sábado, 29 de dezembro de 2012

Tudo pronto para o Réveillon na Orla da Atalaia

Na manhã desta sexta-feira, 28, no espaço onde será realizado o show da virada de ano da capital sergipana, foi feita uma inspeção para garantir a segurança de todas as pessoas que estarão no local para brindar a chegada de 2013. Na ocasião, estiveram presentes, além do presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), Waldoilson Leite, responsável pela realização da festa; representantes das unidades que estão envolvidas para que o Réveillon na Orla da Atalaia ocorra na mais perfeita ordem.

"Como todos os anos, será uma festa brilhante, onde reunirá o povo sergipano e turistas que aqui se encontram para comemorar o ano novo. Essa inspeção é uma forma de garantir sucesso e segurança para o público", comenta Waldoilson Leite, presidente da Funcaju.

Para que tudo saia com segurança, e aracajuanos e turistas possam ter uma festa tranquila diversos órgãos estão envolvidos, como Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Civil, Polícia Militar, Direitos Humanos de Sergipe, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea), Corpo de Bombeiros entre outros.
Limpeza, segurança, saúde e garantia de animação são os pontos fortes da festa que começa às 22h, mas para quem trabalha com comércio informal e para as pessoas que querem curtir de forma mais confortável, armando tendas, o espaço estará aberto a partir das 20h com equipes para orientar, como frisa o coordenador da Emurb, Daniel Lessa.

"Durante o dia da festa terá uma equipe para direcionar as pessoas, tanto quem vai trabalhar, quanto para quem vai aproveitar a festa. Está tudo correndo da forma esperada, sempre com o monitoramento correto para que a festa seja perfeita."

No quesito saúde a população também poderá ficar tranquila, o Samu estará presente com uma UTI e com suporte para fazer atendimentos rápidos no local da festa. Para a enfermeira do Maria Sheila Almeida um dos focos da noite será realizar o atendimento no local, sem precisar locomover as pessoas para outras unidades. "São poucos os ajustes que faltam para que a festa aconteça sem problemas, vamos fazer o possível para só locomover pessoas em estado grave, sem transtornos”, disse.

O coordenador da Defesa Civil, Nicanor Moura, destacou a importância de entregar a estrutura como estava planejado para que não aconteçam surpresas e a noite possa correr com tranquilidade e segurança. "Está tudo dentro do que foi estabelecido, como os órgãos responsáveis disseram que seria necessário e a festa vai acontecer de acordo com as normas técnicas”, afirmou.

Réveillon 2013 na Orla da Atalaia
Com início previsto para 22h da segunda-feira, 31, quem for curtir a chegada de 2013 nas areias da Orla da Atalaia vai aproveitar o show do grupo sergipano Cinco Elementos, do sambista Dudu Nobre e da cantora Maysa Reis. Além do show pirotécnico que enfeita o céu da Cidade da Qualidade de Vida.

Fonte: Funcaju

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Setur e Emsetur assinam convênio com Embratur

Foi assinado nesta quinta-feira,27, a liberação de uma verba destinada a divulgação do estado de Sergipe no exterior pelo Secretário de Estado de Turismo, Elber Batalha e pelo Presidente da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Paulo Henrique Sobral, juntamente com a representante do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
“A divulgação no exterior já existe e durante o ano de 2012 já participamos de diversas feiras e eventos nacionais e internacionais e com a liberação desta verba esperamos incrementar cada vez mais a divulgação de Sergipe no exterior”, disse o Presidente da Emsetur, Paulo Henrique Sobral.
Entusiasmado, o Secretário de Turismo, Elber Batalha, destacou a importância da realização das divulgações do estado no exterior. “Sergipe possui belezas que merecem ser visitadas não apenas por brasileiros, mas também por turistas estrangeiros, como o Cânion do São Francisco, as Dunas do Litoral Sul, as Cidades Históricas, as tradições folclóricas e sem esquecer da nossa fantástica culinária. O convênio irá ajudar bastante no projeto de cada vez mais vender o nosso destino com qualidade e profissionalismo.”
Além da maior divulgação que será feita no exterior a Empresa Sergipana de Turismo estará com um novo site institucional. O site estará funcionando a partir do inicio de janeiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa

sábado, 22 de dezembro de 2012

Domingo Espetacular, da Record, vai exibir série de reportagem sobre Sergipe

As belezas de Sergipe e os principais pontos turísticos do estão serão destaque no programa Domingo Espetacular, da Rede Record de Televisão. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) receberam esta semana uma equipe do programa que esteve em Sergipe gravando matérias para uma série especial com o nosso destino. Esta ação contou também com o apoio e parcerias dos hotéis Jatobá e Xingó Parque Hotel, da Casa de Forró Cariri, do Com Amor Beach Bar, da MFtur, do Bar e Restaurante Karranca’s e da Prefeitura de Canindé de São Francisco.

Os programas gravados em Sergipe serão exibidos durante todo o mês de janeiro na programação do Domingo Espetacular. A Ilha da Sogra, no litoral Sul do estado, Itabaiana com sua mercearia e bar que homenageiam os mortos e toda a saga de Lampião em terras sergipanas, foram registradas pelas câmaras da Record. Segundo o repórter Michael Keller, Sergipe é um estado lindo. “Tive o prazer de conhecer Aracaju em 94 e, mesmo sem essa nova Orla, já fiquei impressionado”, disse.

A produção do Domingo Espetacular ficou deslumbrada com a Fazenda Mundo Novo, no município de Canindé, um dos esconderijos preferidos de Lampião e seu bando. Outro ponto destacado pela equipe foi a já conhecida receptividade dos sergipanos. “Sempre tive vontade de entender a vida de Lampião e agora poder mostrar ao mundo a sua verdadeira história e andar um pouco dos 10 mil km percorrido por ele e seu bando nos deixou fascinados. Conhecer a fazenda Mundo Novo, que é um recanto de preservação da história do país, é de deixar qualquer brasileiro orgulhoso. Tive o prazer de conhecer neste dias em Sergipe gente de uma hospitalidade única e de um jeito especial. Estava literalmente em minha própria casa”, relatou o repórter.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Praias sergipanas são destaque no blog “Viaje na Viagem”

O blog "Viaje Na Viagem", de Ricardo Freire, preparou um guia de praias de Sergipe em uma de suas publicações do mês de dezembro 2012. Com o título "Miniguia de praias| Sergipe", a matéria destacou alguns dos pontos turísticos do estado. A primeira foto seguida da primeira indicação é a Ilha da Sogra, que fica localizada no município Estância. A matéria afirma que Sergipe oferece a maior diversidade de passeios perto da praia que um turista pode encontrar no Nordeste.
O blog destaca ainda que o turista, hospedado em Aracaju, capital sergipana, pode alugar um carro e fazer os passeios por conta própria, valorizando a facilidade de locomoção num estado compacto. "Com base em Aracaju, você pode visitar o litoral norte (Barra dos Coqueiros, Pirambu, o pantanal de Pacatuba), o litoral sul (Praia do Saco), as cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão e o Parque dos Falcões - um cardápio para pelo menos quatro dias inteiros", diz a matéria. Que também informa que a "cereja do bolo sergipano" é o passeio pelo cânion alagado do Xingó, no Rio São Francisco.
"As épocas mais animadas em Aracaju são durante o Pré-Caju (de 17 a 20 de janeiro) e o São João (o mais confortável do Brasil para o turista, devido à grande superioridade de Aracaju em comparação a Campina Grande e Caruaru nos quesitos hospedagem, gastronomia e passeios)", diz o blogueiro Ricardo Freire.
A publicação conta também que Aracaju é a campeã no quesito qualidade de vida entre as capitais nordestinas. "A capital é delimitada por dois rios - o Sergipe, ao Norte, e o Vaza-Barris, ao Sul. À beira do rio Sergipe fica o centro histórico (onde o novíssimo Museu da Gente Sergipana e o Mercado Municipal são visitas obrigatórias) e, em direção à saída da cidade, a Orlinha do Industrial, onde funcionam restaurantes pitorescos à beira-rio".
Fonte: AAN

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Passagens aéreas estão mais caras neste fim de ano. Saiba por que

Apenas quatro companhias estão em operação no Brasil, o que gera menos concorrência



A produtora Nathália Ribeiro mora no Rio de Janeiro e quer passar as festas de fim de ano com a sua família, que mora na Bahia. Desde setembro, ela estava pesquisando passagens de avião, mas contou ao iBahia que não encontrava bilhetes por menos 10 mil milhas ou menos de R$ 2 mil reais (ida e volta ou, a depender da data, apenas um trecho). Geralmente, o valor das passagens é inferior a R$ 500 (ida e volta).

"Com a compra da Webjet pela Gol e da Trip pela Azul, a concorrência entre as companhias aéreas diminuiu muito e os preços aumentaram absurdamente. Quem sofre com isso somos nós", lamenta Nathália, que observou que as passagens estão mais caras este ano e há poucas opções de voo. Apenas nesta quarta-feira (12) ela adquiriu as passagens por 15 mil milhas cada trecho, com conexões e escalas.


Quem não planejou com antecedência as viagens de final de ano e ainda quer ou precisa viajar fica assustado com os preços das passagens domésticas. De acordo com o  vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV-BA), Rogério Ribeiro, apesar de todo ano existir uma elevação dos preços no mês de dezembro, os bilhetes realmente estão mais caros.

"Existem vários fatores que contribuíram para a elevação do preco das passagens aéreas", diz Ribeiro. Além do início da alta temporada no Brasil, outro motivo apontado pelo vice-presidente da ABAV-BA é o afunilamento do mercado de empresas, limitando o número de companhias aéreas com atuação no país a basicamente quatro: Tam, Gol, Azul e Avianca.

Este afunilamento gera uma diminuição de oferta e uma determinada liberdade de preço, segundo ele. "Se você tem muitas ofertas, você tem competitividade. Se não tem, gera colapso e elevação de preços", afirma Ribeiro. 

Outra razão é que a Tam e a Gol, as duas maiores companhias aéreas do Brasil, tiveram prejuízos no primeiro semestre, tendo seus balancetes no vermelho neste período. E quem paga a conta é o consumidor, pois as empresas elevaram os preços para garantir o equilíbrio no fechamento do ano, explica o vice-presidente da ABAV-BA.

Planejar para pouparPara não passar sufoco na hora de comprar passagens, o jeito é se planejar e não fechar o feriado em cima da hora. "Passe a se planejar com extrema antecedência, porque senão vai pagar mais caro", aconselha Ribeiro. 

Afinal, os bilhetes aéreos ficam disponíveis para a compra com 11 meses de antecedência, o que torna possível planejar com bastante antecedência. "Em dezembro, comece a comprar o bilhete para o São João", recomenda.

Não planejou?
Para quem não conseguiu se planejar ou precisa fazer a viagem de última hora, ainda restam algumas tentativas para driblar os altos preços. Segundo o vice-presidente da ABAV-BA, existem algumas empresas no mercado que ainda possuem coisas que não foram vendidas. A recomendação é ir para o mercado e ver nas agências o que ainda está disponível, principalmente os pacotes combinados (que incluem passagem aérea e hospedagem, por exemplo). 

Se ainda assim não conseguir algum preço mais em conta e o motivo da viagem for apenas o lazer, vale a pena refletir se é fundamental fazer essa viagem tão cara neste momento, aconselha Ribeiro. E, então, pensar na possibilidade de se planejar para o próximo feriado.

Já quem precisa viajar, para visitar familiares, por exemplo, pode optar pelo transporte rodoviário. Ou ficar de madrugada tentando alguma passagem mais barata. "Mas é uma loteria", adverte o dirigente.

Fonte: iBahia.com


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Secretário de Turismo participa de evento do Dia do Marinheiro

No dia 13 de dezembro de todos os anos, a Marinha do Brasil comemora o dia do Marinheiro. Esse ano, a Capitania dos Portos de Sergipe realizou uma Cerimônia Militar alusiva ao dia, e aproveitou para homenagear pessoas que estão diretamente envolvidas com o desenvolvimento da Capitania local.

Representando o Governo do Estado, o secretário de Turismo, Elber Batalha, esteve presente na cerimônia. Para o secretário, o papel da Marinha do Brasil é crucial. "A Marinha tem um papel importantíssimo na defesa da soberania nacional, na defesa por vias marítimas, na garantia da segurança da navegação civil, ou da navegação turística", disse Elber, sobre a fiscalização das navegações. O secretário acrescentou ainda a importância da atuação da Marinha em Sergipe. "A Marinha não trabalha apenas para coibir, punir ou multar as embarcações, mas, sobretudo, orienta, fiscaliza e incentiva que cada vez mais o turista faça um lazer responsável ou que o esportista náutico pratique seu esporte de forma segura", afirmou.

O Capitão de Fragata, Eron Marçal, explicou que durante a semana, vários eventos acontecem para comemorar o dia do Marinheiro. "Começamos ontem, com a chegada dos navios no porto de Aracaju, onde há mais de quatro anos não se recebia navios, por conta do assoreamento da barra do Rio Sergipe", explicou. "Agora nós estamos resgatando esses navios para o antigo Porto de Aracaju, que vieram agora para abrilhantar a semana da Marinha", disse o Capitão, que também recebeu na cerimônia o título de cidadão Aracajuano. O Capitão Eron Marçal falou também sobre as visitações que ocorrerão aos antigos navios que estarão no Rio Sergipe. "Da última vez que fizemos esse tipo de programa, mais de seis mil pessoas foram conhecer o navio", disse.

Para o Secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, as comemorações ao dia do Marinheiro são de extrema importância para a valorização da Marinha Brasileira. "Hoje é um dia de comemorar a existência de uma instituição que é essencial para a história do nosso país e construção da nossa nação. A marinha esteve presente em momentos difíceis e tem uma atuação significativa em tempos de paz. Longa vida à Marinha Brasileira", concluiu.

Fonte: Setur/SE com fotos de Carlovancy Andrade

domingo, 9 de dezembro de 2012

Aracaju sedia I Salão Gastronômico

Assim como a tranquilidade, a natureza, a cultura e as praias de águas mornas são atrativos para quem vem a Sergipe, a culinária local também é uma grande surpresa, com seus temperos e sabores que enchem d´água a boca de sergipanos e dos turistas. E foi nesta mistura de sabores que aconteceu nos dias 03 e 04 de dezembro o I Salão Gastronômico de Sergipe, que contou com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e Empresa Sergipana de Turismo.

Durante o Salão Gastronômico foram realizadas palestras, workshops, minicursos e mesas redondas com a finalidade de capacitar profissionais na arte da boa mesa que contou com a presença dos melhores chefs e professores do mercado. Entre os convidados estavam William Chen Ten, Julien Christian Mercier, Rafael A. P. da Costa e Silva, Berton Fagundes de Gouvea, Damien Montecer, Frederic Leon de Maeyer, Diego Lozano, André Castro, Christian Burjakian e Eudes Assis, que além de trocarem experiências, conheceram um pouco de Sergipe e de sua potencialidade turística na área gastronômica. “Foi uma grande oportunidade de mostrar ao Brasil a nossa gastronomia que é tão rica e deliciosa, além de colocar o estado na rota da gastronômica mundial”, ressaltou Elber Batalha, secretário de turismo.

Fonte: Setur/SE

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

R$ 6,6 milhões serão destinados ao Turismo em Sergipe

"Foi uma conquista de Sergipe e do governador Marcelo Déda, que já esteve várias vezes em Brasília na busca destes recursos", comemorou o secretário de Turismo, Elber Batalha, que volta a capital sergipana já com o empenho assinado para a construção da rodovia que liga Santa Luzia do Itanhy ao povoado de Crasto. "Trata-se de um pleito antigo daquela comunidade", lembra o secretário. A primeira etapa do Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo beneficiará 16 unidades da federação que atenderam às exigências da União. "Sergipe se viabilizou porque cumpriu as exigências, tornando-se parceiro do Ministério".O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Turismo, assinou um acordo que garante R$ 6,6 milhões à infraestrutura turística no Sul sergipano. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 04, em Brasília, com a presença do Ministro do Turismo, Gastão Vieira.

No total, o Turismo empenhou R$ 305 milhões para obras de infraestrutura turística nessas unidades da federação. Pelo documento, os signatários firmam o compromisso de incluir o setor na lista de prioridades. Os demais estados deverão ser incluídos na segunda etapa do pacto, a ser realizada em 2013.

Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo

O documento assinado por representantes do governo federal e governos estaduais apresenta as perspectivas abertas no turismo com a inclusão de milhões de brasileiros na classe média e com a proximidade dos megaeventos como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo da Fifa 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O pacto destaca também o potencial do setor para responder de maneira rápida e eficaz aos efeitos da crise mundial no Brasil.

"Com o pacto do turismo cristalizamos a gestão participativa no segmento e invertemos o fluxo de demandas. Trabalhamos em conjunto com os estados e municípios para traçar estratégias, definir prioridades e, com isso, otimizar a utilização dos nossos recursos", explicou Gastão Vieira. O ministro ressalta a importância dos estados e municípios apresentarem a documentação necessária para serem beneficiados com o pacto nas etapas seguintes.

Fonte: SETUR


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Sergipe se destaca em Gramado e apresenta suas potencialidades na Festuris

Encerrando a participação de Sergipe, este ano, em eventos e feiras de turismo por todo o Brasil, o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur) e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) estão participando do 24º Festival de Turismo de Gramado (Festuris). Em 2012, o Festuris reuniu mais de 300 expositores, dentre estes, 40 internacionais.

Este ano, Sergipe apresentou todos os destinos turísticos do estado em Gramado. Levou também o roteiro sol e praia e destacou as cidades históricas São Cristóvão e Laranjeiras, além do artesanato, cultura e culinária locais. No estande de Sergipe os agentes de viagens do Brasil e do mundo também puderam conhecer um pouco mais sobre o Cânion de Xingó, localizado no município de Canindé de São Francisco (230km de Aracaju). Durante a solenidade de abertura, Sergipe foi homenageado com o Trofeu Amigos do Festival, onde o secretário de governo de Canindé de São Francisco recebeu a honraria juntamente com outras importantes figuras do turismo nacional.

Para o secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha, a Festuris é um grande evento do turismo nacional e o destino sergipano tem destaque entre os expositores e agentes de viagens. "Sergipe há 14 anos participa da Festuris e é um grande incentivador da festival. Prova disso é que a festa oficial do evento é organizada pelo nosso estado com muito primor e dedicação. Poder mostrar e divulgar o nosso destino para este público selecionado vai gerar diversos negócios e garantias de retorno para o nosso turismo", acredita.

Já o deputado federal e membro da Comissão do Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, Valadres Filho, destacou o incentivo do governo do Estado na divulgação de Sergipe no Brasil afora. "Tive a oportunidade de presenciar a ação do governo, através da Setur e Emsetur em eventos como estes. É uma oportunidade de divulgação de nossas potencialidades, mas também é uma ocasião para formalizarmos negócios e estreitar a relação com os setores ligados ao turismo do Brasil e do mundo. Parabenizo Elber Batalha e toda sua equipe por estarem sintonizados com a importância da participação efetiva em eventos como este".

O trade turístico de Sergipe também esteve presente na 24ª Festuris, através de sua rede hoteleira e operadores de viagem. Diversos representantes desta categoria se fizeram presentes em Gramado a fim de fechar negócios e parcerias futuras. "A Feira de Gramado cresceu muito e hoje é um referencial, onde nós temos a oportunidade de fechar vários acordos comerciais devido ao grande número de operadores hoje presentes e a participação do Governo de Sergipe é essencial com um belíssimo estande, divulgando os atrativos turísticos, onde os hoteleiros têm um suporte, um ponte de encontro entre hoteleiros, receptivos e operadores".

Logo mais à noite haverá a grande Noite Sergipana. O evento, que acontece há 14 anos, este ano vai homenagear Sílvia Oliveira, que faleceu no primeiro semestre e grande incentivadora do turismo de Sergipe. Durante a Noite Sergipana, os agentes e operadores que estão participando da Festuris poderão conhecer peculiaridades de gastronomia e cultura de Sergipe. Haverá também um grande show com a participação da cantora Maysa Reis.

Fonte: Ascom SETUR

terça-feira, 27 de novembro de 2012

A edição especial da revista Folha do Turismo Brasil feita para veiculação em Londres, no mês de novembro, destacou o estado de Sergipe como uma boa opção para turismo de lazer. Com o título "Cultural and touristic diversity in Aracaju", a matéria informa que Aracaju é preparada pra atender a diferentes mercados e públicos. A revista explica o crescimento da movimentação turística do estado nos últimos anos.

A tranquilidade da cidade e a segurança são também mencionadas no texto. "Ready for the touristic market, Sergipe's capital has natural attractions", diz matéria ao falar sobre praias, rios e principalmente a gastronomia local.

Outro aspecto mencionado na matéria como vantagem sobre estar em Aracaju, são os mais de 50 quilômetros de ciclovia que podem ser bem aproveitados por aqueles que gostam de um passeio de bicicleta.

Fonte: SETUR/SE

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ponte Gilberto Amado será entregue em dezembro

Em sua etapa final de construção, a Ponte Gilberto Amado, que vai ligar os municípios de Estância e Indiaroba, recebeu na manhã desta quarta-feira, 14, a última visita técnica. A vistoria foi realizada pela equipe responsável pela obra e equipe do governo de Sergipe. Considerada a maior construção sobre um rio em todo o nordeste brasileiro, a Ponte Gilberto Amado, que fica sobre o Rio Piauí, está quase pronta para ser entregue a população.

Esta é uma obra que contribuirá para a evolução da região Sul do Estado de Sergipe. O governador em exercício, Jackson Barreto, afirmou que essa ponte será peça de grande importância também na Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. "Essa ponte é um instrumento não só para os sergipanos, mas também para todos que precisarão se dirigir em busca de acompanhamento da Copa do Mundo de 2014", disse. Dentre os maiores beneficiados com a construção da ponte, estão os vizinhos baianos, que agora poderão visitar Sergipe com mais facilidade. "O maior frequentador emissor de turistas para Aracaju é a Bahia, e por esse motivo acreditamos que essa é uma grande obra em prol do nosso turismo", disse ainda.

A Ponte Gilberto Amado será entregue pelo o Governo do Estado até o dia 10 de dezembro. "Essa ponte é o fechamento de toda interligação do litoral norte da Bahia ao litoral Sul de Sergipe. A partir de agora, as viagens se tornarão mais seguras e agradáveis. A ponte Gilberto Amado proporciona uma paisagem litorânea que é uma das mais bonitas do nosso estado. Gostaria de parabenizar ao Governo de Sergipe e ao Ministério do Turismo por essa obra. Essa é a maior obra do MTur na gestão atual e também uma grande conquista pra Sergipe", lembrou o secretário de Turismo, Elber Batalha.

Para o secretário de Infraestrutura, Valmor Barbosa, a construção da ponte é uma maneira de integrar regiões. "Primeiro unimos, depois encurtamos, e logo em seguida fazemos a integração das regiões que estão de cada lado da ponte", disse o secretário sobre o desenvolvimento que obras como essa causam nas regiões envolvidas. "Agora todos poderão fazer esse trajeto apreciando essa bela paisagem, tanto quem vem de fora de Sergipe, como quem vai para fora de estado", completou.

A Ponte
Localizada sobre o rio Piauí, ligando os municípios de Estância e Indiaroba, através dos povoados de Porto do Cavalo e Terra Caída, a ponte Gilberto Amado é uma grandiosa obra de infraestrutura que faz parte das ações do Governo de Sergipe para o desenvolvimento turístico no estado. A ponte possui 1.712 metros de comprimento e 14,20 metros de largura, sendo a maior em todo o Nordeste brasileiro e já está em fase de finalização. Sua construção gerou aproximadamente 750 empregos diretos e o valor da obra é de R$ 124 milhões.

Fonte: Ascom SETUR (fotos: Maxwell Corrêa)

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Revista de bordo apresenta dicas sobre Aracaju

A Voe, a revista de borda da Trip e Azul Linhas Aéreas, traz em destaque na sua edição de novembro a cidade de Aracaju e seus encantos. De acordo com a revista, a capital de Sergipe é uma joia nordestina que guarda uma riqueza cultural sem tamanho e belezas de encher os olhos. A Revista Voe contou um pouco da história da capital do menor estado brasileiro, destacou os diversos pontos turísticos da cidade e o título dado pelo Ministério da Saúde, como capital que oferece a melhor qualidade de vida do Brasil.

‘A hospitalidade dos moradores, a tranquilidade e beleza são aspectos que tornam a cidade de Aracaju tão encantadora, alguns dos pontos turísticos como a Orla de Atalaia, a Passarela do Caranguejo, o Centro Histórico, o Museu da Gente Sergipana, o Mundo Maravilhoso da Criança, a Colina do Santo Antônio e o Oceanário fazem com que os turistas encontrem na cidade uma riqueza cultural sem tamanho', enalteceu a publicação.

A reportagem feita pela Revista Voe informou também sobre os locais para o turista se hospedar e boas indicações para onde ir, além disso, destacou a maravilhosa culinária da cidade e o artesanato, que entre as diversas peças disponíveis, possui a renda irlandesa, declarada Patrimônio Cultural do Brasil.

Confira a matéria completa através do site: http://www.voetrip.com.br/revista/

Fonte: Ascom SETUR

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Instrumental de Ferraro Trio e convidados na Orla Pôr do Sol

O power trio instrumental de Aracaju, Ferraro Trio, leva sua música “Black” ao Projeto Orla Pôr do Sol, organizado pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju). Eles se apresentam neste sábado (10), a partir das 17h, acompanhados dos músicos convidados Igor Gnomo, Igor Cortês e Enrique Teles. A Orla Pôr do Sol fica no Mosqueiro, Zona de Expansão da Capital.

Rock, soul music, jazz, várias são as vertentes da música negra americana que influenciam os músicos profissionais e graduandos de Licenciatura em Música, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Saulinho Ferreira (Guitarrista e compositor), Robson Souza (Baixista) e Rafael Jr. (Baterista), compondo assim o Ferraro Trio.

Juntos desde junho de 2009, de lá para cá, tocaram em diversos eventos culturais em Aracaju, incluindo o Projeto Freguesia da Funcaju, além de outros Estados, como a Feira Música Brasil 2010 em Belo Horizonte (MG), VI Festival BNB de Música Instrumental na Paraíba e no Ceará, onde também participaram, a três meses, da Feira da Música de Fortaleza.

Artistas internacionais como James Brown, Jimi Hendrix e Steve Wonder, além de brasileiros como Wilson Simonal, Jorge Ben e a Banda Black Rio, são homenageados pelas interpretações do Trio em seus shows, que além dos covers dotados de suas versões instrumentais, contam com um repertório próprio crescente.

Gravaram dois EPs, o primeiro, de 2009, lançava as músicas autorais “Ferraro”, “Capitão Cook” e “Pega o doido”. O segundo, de 2011, vem acrescentar ao repertório do trio as canções “Ponta dos Mangues”, “Retrobike” e “Hamster”. No intervalo, foi gravado em 2010, o DVD com a apresentação do Ferrano no Projeto Verão Sergipe.
No momento, os garotos estão batalhando pela captação de recursos, para gravação e viabilização do primeiro CD da banda, projeto que já se encontra pronto, segundo o baterista Rafael Jr.

Convidados
Na apresentação de sábado, na Orla Pôr do Sol, o Ferraro Trio vai contar com a participação de três parceiros da cena musical de Aracaju, o elogiado guitarrista baiano Igor Gnomo, o músico Igor Cortês (gaita e flauta), além de Henrique Teles, vocalista, guitarrista e compositor da banda sergipana Maria Scombona.

Orla Pôr do Sol
A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tornou o Povoado Mosqueiro mais um destino turístico da capital, ao entregar à população a obra de revitalização da Orla Pôr do Sol, às margens do rio Vaza-Barris. Toda estrutura de lazer serve tanto aos turistas e frequentadores locais, como também abre espaço para a geração de renda dos pequenos comerciantes instalados no empreendimento.

Fonte: Ascom PMA

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Praia do Saco é destaque na UOL

Na última terça-feira, 30, o site UOL Viagem destacou as belezas da praia do saco, que está localizada na ponta sul de Sergipe. O site ressaltou que a praia é uma das mais belas do estado. Segundo o site, a praia do saco contém os principais ingredientes para um perfeito cenário de filme: areia branca e fofa, mar calmo e cristalino, diversos coqueiros e formações rochosas que terminam de compor a paisagem.

Aos fins de semana e feriados, a parte esquerda da praia tem maior movimentação por conta da infra-estrutura oferecida aos turistas, já o outro lado, é considerado o mais sossegado, de acordo com o UOL Viagem.

O site destacou também a proximidade com outras praias. Como Mangue Seco, a última praia do norte da Bahia, Ilha da Sogra, Ilha do Saco, e praia de Abaís em Sergipe.

A ida da capital de Sergipe até o litoral sul do estado já vale a pena pelas lindas paisagens do caminho, como a passagem pela nova ponte Joel Silveira, sobre o rio Vaza-Barris e as centenas de coqueiros por toda a estrada, ressaltou a matéria.

Fonte: Ascom Emsetur (Foto: Maxwell Correa)

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Energisa apresenta novo projeto para o Natal

Na manhã desta quarta-feira, 26, a direção da Energisa, representada pelo diretor presidente Gioreli de Sousa Filho, anunciou para a imprensa e autoridades públicas, em entrevista coletiva, o presente que a empresa ofertará para a sociedade sergipana neste Natal de 2012: o Projeto Natal Iluminado.

A empresa disponibilizará um cenário natalino, composto de elementos luminosos e gêiser a serem instalados no Parque Augusto Franco (Sementeira). Será um verdadeiro cenário que invoca intensamente o espírito do Natal, inclusive, com direito à queima de fogos na inauguração. Além disso, a Energisa encomendou um projeto de iluminação da pista principal de caminhada do Parque, sendo este um presente que poderá ser desfrutado pela população sergipana não apenas na época natalina.

A ideia, além de estimular o encantamento com o contexto levantado, é congregar as famílias sergipanas e turistas que visitam Aracaju no final de ano em um só lugar, promovendo o deslumbre que as luzes e as decorações temáticas trazem.

Gioreli de Sousa Filho afirmou que o projeto da Energisa permitirá a interação das pessoas com a decoração, que conjugará iluminação, ornamentação e beleza, em conjunção com outras obras realizadas pela Prefeitura de Aracaju, o que enriquecerá mais ainda o Natal da cidade.

A Energisa destacou que houve muito estudo para a busca de um “presente” que pudesse agradar o povo sergipano. O novo presente tem tudo para ser uma atração ímpar tanto para quem reside em Sergipe quanto para os turistas.

O prefeito Edvaldo Nogueira, presente ao evento, disse que a parceria do setor público com o privado é fundamental. Ele ressaltou que, neste caso da parceria com a Energisa, a empresa entra com os recursos para a realização da obra inteira. “Todos os recursos da decoração que será feita no Parque da Sementeira e a parte definitiva são um presente da Energisa à cidade”, disse o prefeito.

A expectativa é que este cenário natalino promovido pela Energisa e pela Prefeitura Municipal de Aracaju, no Parque Augusto Franco, seja o embrião de um projeto que venha crescer a cada ano. Capacidade para isso já tem, pois ele já nasce grandioso.

Fonte: Ascom Energisa

sábado, 1 de setembro de 2012

Resort na Barra dos Coqueiros terá nova administração

O antigo Hotel da Ilha, localizado na Barra dos Coqueiros, será transformado em um novo resort. O local será administrado pela operadora de turismo CVC, que assinará contrato na próxima segunda-feira, 3, com a empresa GJP e a EJS Hotéis e Turismo, atual administradora do resort, na sede do Clube de Dirigentes Lojistas (CDL) de Aracaju, às 17h. O hotel, cujo novo nome ainda não foi divulgado, estará aberto ao  público a partir do dia 15 de outubro.
A assinatura do contrato contará com a presença do empresário Guilherme Paullus, dono da CVC, e do dono do Resort da Barra dos Coqueiros, Edson Santos. Em conversa com o Portal Infonet, o empresário Edson Santos preferiu não divulgar maiores informações. “Não queremos antecipar nada para não estragar a surpresa”, diz Edson.
Já a assessoria de Comunicação da Secretaria de Turismo de Sergipe (Emsetur), se resumiu a dizer que estarão presentes ao evento, o governador Marcelo Déda, o secretário de Turismo, Elber Batalha, e empresários do Estado.

Fonte: Portal Infonet

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

"Novo" aeroporto de Aracaju terá capacidade quadruplicada

O fluxo de passageiros do aeroporto de Aracaju irá aumentar com a criação do novo aeroporto que passará a ter 32 mil m² e terá sua capacidade quadruplicada. Serão 18 meses de prazo para a conclusão das obras que estão previstas para começar em dezembro deste ano e acontecerá em duas etapas, uma de ampliação da atual pista de decolagem e a outra com a criação de uma pista paralela e uma taxiway.

Com a criação do novo aeroporto de Aracaju a estimativa de aumento do fluxo de passageiros passará de 1 milhão e 400 mil para 4,3 milhões ao ano possibilitando o pouso e decolagens de aeronaves capazes de transportar de 350 a 585 passageiros e tendo como resultado o crescimento ainda maior no número de turistas que chegarão a Sergipe, fato já observado e maior motivação para reconstrução do terminal.

Para o secretário interino José Roberto de Lima, com o aumento no número de passageiros vindos para Sergipe surge a necessidade de ter um aeroporto maior e mais confortável para todos. "Estamos entusiasmados com o projeto que prevê um novo e moderno terminal de passageiros e com isso haverá uma adequação do sistema viário de acesso e ampliação do pátio de aeronaves."

O local para construção do aeroporto será em frente ao conjunto Santa Teresa e a Companhia Estadual de Habilitação e Obras (Cehop) está responsável pelo desmonte do Morro do Avião, no bairro Santa Maria.

Fonte: Portal Nenoticias

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Museu da Gente Sergipe é finalista em concurso nacional

O Museu da Gente Sergipana, administrado pelo Instituto Banese, é um dos três finalistas do prêmio nacional ‘O Melhor da Arquitetura Brasileira 2012’, na categoria de restauração. A informação é do superintendente do Instituto Banese, o arquiteto Ézio Déda, segundo o qual esta classificação entre os principais projetos nacionais de arquitetura já reconhece a qualidade técnica do projeto de implantação do Museu da Gente Sergipana, que incluiu a restauração completa do prédio histórico do Atheneuzinho, uma antiga escola de Aracaju, construída em 1926, e que foi o principal centro de formação educacional do estado na primeira metade do século passado.

Implantado pelo Instituto Banese, em parceria com o Governo do Estado, o Museu da Gente Sergipana foi inaugurado no final do ano passado, dentro das comemorações pelos 50 anos do Banese, e é hoje uma das principais atrações turísticas do estado, no antigo prédio do Atheneuzinho, na Avenida Ivo do Prado, 398, no Centro Histórico de Aracaju.

“Restaurar um monumento arquitetônico como o Atheneuzinho foi uma complexa tarefa multidisciplinar que exigiu a participação de diversos profissionais, entre arquitetos, engenheiros, designers, historiadores, pesquisadores e artistas”, conta Ézio Déda, ao ressaltar que toda a equipe envolvida no projeto de restauração e execução da obra está muito satisfeita com a classificação no concurso nacional de arquitetura, pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido.

Votação dos melhores

Dentro do processo para a escolha dos finalistas do prêmio ‘O Melhor da Arquitetura 2012’, a seleção dos melhores projetos foi realizada por uma equipe de curadores que analisaram diversos itens técnicos e resultados práticos obtidos pelas obras. Além da escolha técnica, entretanto, existe espaço para a participação do público, que pode votar no melhor projeto.
“Vamos votar e contribuir para que o projeto do nosso Museu da Gente Sergipana seja reconhecido como a melhor restauração da arquitetura brasileira em 2012”, conclama Ézio Déda. O resultado final da promoção será anunciado em um grande evento no Memorial da América Latina, em São Paulo, no próximo dia 30 de outubro.
Fonte: ASN

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Emsetur se reúne com o novo comandante da CPTur

Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) realizou nesta quinta-feira, 2, uma reunião com o novo comandante da polícia militar de Sergipe, Geovânio Feitosa, no sentido de solicitar ações de policiamento com o intuito de promover mais segurança ao turista.

De acordo com o comandante da Companhia de Policiamento de Turismo (CPTur), o policiamento está sendo trabalhado diante dos fatos ocorridos recentemente de forma a intensificar as abordagens. "Vamos estar mais atentos aos possíveis infratores que possam praticar os delitos, além disso, nossa ação fará o policiamento através de viaturas, bicicletas e motocicletas, inclusive, na parte do calçadão da orla. Fazemos um policiamento durante 24h e procuramos atuar também de acordo com os relatos que a população nos faz".

"É fundamental que exista uma intensificação do policiamento na Orla de Atalaia e adjacências. Para isso, estamos elaborando um plano de ação que irá levar mais segurança para os turistas e a comunidade local", disse Paulo Henrique Sobral, presidente da Emsetur.

Fonte: Ascom Emsetur

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Embratur: Entre Campina Grande e Caruaru, turistas preferem o São João de Aracaju

Segundo pesquisa elaborada pela Embratur em parceria com a Unesco, Aracaju aparece em posição de destaque com relação ao número de visitantes durante os festejos juninos. Em comparação às cidades de Campina Grande e Caruaru, que tradicionalmente realizam grandes eventos no período, a capital sergipana apresentou um índice de 52,2% de turistas nacionais, enquanto outros destinos tiveram 37,7% (Campina Grande) e 16,9% (Caruaru).

As informações fazem parte de um amplo  diagnóstico sobre o Comportamento do Turismo Cultural Internacional. O objetivo era analisar o perfil e comportamento do turista, identificando sua origem, motivação de viagem, seus hábitos de consumo e perfil socioeconômico. Os resultados acabaram servindo de parâmetro para a criação de estratégias de divulgação e desenvolvimento para o setor. 

Os dados coletados foram referentes às edições dos festejos de 2008, entre os dias 21 a 29 de junho, em cidades do Norte e Nordeste com eventos culturais de grande expressividade, como é o caso de Parintins (AM), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), São Luís (MA) e Aracaju (SE). Na oportunidade, foram aplicados questionários com os frequentadores da festa, além de uma abordagem direta a mais de quatro mil pessoas em que se investigou a procedência de origem.

Fonte: Setur

domingo, 15 de julho de 2012

Conheça os principais roteiros turísticos da capital da qualidade de vida

Aracaju é uma cidade tranquila, segura, aconchegante e acolhedora. Preparada para o mercado turístico, a capital sergipana possui atrativos naturais - praias, rios, manguezais -, saborosa gastronomia marcada principalmente por sabores do mar e uma ótima infraestrutura urbana.

A população local e os visitantes dispõem de grande diversidade de equipamentos culturais e de lazer, a exemplo de museus, galerias de arte, centro de convenções, teatros, parques, casas noturnas e de espetáculos.

Graças ao sistema de transporte público integrado, é possível conhecer toda a capital sergipana com um único bilhete, que permite que o passageiro pegue quantos ônibus desejar. E para quem gosta de pedalar, Aracaju oferece mais de 50 km de ciclovias.

A cidade também conta com uma rede hoteleira de qualidade, bares, restaurantes e, o mais importante, um povo feliz e hospitaleiro. Não é a toa que, em pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde no ano passado, Aracaju foi considerada a capital brasileira de qualidade de vida.

Conheça mais aqui http://migre.me/9TZ5R

terça-feira, 10 de julho de 2012

Período de férias deve continuar com fluxo turístico, em Sergipe

Mesmo com o fim dos festejos juninos o fluxo turístico em Sergipe deve continuar a subir. Com a chegada das férias a expectativa da rede hoteleira é obter uma capacidade de 80%.

Agora no inicio do mês de julho os hotéis já remanejaram seus planejamentos e buscaram aumentar o quadro de funcionários.

Informações passadas pelo diretor da ABIH (Associação Brasileira de Indústrias de hotéis), Diego da Costa, mostram que as chances de emprego aumentam em cerca de 10%. “O mês de julho é sempre promissor, pois temos uma grande ocupação por conta do período de férias”.

Diego também revela que essas expectativas podiam ser mais animadoras se em Sergipe houvesse um maior planejamento.

“O turismo em Sergipe podia registrar outros números, na sua capacidade, na contratação de novos funcionários, mas o Estado não possui um planejamento, pois durante um ano os empresários ficam de mãos atadas e acabam realizando seus métodos de forma individual”.

Fonte: G1 Sergipe

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Sergipe comemora aumento no fluxo turístico em 2012

O turismo em Sergipe no primeiro semestre deste ano apresentou uma grande evolução no fluxo de turistas para o Estado. A confirmação veio através de dados realizados pelo núcleo de coordenação de pesquisa da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Empresa Sergipana de Turismo (EMSETUR), onde dão conta de um aumento de 17,22%, em comparação ao mesmo quadrimestre do ano passado (janeiro a abril).

Todo o crescimento do fluxo turístico registrado pela Setur/Emsetur é em relação aos turistas hospedados em hotéis e a estimativa é que este crescimento seja maior até o final do segundo quadrimestre deste ano. Os números mostram que em 2011, nos primeiros quatro meses, houve uma média de 275.461 visitantes em Sergipe. Já este ano foram registrados só no primeiro quadrimestre de 2012, 322.884 visitantes, ou seja, mais de 17% de crescimento.

Os esforços na divulgação do turismo de Sergipe têm trazido esses resultados positivos. Segundo o secretário de Turismo, Elber Batalha, o objetivo do trabalho da Setur e da Emsetur através da participação em feiras e eventos, além da divulgação em mídias que mostram os roteiros, os equipamentos turísticos, infraestrutura, hotéis e serviços, só servem para elevar essas estimativas. “Isso é mais uma prova que o trabalho que estamos realizando na divulgação do estado vem dando frutos positivos”, comemora.

Os técnicos da Setur/Emsetur apostam num saldo positivo de mais de 11% para o crescimento turístico este ano, algo em torno de mais de 955.700 visitantes. “É bom enfatizar que este fluxo estimado corresponde aos turistas que permanecem na rede hoteleira, não computando os que ficam na casa de amigos e parentes”, lembra José Roberto Lima, secretário adjunto de Turismo.

Os empresários do setor turístico de Sergipe também comemoram este aumento. “A minha empresa teve 50% de aumento em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Só temos o que comemorar a divulgação que todo o trade turístico e o Governo do Estado vêm realizando nas feiras, que só tende a aumentar estes índices”, acredita Hamilton Nascimento, proprietário da NozesTur Receptivo, que ainda fez questão de acrescentar que os passeios mais procurados pelos turistas são Cânion de Xingó, Mangue Seco, a Foz do São Francisco, além dos passeios de Catamarã em Aracaju, a Crâo do Goré e a Fazenda Boa Luz. 

Já para Kátia Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE) é sempre bom o estado aumentar cada vez a divulgação em outros lugares. “Tivemos um aumento considerável nas reservas coorporativas e precisamos incrementar mais em divulgação áudio-visual (rádios, tvs e cinemas) para incentivar ainda mais o turismo de lazer no estado. Precisamos também de mais cooperação dos nossos receptivos locais para que o turismo de bate e volta seja diminuído e que os  outros municípios recebam hóspedes que permaneçam no local”, reforça a presidente. 




Fluxo Estimado


Mês
2010
2011
2012


Jan
88199
94541
100303


Fev
52263
56812
68302


Mar
60357
60208
78232


Abr
58245
63900
76047


Total
259064
275461
322884


% 12/11
-
6,33%
17,22%













Fonte: Ascom Setur/Emsetur

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dançar forró alivia estresse, queima calorias e fortalece os músculos

Dançar é uma ótima maneira de se divertir, aliviar o estresse e, de quebra, eliminar alguns quilinhos. Em junho, mês de festas juninas, um dos ritmos mais pedidos é o forró, típico do nordeste do Brasil. O ritmo é tema também da personagem Suelen, interpretada pela atriz Ísis Valverde, na novela Avenida Brasil.

Como é um ritmo bem acelerado, dançar forró ajudar a perder calorias, além de fortalecer os músculos das pernas, o abdômen e os glúteos. Segundo a médica do esporte, Fernanda Lima, dançar por uma hora queima mais de 200 calorias.

Já o forró eletrônico, que é ainda mais movimentado, pode queimar o dobro de calorias perdidas na dança do forró tradicional, que é só o famoso “dois para lá, dois para cá”.

Fonte: G1

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sergipe Cidades leva progresso à Cartão Postal na Região Sul do Estado


Com investimentos na ordem de R$ 946.480,85, o povoado de Pontal, em Indiaroba, recebeu 4.378,30 Km de pavimentação granítica.

De acordo com os dicionários, a palavra pontal significa ‘ponta de terra que avança pelo mar ou pelo rio’. No município de Indiaroba, a 100 km de Aracaju, o povoado ‘Pontal’ compreende um dos mais belos cartões-postais da região sul de Sergipe, tanto é que por conta da sua beleza natural ele é citado no romance ‘Tieta do Agreste’, do imortal Jorge Amado e um dos destinos turísticos mais visitados da região, principalmente por estar separado das areias de Mangue Seco apenas por um ‘braço de rio’, no caso o Real, que divide os estados da Bahia e Sergipe.

Assim como fez no Parque da pedra da paciência no município de Itabi, no Médio Sertão sergipano, na Orla de Gararu no Alto Sertão do Estado e na praça do povoado Crasto no município de Santa Luzia do Itanhy, também no Centro Sul, o Sergipe Cidades, programa resultante da exitosa parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Sergipe por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb) implantou definitivamente o progresso ao executar o serviço de pavimentação granítica nas ruas e avenidas de todo o povoado.

Com investimentos na ordem de R$ 946.480,85, o povoado recebeu 4.378,30 Km de pavimentação granítica, totalizando 23.530,52 m², abrangendo duas longas avenidas, uma praça e cinco ruas perpendiculares, promovendo assim a expansão do turismo, uma das principais economias do local e gerando satisfação eterna aos pouco mais de três mil moradores.

Avanço no turismo

Moradora do povoado, a estudante Gislaine Mendonça, 18 anos, diz que a obra aumentou o fluxo turístico do lugar. “O povoado parece outro depois da pavimentação. Muitos turistas não retornavam aqui por conta do incômodo da poeira e da lama. O que vemos hoje são bares mais movimentados, acréscimo nas vendas do comércio, sem contar que agora eles vêm e ficam mais tempo”, afirmou.

Quem comunga da mesma opinião é o comerciante Roberto Salgado Farias. Morador há 25 anos e proprietário de uma mercearia há três, ele declara que já deu para perceber o impacto positivo causado pela pavimentação. “A obra trouxe benefício para os moradores e também para os turistas, que por conta disso ficam mais tempo e consomem mais. Tenho certeza que a tendência é melhorar ainda mais, cabe a nós moradores e aos gestores públicos a manutenção conjunta”, avaliou.

Compactuando com as declarações do senhor Roberto, Cleide Santos conta que a diferença no movimento avançou consideravelmente. “Depois da pavimentação um numero maior de pessoas freqüentam, ficam e retornam ao povoado. O incômodo causado pela poeira e lama já não existe mais. Com isso, a freqüência no bar melhorou 100%, principalmente nos finais de semana”, destacou a balconista e garçonete de 27 anos.

Para o principal condutor de lanchas com destino a Mangue Seco e povoados vizinhos, Raimundo Martins, 48 anos, o povoado recebeu mais do que um presente do Sergipe Cidades. “O futuro chegou ao Pontal com essa pavimentação. Em época de chuva o povoado parecia um deserto e mesmo na alta temporada servia apenas de passagem. A diferença atual é absurda, o turismo deu um salto e tende a se expandir ainda mais”, analisou.

Progresso Evidente

Natural e residente no povoado, o professor de educação física José Raimundo Santos Ramos destaca que o calçamento das ruas foi uma melhoria sem precedentes. “Acompanho as obras que o Sergipe Cidades vem realizando em todo o Estado e posso assegurar que essa obra mudou para sempre a vida social e econômica do Pontal, sendo que a infraestrutura já trouxe melhorias para a urbanização”, assegurou.

José Raimundo acrescenta que por ocasião da obra, a expansão imobiliária já sofreu um avanço além do esperado. “Os turistas vêm e ficam, as casas para temporadas já não estão mais à venda, lotes que valiam R$ 3 mil, hoje não são vendidos por menos de R$ 30 mil. Antes só tínhamos uma pousada, em breve serão mais duas. Uma comunidade pequena só tem sonhos e a do Pontal teve o seu realizado. A satisfação da comunidade é imensurável e o progresso é evidente”, ressaltou ele, que é também vereador do município.

O prefeito de Indiaroba, João Eduardo Viegas de Mendonça garante que essa obra trouxe muito mais que progresso. “As ações do Governador Marcelo Déda no município deixam claro a preocupação em melhorar as condições de vida dos moradores e expandir o turismo. Não bastasse construir a rodovia de acesso da BR 101 até o município e as outras duas que ligam Indiaroba aos povoados Convento e Pontal, ele presenteou a comunidade com a pavimentação de todas as ruas, trazendo para os moradores melhorias na área de saúde, aumento de emprego e renda e porque não dizer uma super elevação da auto-estima”, enfatizou.

Transformando Sergipe

Segundo a Secretária Estadual do Desenvolvimento Urbano Lúcia Fálcon, a história dos municípios sergipanos foi reescrita. “Podemos afirmar categoricamente que o Estado se divide antes e depois dos investimentos feitos pelo Sergipe Cidades. São quadras de esporte, centros comunitários, delegacias, praças, creches e, principalmente, pavimentação granítica, que é uma das obras mais desejadas pela população de todos os oito territórios”, pontuou.

Ela diz ainda o sucesso do programa pode ser considerado pleno porque partiu da própria população. “Ouvimos todas as comunidades por meio das conferências territoriais e o resultado da voz do povo foi traduzido em ações que trouxeram benefícios sociais e econômicos, causando um impacto definitivo na vida de todos os sergipanos”, concluiu.
 
Fonte: ASN