 21 ou 22 semanas em 2011. Para poupar as economias, a dica é tomar a rota mais barata para a Europa que você puder encontrar. Em seguida, se concentre em obter a volta mais econômica e tirar partido dos trens e outros serviços mais baratos como os aeroportos espanhóis, que tendem a ser mais barato do que Londres ou Paris.

Caribe no inverno: 11 ou 12 semanas de antecedência foram suficientes para conseguir passagens aéreas mais baratas em 2009 e 2010. As economias chegaram a 8%. Mas no ano passado, o padrão teve uma mudança súbita, com os bilhetes mais baratos compraram mais para frente. A Costa Rica também é uma boa sugestão de trajeto que estimula a economia. Como está fora do circuito das ilhas badaladas, tendem a manter os preços sob controle.

Executiva ou Primeira Classe para a Ásia ou Europa: os melhores preços foram conseguidos quando praticados de 23 a 24 semanas antes do embarque, enquanto a maioria das reservas da classe A são feitas pelos viajantes dentro de seis semanas antes da partida. Um bom momento para tirar vantagem dos baixos índices é durante os períodos de férias de verão ou de pico, como os feriados de inverno.

Dicas gerais

Além de tendências históricas, há também algumas ferramentas úteis online que podem ajudá-lo na hora de avaliar as tarifas. Por exemplo, Bing.com oferece um prognóstico para determinar qual a probabilidade de uma tarifa é subir ou descer durante os próximos sete dias. Ela se aplica a voos provenientes de mais de 250 cidades nos Estados Unidos e cidades principais na Europa.

Se você decidir aguardar na esperança de uma queda de preço, faço os cadastros para receber alertas de tarifas oferecidas por praticamente todas as viagens de sites ou outro serviço de acompanhamento de preços. Para encontrar os melhores preços, acesse o Itasoftware.com, que permite digitalizar o valor de um mês inteiro de tarifas. Para comprar, você deve ir ao site da companhia aérea ou uma agência online como Travelocity. Finalmente, a compra de duas passagens em companhias aéreas separadas pode ser mais barato do que o melhor preço de ida e volta. Kayak.com chama esses bilhetes "tarifas de hackers".

Fonte: via terra

terça-feira, 14 de maio de 2013

Centro de Criatividade e a Maloca podem virar pontos turísticos de Aracaju

O secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, recebeu o representante da comunidade do Bairro Cirurgia e coordenador do Instituto Viver, César Viana, como também Camila Leite, assistente social do Instituto Viver e representante do Criliber (Criança e Liberdade Aracaju), onde foram debatidos assuntos importantes para a comunidade do Bairro Cirurgia e os representantes entregaram ao secretário um projeto que é para a comunidade Maloca, e também um pedido de reforma do Centro de Criatividade.

Segundo César Viana, a intenção do projeto é de transformar o Centro de Criatividade e a comunidade Maloca em pontos turísticos. "A Maloca é reconhecida como segunda comunidade quilombola urbana do Brasil, e isso fortalece a ideia de transformá-la em ponto turístico. Nós queremos que as pessoas conheçam nossa comunidade", completou.

Elber Batalha acredita na capacidade da Maloca passar a ser parte do trajeto turístico de Aracaju. "A comunidade Maloca é tradicional em Sergipe, por ser uma comunidade remanescente dos antigos quilombos existentes no nosso município", diz o secretário de Turismo de Sergipe. "A proposta é de transformação de todo o complexo da comunidade através do Centro de Criatividade, situado no Bairro Cirurgia, para que possa ser mais um atrativo turístico de nossa cidade", conta.

De acordo com informações do secretário Elber, o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, já está viabilizando a reforma do Centro de Criatividade. "Com certeza, após essa reforma ser concluída, nós tomaremos todas as medidas através de uma roteirização turística para que novos passeios sejam gerados, incluindo esse viés do turismo cultural e transformando o Centro de Criatividade em num centro turístico em nosso estado", afirma Elber Batalha.

Fonte: Setur

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Revitalização da Orla da Caueira poderá entrar no Prodetur

A convite da Prefeitura de Itaporanga D'Ajuda, o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha fez uma visita cortesia ao município, onde foi recepcionado pela prefeita Maria das Graças (Gracinha) e sua equipe. Elber Batalha esteve no município acompanhado de seu adjunto, José Roberto Lima e do diretor do Prodetur em Sergipe, Joab Almeida, onde realizaram uma visita técnica a praia da Caueira, principal destino turístico de Itaporanga.

Durante a visita, o gestor do turismo em Sergipe disse que vai tentar incluir a reestruturação da Orla da Caueira na matriz dos projetos do Prodetur, já que a primeira obra daquela orla foi realizada há 12 anos e o avanço do mar fez com que o calçadão cedesse mais de 20 metros. "Nós já fechamos a documentação para enviar ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que vai liberar o recurso para as obras de turismo serem realizadas em Sergipe, mas ainda há a possibilidade de inclusão outras obras, porém é o BID que vai aprovar ou não a realização delas", explicou o secretário Elber.

Já a prefeita Gracinha destacou a interação do Governo do Estado com os municípios que têm potencial turístico em Sergipe. "Nós queremos agradecer a presença do secretário Elber e dizer que Itaporanga está feliz com o interesse do Governo do Estado em ajudar nosso município. E esperamos contar com todo o apoio da Setur e do governador Marcelo Déda e do vice, Jackson Barreto. Itaporanga já faz parte da rota turística de Sergipe e precisamos desta parceria. Essa orientação da equipe do turismo nos fortalece e dá esperança".

Fonte: Setur

domingo, 5 de maio de 2013

Setur e Mtur explicam Pronatec Copa para o trade de Sergipe‏

A qualificação profissional é uma das principais ações do governo Federal em preparar o Brasil para receber a Copa do Mundo de 2014, e Sergipe, como um destino turístico consolidado nacionalmente, buscará capacitar os trabalhadores do setor para atender com qualidade e competência os visitantes que chegarão ao estado. Pensando nisso, A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) estiveram reunidas com o Ministério do Turismo (Mtur) com o intuito de apresentar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ao segmento turístico.

O Pronatec é um programa de qualificação profissional oferecido pelo Mtur com três vertentes, Pronatec Copa, Pronatec Copa na Empresa e Pronatec Copa Social e através deles o programa vai capacitar quem já trabalha com turismo e também quem pretende se profissionalizar no setor. Serão atividades ligadas ao receptivo turístico, cursos de inglês, espanhol, libras e os participantes receberão também auxílio estudantil, com alimentação e transporte. Os cursos são presenciais e gratuitos, com duração média de quatro meses. Serão oferecidos nas sedes do Sistema S (SENAC, SENAI, SESC, SESI, SENAT) e nos institutos federais de educação profissional.

Para a Diretora do Departamento de Qualificação e Certificação e Produção Social do Ministério do Turismo, Marcela Dieckmann, o objetivo da reunião é apresentar o programa de qualificação profissional e explicar a sistemática dele, para assim começar um trabalho de parceria. "Hoje nosso objetivo é fazer essa aproximação com os empresários e associações do turismo para que eles também entendam o processo de realização do Pronatec e assim começarmos um trabalho de parcerias."

O secretário-adjunto do Turismo, José Roberto de Lima, destacou a importância desses cursos de qualificação, principalmente diante do advento da copa do mundo 2014. "Com o fato de estarmos próximo da sede de Salvador, isso impactará fortemente no aumento do fluxo turístico internacional e a preocupação da Setur é preparar o estado de Sergipe para ser referência na qualidade do atendimento ao turista, não só com o Pronatec Copa, mas com recursos do Prodetur, que serão utilizados já a partir do segundo semestre deste ano, com foco em idiomas e gestão empresarial, tanto de médios quanto pequenos estabelecimentos de turismo, formais e informais."

O Diretor regional do Senac de Sergipe, Paulo do Eirado, afirmou que o objetivo principal é que o profissional seja qualificado da melhor forma possível para desenvolver seu trabalho com qualidade. "O SENAC é um agente de formação e qualificação do trabalhador da área do turismo e temos um compromisso não só com os empresários locais, mas também no sentido de fazer com que os profissionais tenham os benefícios de sua qualificação profissional e que assim possam desenvolver toda a sua carreira profissional de forma mais qualificada e mais preparada possível."

De acordo com Gláucia Guerra, Presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), com a qualificação profissional pode ser garantido o atendimento de qualidade. " Na eminência da Copa do Mundo de 2014 nós só temos a ganhar com essa qualificação da mão-de-obra profissional, pois somente dessa forma, qualificando os profissionais que já estão trabalhando em hotéis ou restaurantes, ou até mesmo as pessoas que tenham o interesse de trabalhar na área de turismo, podemos garantir um atendimento de qualidade."

O proprietário do Aruanã Eco Praia Hotel, Fábio Libório, ressaltou a importância da qualificação profissional "é sempre o foco de todo estabelecimento que deseja se consolidar no mercado e com o Pronatec teremos um legado que passará para nossos colaboradores, são cursos que poderão ser aproveitados não só para a copa mas para o dia-a-dia de trabalho."

Pronatec Copa
Destina-se para quem deseja se qualificar e trabalhar na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o Pronatec Copa oferece 21 cursos gratuitos em diversas áreas do setor turístico. É necessário ter mais de 18 anos e estar próximo aos 120 destinos incluídos no Programa.

Pronatec Copa na Empresa
O Pronatec Copa na Empresa oferece cursos presenciais e gratuitos, nos locais e horários sugeridos por você, podendo ser até no seu estabelecimento e destina-se ao empresário que pretende qualificar seu empreendimento para receber melhor os turistas brasileiros e estrangeiros.

Pronatec Copa Social
O objetivo é qualificar jovens em situação de vulnerabilidade, no âmbito do projeto "Vira Vira", visando proporcionar oportunidade de qualificação para inserção no mercado de trabalho.

Mais informações podem ser encontradas através do site: www.pronateccopa.turismo.gov.br

Fonte: Ascom SETUR