domingo, 5 de maio de 2013

Setur e Mtur explicam Pronatec Copa para o trade de Sergipe‏

A qualificação profissional é uma das principais ações do governo Federal em preparar o Brasil para receber a Copa do Mundo de 2014, e Sergipe, como um destino turístico consolidado nacionalmente, buscará capacitar os trabalhadores do setor para atender com qualidade e competência os visitantes que chegarão ao estado. Pensando nisso, A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) estiveram reunidas com o Ministério do Turismo (Mtur) com o intuito de apresentar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ao segmento turístico.

O Pronatec é um programa de qualificação profissional oferecido pelo Mtur com três vertentes, Pronatec Copa, Pronatec Copa na Empresa e Pronatec Copa Social e através deles o programa vai capacitar quem já trabalha com turismo e também quem pretende se profissionalizar no setor. Serão atividades ligadas ao receptivo turístico, cursos de inglês, espanhol, libras e os participantes receberão também auxílio estudantil, com alimentação e transporte. Os cursos são presenciais e gratuitos, com duração média de quatro meses. Serão oferecidos nas sedes do Sistema S (SENAC, SENAI, SESC, SESI, SENAT) e nos institutos federais de educação profissional.

Para a Diretora do Departamento de Qualificação e Certificação e Produção Social do Ministério do Turismo, Marcela Dieckmann, o objetivo da reunião é apresentar o programa de qualificação profissional e explicar a sistemática dele, para assim começar um trabalho de parceria. "Hoje nosso objetivo é fazer essa aproximação com os empresários e associações do turismo para que eles também entendam o processo de realização do Pronatec e assim começarmos um trabalho de parcerias."

O secretário-adjunto do Turismo, José Roberto de Lima, destacou a importância desses cursos de qualificação, principalmente diante do advento da copa do mundo 2014. "Com o fato de estarmos próximo da sede de Salvador, isso impactará fortemente no aumento do fluxo turístico internacional e a preocupação da Setur é preparar o estado de Sergipe para ser referência na qualidade do atendimento ao turista, não só com o Pronatec Copa, mas com recursos do Prodetur, que serão utilizados já a partir do segundo semestre deste ano, com foco em idiomas e gestão empresarial, tanto de médios quanto pequenos estabelecimentos de turismo, formais e informais."

O Diretor regional do Senac de Sergipe, Paulo do Eirado, afirmou que o objetivo principal é que o profissional seja qualificado da melhor forma possível para desenvolver seu trabalho com qualidade. "O SENAC é um agente de formação e qualificação do trabalhador da área do turismo e temos um compromisso não só com os empresários locais, mas também no sentido de fazer com que os profissionais tenham os benefícios de sua qualificação profissional e que assim possam desenvolver toda a sua carreira profissional de forma mais qualificada e mais preparada possível."

De acordo com Gláucia Guerra, Presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), com a qualificação profissional pode ser garantido o atendimento de qualidade. " Na eminência da Copa do Mundo de 2014 nós só temos a ganhar com essa qualificação da mão-de-obra profissional, pois somente dessa forma, qualificando os profissionais que já estão trabalhando em hotéis ou restaurantes, ou até mesmo as pessoas que tenham o interesse de trabalhar na área de turismo, podemos garantir um atendimento de qualidade."

O proprietário do Aruanã Eco Praia Hotel, Fábio Libório, ressaltou a importância da qualificação profissional "é sempre o foco de todo estabelecimento que deseja se consolidar no mercado e com o Pronatec teremos um legado que passará para nossos colaboradores, são cursos que poderão ser aproveitados não só para a copa mas para o dia-a-dia de trabalho."

Pronatec Copa
Destina-se para quem deseja se qualificar e trabalhar na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o Pronatec Copa oferece 21 cursos gratuitos em diversas áreas do setor turístico. É necessário ter mais de 18 anos e estar próximo aos 120 destinos incluídos no Programa.

Pronatec Copa na Empresa
O Pronatec Copa na Empresa oferece cursos presenciais e gratuitos, nos locais e horários sugeridos por você, podendo ser até no seu estabelecimento e destina-se ao empresário que pretende qualificar seu empreendimento para receber melhor os turistas brasileiros e estrangeiros.

Pronatec Copa Social
O objetivo é qualificar jovens em situação de vulnerabilidade, no âmbito do projeto "Vira Vira", visando proporcionar oportunidade de qualificação para inserção no mercado de trabalho.

Mais informações podem ser encontradas através do site: www.pronateccopa.turismo.gov.br

Fonte: Ascom SETUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário