sexta-feira, 30 de maio de 2014

Alcimar Monteiro e Cavaleiros do Forró abrem festejos em Estância, SE

A programação do São João, no município de Estância, começa nesta sexta-feira (30), com a tradicional salva junina e cortejo folclórico, a partir das 19h30.

O arrastão sai da igreja do Bairro Santa Cruz e segue para a Praça Barão do Rio Branco, no Centro. Na ocasião haverá a benção da fogueira, com o hasteamento da bandeira de São João, em seguida acontece a corrida de barco de fogo e apresentação de espadas.


A partir das 21h, no forródromo da cidade, acontece a corrida de barco de fogo, queima de busca-pés e espadas, além de shows com as bandas Forró da Folha, Raio da Silibrina, Alcimar Monteiro e Cavaleiros do Forró.

Fonte: www.saojoaoemsergipe.com.br

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Nos Passos do Imperador: a visita de D. Pedro II a Maruim-SE

 
*Por Josely Thais Rodrigues¹, Luciana Pereira² e Amâncio Cardoso³
 
No último dia 05 de maio, a cidade de Maruim completou 160 anos de emancipação. A elevação de vila para cidade em 1854 é um indício de que o lugar ganhou relativa importância entre as cidades do antigo Vale do Cotinguiba, região açucareira de Sergipe desde o século XIX. 
 
Outro sinal do valor de Maruim à época, foi a visita de Suas Majestades Imperiais D. Pedro II (1825-1891) e Dona Tereza Cristina (1822-1889) e suas comitivas. A visita imperial a Maruim ocorreu no dia 14 de janeiro de 1860, seis anos após a elevação de Maruim à categoria de cidade. Eles iniciaram a viagem, saindo de Aracaju,pelo rio Sergipe no vapor Pirajá. Em seguida, passaram para a galeota (pequena embarcação movida a remos e vela) e seguiram através do rio Ganhamoroba até Maruim, onde aportaram num cais de pedras. Muitos maruinenses esperavam com entusiasmo a chegada do casal imperial.
 
Ao descer da embarcação, o Imperador foi encaminhado para debaixo de um palio (cobertura suspensa por varas que servia para proteger os visitantes). Nele, D. Pedro II se dirigiu a um trapiche (armazém em que se guardam mercadorias) onde foi recebido pelo presidente da Câmara que lhe entregou a chave da cidade. No local, funciona atualmente a Secretaria Municipal de Obras.
 
Logo depois, Sua Majestade passou pela então praça da Alegria (atual da Bandeira) sob um arco, construído para o evento, simbolizando as portas da cidade.
 
Em seguida, todos se dirigiram para a Igreja Matriz Senhor dos Passos, onde ficaram em oração. Este templo, que estava ainda em construção, foi elogiado pelo Imperador, pois ele achou perfeito o trabalho do entalhador e subiu à tribuna da capela-mor de onde observou todo o monumento. A igreja do Senhor dos Passos de Maruim foi tombada (protegida por lei) em 1981 como patrimônio cultural estadual. Ela foi inaugurada em 1862 e sua obra financiada pelo Barão de Maruim (João Gomes de Melo), senador e grande proprietário sergipano do Tempo do Império.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Programação do Forró Caju 2014


Hoje , 22, a Prefeitura de Aracaju divulga a programação completa de atrações do Forró Caju 2014. A divulgação vai acontecer no Restaurante Cariri e contará com um café da manhã para a imprensa a partir das 7h30.

Entre os artistas já confirmados estão Aviões do Forró, Garota Safada, César Menotti e Fabiano, Calcinha Preta, Limão com Mel e Lucy Alves, uma revelação no forró nordestino, que foi finalista do programa The Voice, exibido pela Rede Globo no ano passado. Ao total, serão mais de 30 atrações nacionais e aproximadamente 130 atrações locais. O Forró Caju acontece do dia 18 a 29 de junho e será na Praça dos Mercados Centrais.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Secretaria de Turismo realiza primeiro Fortur de 2014


A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana do Turismo (Emsetur) promoveram mais uma reunião do Fórum Estadual de Turismo de Sergipe (Fortur/SE).  Durante a 30ª reunião ordinária do Fortur/SE, vários temas relacionados ao turismo foram debatidos entre os participantes, a exemplo dos trabalhos desenvolvidos pelo Ministério do Turismo (MTur) como o programa ‘Viaja Mais Melhor Idade' e as Ações de Proteção à Criança e Adolescente no Turismo. Também foram apresentados aos integrantes do Fórum As ações do. Governo de Sergipe para os preparativos para a Copa 2014 e a apresentação da Folheteria Internacional também foram apresentados aos participantes do Fórum.

O secretário de Turismo de Sergipe, José Roberto de Lima destacou a importância dos programas criados pelo do Ministério do Turismo e relatou como o governo do estado vem se preparando, através da Setur/Emsetur para receber a seleção da Grécia, jornalista e turistas internacionais. “O programa ‘Viaja Mais Melhor Idade’, além de promover a inclusão social dos idosos, veio fortalecer o turismo interno e gerar benefícios por todo o país. Já o programa de Proteção à Criança e Adolescente é uma forma de mostrar que o Turismo Sexual não é turismo, é crime. As ações que a Setur e Emsetur realizam durante o ano inteiro é para mobilizar e conscientizar a sociedade para que essa exploração seja combatida. Aproveito o momento para informar aos integrantes deste Fórum que estaremos prontos sim para receber a seleção Grega e todos os jornalistas que vão fazer a cobertura da preparação dos jogadores em Sergipe. O que foi solicitado pelo técnico grego já está sendo finalizado. É bom frisar também que, independente de sermos escolhidos para sermos Centro de Treinamento (CT), já existia um projeto para reforma total do Batistão que será finalizado ainda este ano”, explicou.

Programa ‘Viaja Mais Melhor Idade'

A assistente social da Emsetur, Lourdes Moreira, que é quem conduz o 'Viaja Mais Melhor Idade' apresentou as vantagens que o programa vem fazendo desde a sua implantação no ano passado e as mudanças que ocorreram nessa nova edição. “Começamos este projeto com apenas 40 destinos receptores e hoje todos os municípios fazem parte do programa e ele está mais flexível .” A assistente social também falou das mudanças que ocorreram ao longo de 10 anos no combate à Exploração de Criança e Adolescente no Turismo. "Já realizamos centenas de ações e com o lançamento do Manual do Multiplicador esperamos atingir milhares de pessoas. Esta semana estaremos saindo em caravana em alguns municípios sergipanos levando material para informar a população sobre este problema em pontos turísticos no estado, nos meios de hospedagens e nos postos de informações”.

Copa do Mundo 2014

O coordenador de marketing da Emsetur, Carlos Nascimento apresentou a Folhetearia turística que foi desenvolvida especificamente para o mercado internacional. “O material foi criado para solidificar o estado de Sergipe no mercado internacional, todo em inglês e espanhol. Criamos também uma cartilha especifica sobre os festejos juninos de Sergipe que será distribuída durante a Copa do Mundo. Ainda faremos toda a digitalização deste material para ser colocado na nossa página que será possível qualquer pessoa acessar e ainda faremos a distribuição de pen drives para os jornalistas estrangeiros que vão cobrir o treinamento da seleção grega em Aracaju”, explicou.

Parceiros

Alguns membros do Fórum como o secretário adjunto da Semict, Fábio Andrade e João Ávila, diretor do Aracaju Convention & Visitors, se mostraram disponíveis para ajudar a Setur na recepção dos visitantes durante a permanência da seleção grega na capital. “A Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) faz questão de unir forças para ajudar na recepção tanto da seleção grega quanto dos visitantes que virão para a nossa capital durante o mundial”, falou, receptivo, Fábio Andrade.


Fonte: Ascom Setur
Fotos – Maxwell Corrêa

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Dilma altera regras para estrangeiros que vierem ao Brasil


Desde a última quarta-feira (7), estrangeiros que vierem ao Brasil a negócios, como artista ou esportista, não precisarão de visto de turista ou temporário. A norma foi publicada no Diário Oficial da União  e vale para estrangeiros de países que deem o mesmo tratamento aos brasileiros.

O visto já era dispensado a estrangeiros que viessem de países que têm acordo internacional com o Brasil.

O dispositivo, exposto na Lei 1.268, altera a Lei 6.815 – permite que o visto seja tirado por meio eletrônico. A documentação original do estrangeiro que optar por tirar o visto eletronicamente poderá ser pedida pelas autoridades brasileiras, que solicitará  documentação original.

A norma prevê que o Ministério das Relações Exteriores poderá editar normas que simplifiquem os procedimentos por reciprocidade, ou por outros motivos que julgar pertinentes, e que normatizem a obtenção de vistos fisicamente separados do passaporte do requerente.


Por Francisco Faria
Fonte: Agência Brasil


sábado, 10 de maio de 2014

Turistas em Sergipe receberão guia dos festejos juninos durante a Copa 2014


A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) vem realizando a divulgação dos festejos juninos de Sergipe massivamente desde o final do ano passado em todo o Brasil e exterior. E pensando na promoção de divulgação do Estado, a Setur e Emsetur produziram um material que será distribuído durante o período junino, momento de grande atração turística para o Sergipe e que coincide com a realização da Copa do Mundo de 2014.

Fruto de um projeto do edital do Ministério do Turismo (Mtur), o material chamado “Um ritmo para todos” foi escrito em três diferentes idiomas; português, inglês e espanhol e descreve o São João de Sergipe e suas principais manifestações culturais celebrando a vida e ressaltando as características do São João sergipano.

O livreto caracteriza os festejos como a celebração da vida, grande princípio que rege o São João do Estado. Além disso, ressalta as principais tradições dos municípios sergipanos, desde suas festas até a excelente gastronomia. As quadrilhas juninas são descritas no material como uma dança muito elaborada, que guarda uma grande tradição e conserva seus movimentos originais.

Outras informações e algumas curiosidades também podem ser encontradas no material preparado especialmente para os turistas que estarão em Sergipe durante a vinda da Seleção da Grécia para o Estado.




sexta-feira, 9 de maio de 2014

IFS promove seminário sobre turismo e desenvolvimento em Sergipe

AVISO: EM VIRTUDE DA DEFLAGRAÇÃO DA GREVE NO IFS, A DATA DE REALIZAÇÃO DO II SEMINÁRIO SERGIPANO DE TURISMO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL EM AMBIENTES COSTEIROS FOI TRANSFERIDA PARA OS DIAS 22 E 23 DE JULHO DE 2014.


Nos dias 22 e 23 de julho, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) vai promover o II Seminário Sergipano de Turismo e Desenvolvimento Territorial em Ambientes Costeiros – Conflitos e Impactos Ambientais no Litoral: Modelo Turístico de Sol e Praia. O evento será realizado no Auditório Pedro Braz, localizado no Campus Aracaju.

O seminário, uma iniciativa do Escritório Modelo de Turismo (Emtur) e do Grupo de Pesquisa em Gestão Territorial de Ambientes Costeiros (Gestac), é resultado de uma proposta conjunta da Coordenadoria de Tecnologia em Gestão de Turismo (CGT) e de Meio Ambiente (CMA) do IFS.

Ambientes Costeiros
Segundo a comissão organizadora do evento, os ambientes costeiros sergipanos têm sofrido um acelerado processo de ocupação nos últimos anos, que tende a ser ampliado com a interligação territorial entre os setores que compõem o espaço litorâneo do estado. Tal situação gera problemas de degradação que dificultam a prática de várias atividades, dentre elas o turismo.

Além disso, o problema evidencia a necessidade da realização de discussões acerca das prioridades de ação do poder público em áreas tão sensíveis em termos ambientais e tão valorizadas socialmente. Diante desse contexto e visando fomentar o debate entre profissionais, alunos e técnicos das áreas envolvidas nessa temática, surge a iniciativa de realização do seminário.

Durante o evento, pretende-se discutir os problemas dos ecossistemas costeiros sergipanos, ressaltando suas características físicas e bióticas; a legislação incidente e os conflitos de uso do solo, bem como as atividades turísticas; o processo de Gestão da Zona Costeira de Sergipe, sob a perspectiva do Desenvolvimento Territorial e da Sustentabilidade Ambiental; além da revisão do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC).

terça-feira, 6 de maio de 2014

Emsetur participará da ABAV Bahia


A Empresa Sergipana de Turismo estará participando da 4ª Feira de Turismo ABAV Bahia, que será realizada nos dias 08, 09 e 10 de Maio de 2014, no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções da Bahia, na cidade de Salvador, juntamente com a Expo Hotel ABIH Bahia e Expo Alimentos e Bebidas ABRASEL Bahia, todas ao lado do Governo do Estado no 3º Salão Baiano de Turismo e em paralelo ao Fórum Internacional de Turismo e Gastronomia.

Segundo dados do setor de pesquisa da Emsetur, a Bahia é o estado que mais emite turistas para Sergipe. Desse modo, o Governo de Sergipe entende ser de extrema importância a participação no referido evento, com a divulgação dos principais destinos turísticos de Sergipe.

A ABAV Bahia 
A Feira de Turismo ABAV Bahia 2014, que em sua versão anterior já reuniu, aproximadamente, 10.000 profissionais do trade, congregando todos os setores da Indústria do Turismo, é um evento de negócios, voltado para o Trade de Turismo, visando proporcionar oportunidades diversas de divulgação de destinos nacionais e internacionais, lançamento de novos produtos, garantindo também o espaço institucional ideal de visibilidade para sua marca, colocando-o em contato direto com todo o segmento e oportunidades geradas por esta indústria.


Fonte: Ascom SETUR
Foto: Maxwell Corrêa