Após anos de abandono, o antigo Terminal Hidroviário e a Praça Luiz Gonzaga na Atalaia Nova estão completamente urbanizados. Onde antes existia um prédio em ruínas que servia de abrigo para desocupados, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) transformou em espaço de contemplação com bancos de alvenaria e iluminação em toda a extensão do píer.
Já na Praça Luiz Gonzaga, em frente ao antigo terminal, onde só existiam mato e alguns barracos de madeira, a Companhia Estadual de Obras Públicas (Cehop) vinculada a Seinfra, construiu calçadas, passeios com piso tátil, bancos de alvenaria, rampas para deficientes físicos, pergolados, mini anfiteatro e uma iluminação que realça todo o espaço. Também foram plantados vários coqueiros.
No centro da praça foi erguido um totem de contreto com seis metros de altura por oitenta centímetros de diâmetro revestido com cacos de granito formando figuras típicas da região.
Como homenagem ao forrozeiro que empresta o nome à área e por 2012 ser o ano do centenário do nascimento dele, no local será colocado um busto de Luiz Gonzaga.
Como homenagem ao forrozeiro que empresta o nome à área e por 2012 ser o ano do centenário do nascimento dele, no local será colocado um busto de Luiz Gonzaga.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, informou que a obra está em fase de acabamento. “Assim como entregamos o belo complexo da Orla, estamos concluindo esta bonita praça e este píer de contemplação. Estes são mais dois espaços de infraestrutura-turística que o Governo do Estado dota a Barra dos Coqueiros, em especial a Atalaia Nova”, destacou.
O pontilhão que permite o acesso ao local de carro também sofreu intervenção, foi ampliado de três metros e meio para seis de largura permitindo a passagem de dois veículos simultaneamente e ganhou um metro de calçada e guarda-corpo dos dois lados.
Antes de ser concluída e inaugurada a obra já é motivo de satisfação entre os moradores. Araci Pereira que reside na Atalaia Nova há 11 anos, conta que à noite a praça também é linda. “Se o pessoal do local preservar terá sempre um ambiente bonito. Eu mesmo já plantei minha planta na praça. À noite fica bonita com a iluminação dos postes, tenho a impressão de que não estou mais na Atalaia Nova, hoje sim, o hidroviário está mais bonito”.
Fonte: ASN
Nenhum comentário:
Postar um comentário