“Sergipe deve receber 10 mil turistas durante a Copa”. A afirmação do
secretário de Estado de Turismo, José Roberto de Lima, comprova o
crescimento do turismo em Sergipe. Nos últimos anos, o Turismo em
Sergipe vem se consolidando como um importante setor econômico para o
estado. Até o mês de novembro de 2013, Sergipe alcançou a marca de
1.012.891 mil turistas que passaram pelo Aeroporto Santa Maria.
Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados
(Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, foram gerados no setor, de
janeiro até novembro deste ano, 1.835 novos postos de trabalho em
Sergipe, o que coloca o Turismo como o segundo maior gerador de empregos
no estado, só perdendo para a área da construção civil.
O gestor da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), José Roberto de
Lima, falou sobre os avanços que o estado alcançou entre 2007 e 2013,
registrando um crescimento de mais de 53,7 % no fluxo de turistas
(baseado na ocupação da rede hoteleira), o fortalecimento da atividade,
valorização da história, da cultura e das belezas sergipanas. Confira a
entrevista publicada na edição deste domingo no jornal Correio de
Sergipe.
ASN - O Turismo em Sergipe tem crescido a um ritmo intenso nos
últimos anos, como as políticas do Governo do Estado têm influenciado
esse processo?
José Roberto - Quando assumimos a pasta em 2007, o
Turismo em Sergipe era uma atividade que não configurava entre as mais
importantes na economia, ela tinha uma participação muito pequena no
PIB. A estratégia que vem se mantendo nestes últimos oito anos é,
primeiro, fazer um trabalho muito forte de promoção, pois Sergipe é um
estado ainda desconhecido do ponto de vista do Turismo de Lazer.
Segundo, interiorizar o turismo, pois a atividade era muito concentrada
em Aracaju, ainda é, mas era muito mais. Somando-se a essas duas
estratégias, foram feitas intervenções de infraestrutura neste sentido,
por exemplo, a Rota do Sertão, que possibilitou um desenvolvimento maior
do turismo naquela região do Cânion do Xingó e as pontes que foram
construídas, a Joel Silveira, primeiro, e depois a Gilberto Amado, que
possibilitaram o início de um fluxo maior de turismo no litoral Sul.
Então, essa associação entre uma forte promoção associada com
infraestrutura de acesso (Rota do Sertão e ponte do litoral Sul)
dinamizaram o turismo sergipano e hoje, temos o setor, talvez, entre as
três atividades mais importantes da economia, em termos de geração de
emprego. O que a gente conseguiu é resultado de todo um processo de
investimentos, em promoção e infraestrutura de acesso no interior.
ASN - Todos estes investimentos movimentam a economia, são mais
hotéis e mais estabelecimentos comerciais que se instalam no estado.
Quais as principais ações da Secretaria para manter estes resultados?
José Roberto - A atividade turística tem uma
peculiaridade: ela é essencialmente geradora de mão de obra, é o que em
Economia chamamos de uma atividade intensiva de mão de obra. Por
exemplo, o impacto gerado pela construção de um novo hotel: é pelo menos
um empregado por quarto. E temos também outros setores que são
movimentados e que continuam sendo de grande uso de mão de obra, como o
de alimentos e bebidas e de agências de viagens, por exemplo. Então, a
atividade turística está nesse sentido, de uma atividade que cresce
gerando muito emprego, ao contrário de outros setores que usam mais
máquinas ou tecnologia e menos mão-de-obra. Hoje, continuamos a fazer
estas ações de promoção com foco também no mercado internacional. A
Embratur tem feito uma parceria grande com o Governo de Sergipe e tem
estimulado a nossa participação em feiras de mercado internacional, que
passa a ser o foco, hoje, da Secretaria de Turismo.
ASN - Quais foram as principais ações e investimentos da Setur
e do Governo do Estado para promover Sergipe no Brasil e exterior,
aproveitando a visibilidade do País com a Copa do Mundo? Por que é
importante que o Estado aproveite essa oportunidade de projeção?
José Roberto - No momento, estamos focados na projeção
turística de Sergipe internacionalmente. Estamos nos preparando para a
Copa do Mundo mesmo antes de saber qual seleção viria para Sergipe. Nos
últimos dois anos, ampliamos o acesso às feiras internacionais de
turismo em convênio com a Embratur. Esta é a nossa ideia de ter feito a
promoção, agora, culminando com a Copa, que é o grande momento nosso de
divulgar Sergipe, e depois a manutenção deste mercado mais à frente. Não
se tem resultado em Turismo em curto prazo, tem que se ter todo um
processo de captação de fluxo, pois essa captação é que irá gerar um
horizonte daqui a uns dois anos. Nosso resultado atual é fruto das
promoções que foram feitas no passado, há quatro, cinco anos,
insistentemente, então essa tem sido agora uma realidade: começar a
pensar no fluxo de turismo internacional, que já vem para o Nordeste, e a
gente espera que venha, também, para Sergipe.
ASN - Quantos turistas Sergipe estima receber em função da Copa
e qual expectativa de crescimento da ocupação da rede hoteleira no
estado no período? Como a Setur buscou contribuir com o setor
capacitando os profissionais de hotelaria, taxistas, pessoas que
trabalharão no atendimento deste público?
José Roberto - Devemos receber aproximadamente 10 mil
turistas durante o período da Copa. Os gastos estimados destes turistas
devem girar em torno dos R$ 15 milhões durante todo o período.
Acreditamos que a ocupação da rede hoteleira no período deve ficar em
torno dos 90%, um crescimento de 30%, em relação à média do período. Nós
capacitamos cerca de 300 pessoas até agora, com o programa Pronatec
Copa na Empresa, para pessoas que já são funcionários do setor. Essa
capacitação foi fundamentalmente em idiomas com taxistas, policiais da
Cptur [Companhia de Policiamento Turístico] e pessoas que trabalham em
hotéis, bares e restaurantes. Já a Prefeitura de Aracaju ficou
responsável pelo Pronatec Copa, destinado a pessoas desempregadas que
podem ter a oportunidade de entrar na atividade turística.
ASN - Cerca de 150 jornalistas nacionais e internacionais virão
a Sergipe, uma vez que Aracaju sediará o Centro de Treinamento da
seleção grega. Como será a recepção deste grupo? Há alguma estratégia
específica direcionada para a imprensa internacional?
José Roberto - Preparamos um material que foi
produzido em dois idiomas, inglês e espanhol. Esse material vai ser
distribuído para toda a imprensa e estaremos concentrando este trabalho
no centro de imprensa, no Ginásio Constâncio Vieira. A ideia é que,
estes jornalistas tenham, além das informações gerais do estado de
Sergipe, também informações do turismo em Sergipe. Estamos preparando
City Tours, proporcionando passeios pelos principais pontos turísticos
do estado, todos os nossos roteiros que são tradicionalmente
trabalhados, como o Cânion de Xingó, o Foz do São Francisco, cidades
históricas (Laranjeiras e São Cristóvão), além dos próprios atrativos
aqui de Aracaju. A ideia é que a gente faça isso com a imprensa, que vai
está aqui no período, inclusive, entramos em contato com a Assessoria
de Imprensa da Federação Grega de Futebol, para que possamos criar
pautas de turismo.
ASN - O período da Copa coincide com a principal festa
sergipana: os festejos juninos, como esse tema será trabalhado e
divulgado pela Setur?
José Roberto - Este material que preparamos traz uma
panorâmica geral do turismo, mas também tem foco no São João. O mote da
divulgação dos festejos juninos tem sido o "São João Campeão", que
associa aos festejos juninos a copa do mundo. É importante destacar que,
pela primeira vez teremos um público significativo de turistas
internacionais e que terão a oportunidade de conhecer uma das mais
importantes manifestações culturais do nosso estado.
ASN - Diante deste quadro, qual a expectativa para o crescimento do fluxo turístico nos próximos anos?
José Roberto - Nossa taxa de crescimento é
aproximadamente 8% ao ano, então a gente espera que esse índice, que é
muito positivo e acima da média nacional, se mantenha e cresça com o
advento do turismo internacional. Com o trabalho que estamos fazendo, a
previsão é que a gente consiga manter este ritmo de crescimento para os
próximos anos. Essa tendência de crescimento tende a aumentar,
sobretudo, a partir do Prodetur [Programa Nacional de Desenvolvimento do
Turismo], desenvolvido pelo Ministério do Turismo, que é um programa,
de cinco anos de investimentos em Turismo, em diversas áreas, onde serão
investidos U$ 100 milhões em várias intervenções. Só em promoção, vamos
ter em torno de U$ 5 milhões para estes cinco anos e mais R$ 2 milhões
para capacitação. São recursos para fazer um politica de turismo em um
modelo que nenhum governo nunca teve, tanto em infraestrutura,
capacitação, como em promoção de uma forma muito planejada e que vão
está assegurando aos próximos gestores, possibilitando que eles façam um
planejamento de médio prazo no Turismo que, com certeza, vai manter
essa taxa de crescimento, não só nos próximos cinco anos, como também em
um horizonte de tempo maior, em torno de 10 anos. O Prodetur é
importante para consolidar a estratégia de turismo do estado, porque as
coisas não acontecem da noite para o dia, então você tem que promover
hoje, capitar, trazer jornalistas, agentes de viagens, para que com um
ano ou dois anos você consiga ter todo este investimento revertido em
fluxo turístico.
Fonte: ASN
Fonte: ASN
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