quarta-feira, 28 de março de 2012

O que as mulheres esperam de um hotel ?

Já faz algum tempo escrevi sobre a força das mulheres na economia atual. Juntas elas são responsáveis por gerar 5 trilhões de dólares de consumo e influenciar 70% de todas as decisões de compra.   A presença feminina mais que dobrou nos últimos 10 anos nos hotéis de 4 e 5 estrelas e elas já representam 40% dos viajantes corporativos.

Recentemente viajava em companhia de uma executiva e discutíamos como os hoteleiros teimam em achar que homens e mulheres esperam as mesmas coisas de um hotel. Pior ainda: hotéis são lugares masculinos desenhados por homens e para homens. Bares , lobbies,  fitness,  restaurantes, quartos… tudo parece pertencer ao universo masculino.  Pobres das que viajam sozinhas. Ou ficam no apartamento ou se submetem a serem intimidadas nas areas comuns.

Aqueles que despertam para a força das consumidoras freqüentemente caem no paradoxo do marketing masculino e estereótipos do tipo “hotel para mulheres” ou “ andar para mulheres”.  Estudos comprovam: elas detestam isso.

Quanto perguntei a minha amiga viajante o que ela espera de um hotel a resposta foi essa : “ Não precisa tornar as coisas complexas, bastariam pequenas melhorias como menus mais lights (com informações nutricionais) no restaurante, mais aparelhos cardiovasculares no fitness, segurança extrema mas não intimidadora, mais toalhas no apartamento e acima de tudo um secador de cabelos possante.”

Secador de cabelos ? Mas isso qualquer hotel tem !
Qualquer hotel tem. Mas como são comprados por homens, servem para secar cabelos de homens ou para não secar nada. Cabelo de mulher exige secadores possantes e portanto mais caros. Nenhum homem considera secador mais caro como um item primordial na compra de equipamentos de hotel. Eles preferem coisas de homem como enormes TVs com controle remoto. Mulher precisa mesmo é de secador de cabelos possante no quarto.”

Naquele momento pensei em Nelson Rodrigues e o seu óbvio ululante .
Por Paulo Salvador (Tendências e Tecnologia)

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