domingo, 30 de novembro de 2014

Museu do Mangue está temporariamente interditado


A Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) vem a público informar que o Centro de Educação Ambiental Manoel Bonfim Ribeiro, situado no bairro Coroa do Meio, encontra-se temporariamente interditado. A medida foi em decorrência dos constantes ataques de organizações criminosas, que colocam em risco a integridade física dos servidores e visitantes, bem como do respectivo Centro de Educação Ambiental.

Algumas adequações serão realizadas, tais como: a instalação de câmeras de segurança e de um posto da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Aliado a isso, estão sendo firmados convênios com a Universidade Tiradentes e Fundação Mamíferos Aquáticos para o desenvolvimento de programas socioambientais. Tão logo todas as providências tenham sido concluídas, o Centro será reaberto ao público.

Fonte: AAN

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

João Alves age para solucionar problema dos bares

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, posicionou-se na manhã desta quarta-feira, 19, sobre as ações civis públicas movidas pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), contra o Município de Aracaju, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Administração estadual (Adema), e União. As ações ajuizadas pelo MPF visam medidas drásticas contra 65 bares localizados entre a orla de Atalaia e a Rodovia José Sarney, promovendo inclusive a derrubada dos mesmos. Para o prefeito, a resolução dessas ações exige diálogo e serenidade, para que isso não prejudique a economia  com os milhares de  desempregos a curto e longo prazo, e em vários setores ligados ao turismo.

"Eu fiquei extremamente chocado. Tinha acabado de chegar de Recife, a serviço da Prefeitura Municipal de Aracaju, juntamente com o procurador Carlos Pinna Junior, e fui logo surpreendido com esta notícia. Surpreendido e extremamente preocupado porque eu valorizo muito o meio ambiente. Inclusive, exatamente por este apego que eu tenho com o meio ambiente, o presidente Sarney me chamou para incorporar o Ministério do Meio Ambiente, ao Ministério do Interior, quando nós estávamos na função. Eu entendo que o meio ambiente não é contra o desenvolvimento, que é ordenado. Eu creio que há uma margem de diálogo muito grande, entre a própria Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que é dirigida por um dos maiores especialistas em meio ambiente, reconhecido nacionalmente, o secretário Eduardo Matos. Também o convoquei, junto com o procurador do município, Pinna Junior e a presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Socorro Cacho, para uma reunião", afirma João Alves.

João Alves ainda lembrou que, quando assumiu a gestão, os bares localizados na Aruana funcionavam sem infra-estrutura, alguns utilizavam banheiros químicos por não possuírem W.C., e que esta medida não era nada ecológica. "Esta preocupação que nós temos com o meio ambiente foi comprovada ali mesmo na Rodovia José Sarney. Quando nós assumimos, aqueles bares utilizavam banheiros químicos, que eram prejudiciais ao meio ambiente. Nós demos uma solução em consonância com a Secretaria do Meio Ambiente. Uma solução que não afetava coisa alguma. A agressão ao meio ambiente, no caso gerando poluição da nossa praia foi resolvida na base do diálogo, do entendimento e do conhecimento. Essa medida do MPF, como ela foi anunciada, vai gerar milhares de desempregos já de saída, não só diretamente, mas também indiretamente, porque a grande maioria dos bares que foram mencionados são ícones do turismo de Aracaju", ressalta o prefeito.

O prefeito também destacou que, caso os estabelecimentos deixarem de funcionar, criaria uma reação em cadeia de desempregos no segmento turístico da capital. "Os turistas que vêm a Aracaju vão diretamente para os bares que estão na praia e essa atração vai desaparecer se as coisas forem feitas dessa maneira. Eles vão prejudicar uma das atividades que mais geram emprego. Porque na hora que o turista souber de algo desse gênero, ele vai deixar de vir aqui em Aracaju. Isso irá repercutir também na nossa rede hoteleira. Nós já fomos vítimas, recentemente, de um golpe terrível contra a atividade turística em Aracaju. A decisão de interromper o Pré-Caju. Nós ficamos solidários aos empresários, que são os responsáveis pelo projeto, porque ele deixou de ser um projeto de interesse particular para ser um projeto de interesse social nosso, veja só o caso dos vendedores ambulantes: durante o Pré-caju são empregados cerca de 20.000 vendedores ambulantes. Todo esse pessoal ficou desempregado. A nossa posição não é nenhuma atitude desrespeitosa com o meio ambiente, muito menos com o Ministério Público. Sabemos que o Ministério Público tem uma função importantíssima. Várias reuniões já aconteceram entre o Ministério Público, a Advocacia Geral da União e a nossa Secretaria de Meio Ambiente. Tudo estava sendo decidido com muita serenidade, por isso fiquei  surpreendido". Diz João Alves.

João Alves acredita que com as reuniões tudo se resolva de forma que não haja ônus aos proprietários dos bares listados pelo MPF. "Já estou tomando as devidas providências, convoquei hoje os nossos secretários que já foram comunicados, o secretário de meio ambiente, Eduardo Matos, o nosso procurador, Pina Junior e Socorro Cacho, a presidente da Emurb e, dentro de poucas horas, estaremos nos reunindo. Mais do que isso, eu já solicitei contato com o Ministério Público para podermos chegar a um entendimento que não produza tantos malefícios e tanto desemprego. Muitos pais de famílias que vão ficar sem trabalhar e como nós vamos fazer com  milhares de pessoas que da noite pro dia vão ficar sem emprego? Então vamos discutir, vamos debater, porque é como o secretário Eduardo Matos costuma dizer, "O meio ambiente a gente tem que conciliar através da adequação". Que se faça uma adequação correta, sem precisar demolição, como está acontecendo agora, e sem destruir um dos fatores mais importantes do turismo para Aracaju e  Sergipe porque isso vai repercutir na rede hoteleira, que vai sofrer um baque enorme e que, por sua vez, vai gerar desempregos também neste setor . Essa é uma medida de consequências muito danosas para Aracaju, para a geração de emprego, do turismo em si, e de milhares de pais de família que vão ficar sem ter o seu sustento. Tenho confiança, porque eu entendo que, no Ministério Público Federal, as pessoas também são sensíveis a essas questões. Nós vamos solicitar esse entendimento. Eu tenho muitas esperanças que vamos chegar a um bom termo, mas de pronto eu quero me solidarizar com os donos de bares, pedir também uma serenidade neste momento em que nós estamos iniciando um diálogo por conta desses fatos extremamente preocupantes para todos os aracajuanos", conclui.
 
Fonte: Ascom PMA

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Campanha da ABAV visa valorizar a atividade das Agências de Viagem associadas


A ABAV Nacional lança oficialmente esta semana a segunda etapa da Campanha de Valorização do Agente de Viagem com a criação de peças que unificam a imagem institucional das agências associadas. A iniciativa vem ao encontro dos anseios da classe e da missão da entidade, que inclui ações em prol das associadas em todo o território nacional.
A concepção da campanha, assinada pelo publicitário Dil Mota, passou por um estudo acurado do turismo brasileiro, dados estatísticos evolutivos, contextualização macroeconômica, identificação de tendências e percepção das mudanças que ocorrem no perfil dos viajantes. Uma vez esboçado o cenário e identificado o novo papel do agente de viagem em tempos de internet, foram criadas peças publicitárias que combinam apelos verbais fortes e imagens sugestivas. Meta básica da campanha: Estimular a percepção dos consumidores para a importância de ter um agente de viagem associado à ABAV a seu lado.
As 27 ABAVs estaduais receberam um kit de comunicação da campanha contratada pela ABAV Nacional para que cada uma delas assine as peças utilizadas no respectivo estado, contemplando a homogeneização da linguagem e, também, os traços regionais peculiares. A proposta estabelece um padrão para o País todo, mas é flexível e customizável. Busca, em última análise, aproximar o agente de viagem do seu cliente por meio de ícones e dizeres que humanizam esta relação. "Queremos despertar no consumidor as vantagens de contar com um consultor de viagens - entre elas a redução de riscos, sobressaltos e aborrecimentos. Só um agente de viagem capacitado e qualificado pode proporcionar isso, e queremos que nossos associados sejam identificados por esse diferencial", sustenta o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.
"O melhor da sua viagem começa com a gente e "O melhor da viagem é viajar. Deixe o resto com a gente" são alguns dos apelos verbais das peças, ancorados pelo mote Agente.com.você. "A ABAV é uma marca referencial no setor. Com a unidade e padronização da nossa comunicação visual, queremos que os agentes de viagem se reconheçam como classe e como profissionais, e tenham orgulho do serviço que prestam. Estamos confiantes no sucesso da campanha e certos de que ela será um divisor de águas para toda a categoria, e uma oportunidade para que mais agências possam se associar à entidade", conclui o dirigente. 

Fonte: Viaje Sergipe

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Após pichação, caranguejo gigante é restaurado


Construído há menos de quatro meses, o caranguejo gigante da Praia de Atalaia, que já se tornou uma atração para quem passeia pelo local, foi alvo de vândalos que picharam a escultura. O monumento, que chama a atenção por seu tamanho e pela sutileza de detalhes, está sendo restaurado pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) para em breve voltar a ser o belo cartão postal da capital aracajuana.
Responsável pela criação e restauração da peça, o escultor Ary Marques Tavares, 34, que trabalha montando e pintando peças e monumentos, se diz bastante triste com a atitude de algumas pessoas que teimam em depredar o patrimônio público.
“Fico bastante chateado quando a própria população sergipana não respeita nem o que diz respeito a sua cultura, infelizmente essa é uma prática constante”, relata. Atuando há cerca de 20 anos na área, considera o Caranguejo da Orla seu principal trabalho. “É um grande orgulho ter uma obra minha num ponto turístico tão importante de Aracaju e perceber que ela se tornou muito conhecida pela população local e pelos turistas”, comenta o escultor.
"Caranguejaço"
A escultura gigante do crustáceo mede sete metros de comprimento e 2,30 m de altura, e foi instalada na entrada do maior corredor gastronômico da capital - a Passarela do Caranguejo. Foram dois meses de trabalho para que o caranguejo gigante ficasse pronto. Ele foi todo moldado na argila e depois confeccionado em fibra de vidro e pintado com tinta automotiva, para resistir ao sol e a chuva. “Foi uma grande satisfação fazer o Caranguejaço e saber que ele simboliza um produto que os sergipanos e turistas adoram. Sem dúvida alguma, é uma obra que simboliza o Estado e eterniza nossa gastronomia”, relatou o artista na ocasião de sua inauguração.
Fonte: ASN

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Novidades marcam o 12º Guia Sergipe Trade Tour


A 12ª edição do Guia Sergipe Trade Tour foi lançada segunda-feira, 10, em uma belíssima cerimônia realizada no Radisson Hotel. Consolidada como importante instrumento de valorização à cultura a sergipana, a publicação agora inclui o município de Carmópolis no roteiro turístico, e ainda conta com uma loja virtual.
A diretora da S&Z Comunicação, Waldete Zampieri, conta que inserção de Carmópolis entre as opções do guia contribui para o fomento ao turismo religioso.  “Em Sergipe, temos Divina Pastora e vários lugares que fazem parte desse turismo. Agora também contamos com Carmópolis e com o Monte Carmelo, que foi reestruturado. É um nicho que tem boa procura e atrai um público muito grande”, conta.

A edição 2014 do guia também traz fotos e textos em homenagem do Encontro Cultural de Laranjeiras. “Estamos lançando a capa do Guia que é uma homenagem aos 40 anos do Encontro Cultural de Laranjeiras”, destaca Waldete.

O lançamento da loja virtual também é um dos grandes destaques da edição 2014. “Existem locais onde há uma procura muito grande, mas a distribuidora não alcança. Então, estamos lançando a loja virtual para atender a estas localidades”, afirma.

Guia

O Guia Sergipe Trade Tour apresenta uma completa lista das atrações turísticas do Estado, com os principais roteiros, restaurantes, dicas de hospedagem, pontos turísticos e gastronômicos do estado. Desenvolvido  pela S&Z Comunicação , o Guia é considerado um dos mais completos de Sergipe e é publicado em português e inglês. A edição impressa pode ser adquirida nas bancas e livrarias. Já versão atual é disponibilizada através do endereço (www.sergipetradetour.com.br).


Fonte: Portal Infonet