domingo, 30 de novembro de 2014

Museu do Mangue está temporariamente interditado


A Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) vem a público informar que o Centro de Educação Ambiental Manoel Bonfim Ribeiro, situado no bairro Coroa do Meio, encontra-se temporariamente interditado. A medida foi em decorrência dos constantes ataques de organizações criminosas, que colocam em risco a integridade física dos servidores e visitantes, bem como do respectivo Centro de Educação Ambiental.

Algumas adequações serão realizadas, tais como: a instalação de câmeras de segurança e de um posto da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). Aliado a isso, estão sendo firmados convênios com a Universidade Tiradentes e Fundação Mamíferos Aquáticos para o desenvolvimento de programas socioambientais. Tão logo todas as providências tenham sido concluídas, o Centro será reaberto ao público.

Fonte: AAN

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

João Alves age para solucionar problema dos bares

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, posicionou-se na manhã desta quarta-feira, 19, sobre as ações civis públicas movidas pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), contra o Município de Aracaju, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Administração estadual (Adema), e União. As ações ajuizadas pelo MPF visam medidas drásticas contra 65 bares localizados entre a orla de Atalaia e a Rodovia José Sarney, promovendo inclusive a derrubada dos mesmos. Para o prefeito, a resolução dessas ações exige diálogo e serenidade, para que isso não prejudique a economia  com os milhares de  desempregos a curto e longo prazo, e em vários setores ligados ao turismo.

"Eu fiquei extremamente chocado. Tinha acabado de chegar de Recife, a serviço da Prefeitura Municipal de Aracaju, juntamente com o procurador Carlos Pinna Junior, e fui logo surpreendido com esta notícia. Surpreendido e extremamente preocupado porque eu valorizo muito o meio ambiente. Inclusive, exatamente por este apego que eu tenho com o meio ambiente, o presidente Sarney me chamou para incorporar o Ministério do Meio Ambiente, ao Ministério do Interior, quando nós estávamos na função. Eu entendo que o meio ambiente não é contra o desenvolvimento, que é ordenado. Eu creio que há uma margem de diálogo muito grande, entre a própria Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que é dirigida por um dos maiores especialistas em meio ambiente, reconhecido nacionalmente, o secretário Eduardo Matos. Também o convoquei, junto com o procurador do município, Pinna Junior e a presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Socorro Cacho, para uma reunião", afirma João Alves.

João Alves ainda lembrou que, quando assumiu a gestão, os bares localizados na Aruana funcionavam sem infra-estrutura, alguns utilizavam banheiros químicos por não possuírem W.C., e que esta medida não era nada ecológica. "Esta preocupação que nós temos com o meio ambiente foi comprovada ali mesmo na Rodovia José Sarney. Quando nós assumimos, aqueles bares utilizavam banheiros químicos, que eram prejudiciais ao meio ambiente. Nós demos uma solução em consonância com a Secretaria do Meio Ambiente. Uma solução que não afetava coisa alguma. A agressão ao meio ambiente, no caso gerando poluição da nossa praia foi resolvida na base do diálogo, do entendimento e do conhecimento. Essa medida do MPF, como ela foi anunciada, vai gerar milhares de desempregos já de saída, não só diretamente, mas também indiretamente, porque a grande maioria dos bares que foram mencionados são ícones do turismo de Aracaju", ressalta o prefeito.

O prefeito também destacou que, caso os estabelecimentos deixarem de funcionar, criaria uma reação em cadeia de desempregos no segmento turístico da capital. "Os turistas que vêm a Aracaju vão diretamente para os bares que estão na praia e essa atração vai desaparecer se as coisas forem feitas dessa maneira. Eles vão prejudicar uma das atividades que mais geram emprego. Porque na hora que o turista souber de algo desse gênero, ele vai deixar de vir aqui em Aracaju. Isso irá repercutir também na nossa rede hoteleira. Nós já fomos vítimas, recentemente, de um golpe terrível contra a atividade turística em Aracaju. A decisão de interromper o Pré-Caju. Nós ficamos solidários aos empresários, que são os responsáveis pelo projeto, porque ele deixou de ser um projeto de interesse particular para ser um projeto de interesse social nosso, veja só o caso dos vendedores ambulantes: durante o Pré-caju são empregados cerca de 20.000 vendedores ambulantes. Todo esse pessoal ficou desempregado. A nossa posição não é nenhuma atitude desrespeitosa com o meio ambiente, muito menos com o Ministério Público. Sabemos que o Ministério Público tem uma função importantíssima. Várias reuniões já aconteceram entre o Ministério Público, a Advocacia Geral da União e a nossa Secretaria de Meio Ambiente. Tudo estava sendo decidido com muita serenidade, por isso fiquei  surpreendido". Diz João Alves.

João Alves acredita que com as reuniões tudo se resolva de forma que não haja ônus aos proprietários dos bares listados pelo MPF. "Já estou tomando as devidas providências, convoquei hoje os nossos secretários que já foram comunicados, o secretário de meio ambiente, Eduardo Matos, o nosso procurador, Pina Junior e Socorro Cacho, a presidente da Emurb e, dentro de poucas horas, estaremos nos reunindo. Mais do que isso, eu já solicitei contato com o Ministério Público para podermos chegar a um entendimento que não produza tantos malefícios e tanto desemprego. Muitos pais de famílias que vão ficar sem trabalhar e como nós vamos fazer com  milhares de pessoas que da noite pro dia vão ficar sem emprego? Então vamos discutir, vamos debater, porque é como o secretário Eduardo Matos costuma dizer, "O meio ambiente a gente tem que conciliar através da adequação". Que se faça uma adequação correta, sem precisar demolição, como está acontecendo agora, e sem destruir um dos fatores mais importantes do turismo para Aracaju e  Sergipe porque isso vai repercutir na rede hoteleira, que vai sofrer um baque enorme e que, por sua vez, vai gerar desempregos também neste setor . Essa é uma medida de consequências muito danosas para Aracaju, para a geração de emprego, do turismo em si, e de milhares de pais de família que vão ficar sem ter o seu sustento. Tenho confiança, porque eu entendo que, no Ministério Público Federal, as pessoas também são sensíveis a essas questões. Nós vamos solicitar esse entendimento. Eu tenho muitas esperanças que vamos chegar a um bom termo, mas de pronto eu quero me solidarizar com os donos de bares, pedir também uma serenidade neste momento em que nós estamos iniciando um diálogo por conta desses fatos extremamente preocupantes para todos os aracajuanos", conclui.
 
Fonte: Ascom PMA

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Campanha da ABAV visa valorizar a atividade das Agências de Viagem associadas


A ABAV Nacional lança oficialmente esta semana a segunda etapa da Campanha de Valorização do Agente de Viagem com a criação de peças que unificam a imagem institucional das agências associadas. A iniciativa vem ao encontro dos anseios da classe e da missão da entidade, que inclui ações em prol das associadas em todo o território nacional.
A concepção da campanha, assinada pelo publicitário Dil Mota, passou por um estudo acurado do turismo brasileiro, dados estatísticos evolutivos, contextualização macroeconômica, identificação de tendências e percepção das mudanças que ocorrem no perfil dos viajantes. Uma vez esboçado o cenário e identificado o novo papel do agente de viagem em tempos de internet, foram criadas peças publicitárias que combinam apelos verbais fortes e imagens sugestivas. Meta básica da campanha: Estimular a percepção dos consumidores para a importância de ter um agente de viagem associado à ABAV a seu lado.
As 27 ABAVs estaduais receberam um kit de comunicação da campanha contratada pela ABAV Nacional para que cada uma delas assine as peças utilizadas no respectivo estado, contemplando a homogeneização da linguagem e, também, os traços regionais peculiares. A proposta estabelece um padrão para o País todo, mas é flexível e customizável. Busca, em última análise, aproximar o agente de viagem do seu cliente por meio de ícones e dizeres que humanizam esta relação. "Queremos despertar no consumidor as vantagens de contar com um consultor de viagens - entre elas a redução de riscos, sobressaltos e aborrecimentos. Só um agente de viagem capacitado e qualificado pode proporcionar isso, e queremos que nossos associados sejam identificados por esse diferencial", sustenta o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.
"O melhor da sua viagem começa com a gente e "O melhor da viagem é viajar. Deixe o resto com a gente" são alguns dos apelos verbais das peças, ancorados pelo mote Agente.com.você. "A ABAV é uma marca referencial no setor. Com a unidade e padronização da nossa comunicação visual, queremos que os agentes de viagem se reconheçam como classe e como profissionais, e tenham orgulho do serviço que prestam. Estamos confiantes no sucesso da campanha e certos de que ela será um divisor de águas para toda a categoria, e uma oportunidade para que mais agências possam se associar à entidade", conclui o dirigente. 

Fonte: Viaje Sergipe

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Após pichação, caranguejo gigante é restaurado


Construído há menos de quatro meses, o caranguejo gigante da Praia de Atalaia, que já se tornou uma atração para quem passeia pelo local, foi alvo de vândalos que picharam a escultura. O monumento, que chama a atenção por seu tamanho e pela sutileza de detalhes, está sendo restaurado pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) para em breve voltar a ser o belo cartão postal da capital aracajuana.
Responsável pela criação e restauração da peça, o escultor Ary Marques Tavares, 34, que trabalha montando e pintando peças e monumentos, se diz bastante triste com a atitude de algumas pessoas que teimam em depredar o patrimônio público.
“Fico bastante chateado quando a própria população sergipana não respeita nem o que diz respeito a sua cultura, infelizmente essa é uma prática constante”, relata. Atuando há cerca de 20 anos na área, considera o Caranguejo da Orla seu principal trabalho. “É um grande orgulho ter uma obra minha num ponto turístico tão importante de Aracaju e perceber que ela se tornou muito conhecida pela população local e pelos turistas”, comenta o escultor.
"Caranguejaço"
A escultura gigante do crustáceo mede sete metros de comprimento e 2,30 m de altura, e foi instalada na entrada do maior corredor gastronômico da capital - a Passarela do Caranguejo. Foram dois meses de trabalho para que o caranguejo gigante ficasse pronto. Ele foi todo moldado na argila e depois confeccionado em fibra de vidro e pintado com tinta automotiva, para resistir ao sol e a chuva. “Foi uma grande satisfação fazer o Caranguejaço e saber que ele simboliza um produto que os sergipanos e turistas adoram. Sem dúvida alguma, é uma obra que simboliza o Estado e eterniza nossa gastronomia”, relatou o artista na ocasião de sua inauguração.
Fonte: ASN

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Novidades marcam o 12º Guia Sergipe Trade Tour


A 12ª edição do Guia Sergipe Trade Tour foi lançada segunda-feira, 10, em uma belíssima cerimônia realizada no Radisson Hotel. Consolidada como importante instrumento de valorização à cultura a sergipana, a publicação agora inclui o município de Carmópolis no roteiro turístico, e ainda conta com uma loja virtual.
A diretora da S&Z Comunicação, Waldete Zampieri, conta que inserção de Carmópolis entre as opções do guia contribui para o fomento ao turismo religioso.  “Em Sergipe, temos Divina Pastora e vários lugares que fazem parte desse turismo. Agora também contamos com Carmópolis e com o Monte Carmelo, que foi reestruturado. É um nicho que tem boa procura e atrai um público muito grande”, conta.

A edição 2014 do guia também traz fotos e textos em homenagem do Encontro Cultural de Laranjeiras. “Estamos lançando a capa do Guia que é uma homenagem aos 40 anos do Encontro Cultural de Laranjeiras”, destaca Waldete.

O lançamento da loja virtual também é um dos grandes destaques da edição 2014. “Existem locais onde há uma procura muito grande, mas a distribuidora não alcança. Então, estamos lançando a loja virtual para atender a estas localidades”, afirma.

Guia

O Guia Sergipe Trade Tour apresenta uma completa lista das atrações turísticas do Estado, com os principais roteiros, restaurantes, dicas de hospedagem, pontos turísticos e gastronômicos do estado. Desenvolvido  pela S&Z Comunicação , o Guia é considerado um dos mais completos de Sergipe e é publicado em português e inglês. A edição impressa pode ser adquirida nas bancas e livrarias. Já versão atual é disponibilizada através do endereço (www.sergipetradetour.com.br).


Fonte: Portal Infonet

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O Dia da Sergipanidade


por  Carlos Nascimento
 
“O dia brilhante
Que vimos raiar,
Com cânticos doces
Vamos festejar”
Estribilho do Hino Sergipano.
Corria o ano de 2000, e o governo do Estado havia decidido finalizar com a polêmica sobre qual data deveríamos celebrar, se 8 de julho, que remetia à Carta Régia de 1820 que nos emancipava da Bahia, ou 24 de outubro, que se consolidara na tradição, como marco desta emancipação, e veio a perder o sentido com o tempo. Houve até quem propusera uma terceira data, 5 de dezembro, data em que no ano de 1822 o imperador D. Pedro I confirmou por Carta Imperial a Carta Régia emancipatória de D. João VI. Para que somente uma data fosse reconhecida formou-se uma comissão de estudiosos, porém antes que esta comissão concluísse os seus estudos, a Assembleia Legislativa aprovou a Emenda Constitucional nº 20 estabelecendo somente o dia 8 de julho como feriado, e para muitos este é o único sentido desta data, como era do 24 de outubro, um feriado sem significado
Neste mesmo ano de 2000 a Secretaria de Estado da Cultura havia conseguido junto ao Ministério da Cultura que o ano de 2001 fosse decretado Ano Nacional do Folclore, em homenagem ao Sesquicentenário de Sílvio Romero. Como uma das formas de marcar a data foi elaborado um calendário que homenageava os grupos folclóricos de Sergipe, ficando o trabalho a cargo da jornalista Ilma Fontes, e estávamos justamente fechando o calendário de efemérides, quando foi promulgada a decisão da Assembleia descartando o 24 de outubro, Ilma me perguntou se supriríamos a data, eu de pronto disse que não. - Vamos mantê-la como Dia da Sergipanidade, e expliquei as razões para tanto, primeiro a tradicionalidade, foi nesta data que tradicionalmente se celebrou a emancipação, era no dia 24 de outubro a data da posse dos presidentes da província (hoje governador) de Sergipe, foi nela que no ano de 1920 pela primeira vez a bandeira sergipana foi hasteada oficialmente como bandeira de Sergipe, é a data 24 de outubro (não 8 de julho) de 1820 que está inscrita no frontão do Palácio Olímpio Campos, prova que esta data esteve mais presente no espírito sergipano.
Porém o marco da afirmação do 24 de outubro foi o fato de Gilberto Amado, na qualidade de Embaixador do Brasil na ONU, tê-la indicado e conseguido a aprovação para que esta fosse o Dia da ONU. Aliás Gilberto Amado é o grande exemplo de sergipanidade.
O ano de 2001, foi dedicado a catequizar o sergipano para a importância da data, palestras entrevistas, artigos em jornais, sempre mostrando a necessidade que o povo se apropriasse da data sem a necessidade de que ela fosse oficializada pois se houvesse uma apropriação oficial seria o começo do fim.
Em 2002 seria o ano em que pela primeira vez conseguiríamos comemorar a data, vários artistas aderiram ao projeto, Mingo Santana compôs Eu Sou, uma música que bem descreve o que é ser sergipano, porém o show teve que ser cancelado na última hora, pois a Praça Fausto Cardoso, que seria o palco do evento, também era local de concentração dos partidários dos candidatos que estavam disputando o segundo turno das eleições governamentais.
Agora, 14 anos depois, percebo que lentamente a sergipanidade começa a aflorar, e por incrível que pareça a demonstração de sergipanidade é muito mais forte em pessoas que adotaram Sergipe. Assim não me resta repetir o último parágrafo de um artigo que o Prof. Baltazar Góis, escreveu no jornal o Porvir descrevendo os festejos do 24 de outubro de 1874 em Aracaju, “Prezo a Deus continuem os nossos patrícios a solenizar sempre um dia que lhes deve ser tão caro. Nós assim o esperamos”.
*Sergipaníssimo.

Fonte: Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Mapas de Aracaju são entregues à rede hoteleira

 
Dando continuidade às ações de incrementação do turismo em Aracaju, a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT) distribuiu em toda rede hoteleira da capital displays com mapas da cidade com dicas turísticas como dados do município, locais de apoio turísticos, hotéis, restaurantes, localização de aeroporto e terminal rodoviário, além de toda a malha turística da capital sergipana. 

O mapa foi construído de forma ilustrativa no modo prático e de fácil compreensão para facilitar a vida do turista que busca conhecer Aracaju. Com este mapa o turista vai colocar Aracaju no bolso. De forma dobrável e reduzida, o mapa pode ser colocado no bolso da calça ou da camisa e pronto para qualquer necessidade.

A entrega dos mapas na rede hoteleira aconteceu de forma individual e também coletiva com a entrega oficializada na ABIH/SE onde foi recebido pela presidente, Daniela Mesquita.

De acordo com o secretário adjunto da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Fábio Andrade, o mapa será essencial no processo de inovação do turismo proposto pela SEMICT. "Desde que a secretaria foi criada buscávamos um modelo de mapa que fosse acessível, não só no seu manuseio, mas também na interpretação das informações e, ao longo deste processo, pesquisamos com segmentos do trade a melhor forma para que, posteriormente, confeccionássemos. O resultado está aí sendo distribuído na rede hoteleira de forma massiva e tem incrementado o turismo em Aracaju. Com isso, estamos inovando neste segmento uma vez que este mapa distribuído pela SEMICT difere dos anteriores por sua forma, desde a concepção até a entrega do produto ao público final", disse Fábio Andrade.

Para a presidente da ABIH/SE, Daniela Mesquita, a entrega dos mapas veio para solucionar uma deficiência no auxílio ao turista. "Tínhamos dificuldades quando o turista procurava por um mapa da cidade porque raramente tínhamos um para disponibilizar. O mapa que recebemos da SEMICT é excelente e de fácil compreensão, o que facilitará a vida dos turistas e de nós que fazemos a rede hoteleira porque teremos mais um item para disponibilizar. A Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju está de parabéns", disse Daniela Mesquita, presidente da ABIH/SE.

A coordenadora do departamento turístico da SEMICT, Christian Costa Pedral, destaca que a chegada dos mapas agradou em cheio a rede hoteleira. "Quando chegávamos aos hotéis e apresentávamos os mapas, todos recebiam com muita satisfação e elogiavam bastante a iniciativa, numa demonstração de como era necessário esta distribuição", disse Chris Costa Pedral.

Fonte: www.infonet.com.br

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Setur/Emsetur discutem ações para a ABAV com municípios sergipanos

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana do Turismo (Emsetur) realizaram nesta segunda-feira (18) uma reunião com as secretarias municipais de turismo do Estado, com o objetivo de afinar ações para a Feira das Américas (ABAV), que acontecerá no Anhembi, em São Paulo, nos dias 24 a 28 de setembro.
Os gestores do turismo sergipano, Adilson Junior, secretário de Turismo do Estado e o presidente da Emsetur, José Roberto de Lima Andrade, pontuaram o assunto da reunião na representatividade dos municípios na feira das Américas e do estande que é organizado pela Emsetur. “Sergipe sempre participou da ABAV com destaque. Este ano já começamos fazendo o convite as prefeituras que possuem roteiros turísticos consolidados para serem parceiras conosco no estande. O nosso estande é organizado pela Emsetur, mas queremos deixar bem claro que ele não é do governo do Estado, e, sim de todos que fazem o turismo de Sergipe. Por isso, gostaríamos de que todas a prefeituras além de participarem da feira, também nos ajudem a dar dinamismo para "o estande”, destacaram.
Após apresentação do projeto inicial do estande, que será montado na ABAV, os secretários municipais que estavam presentes na reunião já lançaram algumas sugestões. “Sabemos da importância da ABAV e o que ela representa para a divulgação dos atrativos dos nossos municípios e por conta disso iremos, sim, abraçar o projeto de parceria com a Setur/Emsetur para dar mais destaque ao estande. A atitude da Setur/Emsetur  em chamar as  prefeituras para alinhar as ações em parceria é  bastante louvável,  já que sabemos que a Feira das Américas é o momento dos municípios se destacarem”, disse o secretário municipal do turismo de Pirambu, Kennedy Fonseca.
Presenças
Além do secretário de Estado do Turismo, Adilson Junior, do presidente e do diretor de operação da Emsetur, José Roberto de Lima Andrade e Luciano Leal, estiveram presentes na reunião os secretários municipais do Turismo de Aracaju, Fábio Andrade, São Cristovão, Dilene Job,  Divina Pastora, Marcos Silva  o de Comunicação e Turismo de Pirambu,  Chico Freire e Kennedy Fonseca e o adjunto do Turismo de  Laranjeiras, Marcos Menezes.
Com algumas ações já definidas, os representantes dos municípios já definiram um novo encontro para a próxima segunda-feira (25) na Secretaria de Estado do Turismo.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Turisport mostrará esporte como negócio entre os dias 15 e 17



Mostrar o esporte como um ramo de negócio, que se bem gerenciado traz resultados financeiros excelentes, angariando recursos e promovendo o desenvolvimento de diversos segmentos empresariais, como turismo, hotéis, transportes alimentação, entre outros segmentos econômicos. Essa é a principal proposta do encontro que acontece em Aracaju neste final de semana, entre os dias 15 a 17, reunindo dirigentes e homens de marketing, de entidades esportivas nacionais. 

Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) e a Secretaria de Turismo (Sectur), que visa captar o maior número de eventos esportivos, no período de baixa estação, além do legado que eventos desse porte deixam no estado, disse Gilson Dória, secretário de Esporte e Lazer. 

O evento que terá início nesta sexta-feira 15 e prossegue até domingo, 17. As reuniões e palestras serão realizadas no salão do Hotel Radisson. Constam ainda da programação, visitas às instalações esportivas, hotéis, pousadas e restaurantes, além dos pontos turísticos da capital. 

Promovido pelo governo do estado através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), o evento conta com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo (SECTUR), Empresa Sergipana de Turismo (EMSETUR) e o Trade Turístico, que envolve a rede hoteleira, restaurantes e empresas de turismo. 

Programa
A programação do Turisport elaborada pela Seel marca para esta sexta-feira 15, a chegada dos participantes, com um jantar de boas vindas, às 19h30 no Prodigy Hotel. A manhã de sábado foi reservada para as apresentações por parte do governo do estado, através do secretário de esporte, Gilson Dória, secretário de Turismo Adilson Junior e presidente da Emsetur, José Roberto Lima. 

Na sequência, os presidentes e dirigentes de marketings das Confederações Brasileiras terão oportunidade de falar sobre seus respectivos calendários e dizer da importância da realização desses eventos em qualquer cidade do Brasil e o que eles representam, em termos de turismo, negócios e a captação de recursos e a movimentação na economia local. 

O domingo está reservado para visitas aos pontos turísticos da capital como Orla Por do Sol, Praia de Atalaia, Croa do Goré, Estuário do Rio Sergipe, entre outros. 

Já confirmaram presenças no evento, representantes da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz Oliveira, de Ginástica, Luciene Resende, Desporto Escolar, Antônio Hora, Ciclismo Gilvan Costa, Beach Soccer, Ricardo Ribeiro, entidades que tem sedes ou representações em Aracaju. Virão ainda, os dirigentes do Karatê, Judô, Boxe e Amauri Vieira, presidente da Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado. 


Fonte: SEEL

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Conheça o Parque dos Falcões

Para se divertir e ter um contato mais íntimo com a natureza não é preciso ir muito longe. Aqui em Sergipe existem muitos destinos onde isso é possível, o Parque dos Falcões é um deles. O espaço proporciona aos visitantes conhecimentos sobre algumas espécies de aves silvestres e o contato com elas. Uma oportunidade de valorizar o ecoturismo e fazer belas fotos.

Localizado na cidade de Itabaiana/SE, o Parque fica no Povoado Gandú II. O acesso é através da BR 235 e a entrada fica às margens da rodovia. Uma estrada de terra onde o visitante já começa a interagir com a natureza. O parque explora o ecoturismo e tem como missão principal desmistificar a fama de “assassina” das aves de rapina.

O engenheiro elétrico André Moraes afirma que a variedade é um dos atrativos, além do trabalho de recuperação, e ajuda às aves, que é desenvolvido no local. “Tive a oportunidade de conhecer de perto muitas variedades de aves. Achei importante a explanação dos instrutores, a dedicação e cuidado que eles têm com os animais, sempre respeitando suas características da vida selvagem. Conhecer o Parque dos Falcões foi uma experiência incrível”, afirmou André.

O Parque dos Falcões foi idealizado e construído pelos amigos, José Percílio e Alexandre Correia. Atualmente o Instituto cuida de mais de 300 aves, entre gaviões, falcões, corujas, socós-boi, pombos, etc. Muitas delas vítimas de maus tratos humanos. Essas passam por um processo de recuperação e readaptação ao meio ambiente, caso não seja possível elas permanecem sob os cuidados do Parque.

Apesar de morar em Sergipe, foi a primeira vez que a assistente social Mirielle Torres foi ao Parque dos falcões e segundo ela não será a última. “Foi interessante o contato com a natureza e com a riqueza de espécies, sem falar que é uma verdadeira aula de biologia, pois não tinha conhecimento dos detalhes que caracterizam e diferenciam cada ave. Não sabia que um espaço assim existia em Sergipe quero voltar mais vezes e convidar outras pessoas porque realmente vale muito à pena. Fiquei encantada com tudo que vi.”

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Caranguejo Gigante é instalado na Praia da Atalaia



Um caranguejo gigante em plena passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia. Não haveria lugar mais propício que esse para a instalação de um monumento que representa tão bem a essência do povo sergipano.

A réplica gigante do crustáceo que é um dos principais símbolos da cultura e culinária local é Composta por fibras de vidro. A escultura possui 7 m de comprimento e 2,30 m de altura, e custou R$ 35.200.

O imenso caranguejo  chama a atenção de muitos turistas e de aracajuanos e já tem se destacado como um ponto de parada obrigatória para os que passam pelo local. Joseane Benevides, natural de Pernambuco é uma dessas pessoas.

“Viajando por outras capitais do Nordeste, já vi outras esculturas muito bonitas, mas esta é diferente, pois se destaca pelo seu tamanho e por sua perfeição”, ressalta a turista, que ficou impressionada com a obra.
O casal goiano Lilian Ribeiro e Fernando Maciel também ficaram admirados com a escultura. “Sua altura e largura nos causou forte impacto”, diz ele.

Para o secretário da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o monumento só vem acrescentar à valorização da cultura local. “É um prazer colaborar para a valorização e preservação dos valores culturais sergipanos, já que o caranguejo é um prato típico de nosso estado”, afirma o secretário.


Fonte: Ascom/SEINFRA

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Sergipe só tem dois hotéis classificados pelo SBClass

Na última semana, o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur/SE) assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para regularizar a utilização da simbologia “estrela” pelos estabelecimentos hoteleiros no estado.
Segundo o documento, os estabelecimentos hoteleiros só podem utilizar a classificação “estrela” se estiverem com o cadastro regular no sistema Cadastur, do Ministério do Turismo (MTur), e aderirem ao Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). Sendo assim, a utilização indevida da simbologia e a publicidade relacionada à mesma podem confundir os usuários que buscam os serviços de hospedagem. 

“Para o setor hoteleiro, isso é muito bom, pois atesta a compra que o cliente está fazendo. Vai garantir que se ele contratou um hotel de três estrelas, por exemplo, ele vai ter um serviço três estrelas”, disse Daniela Mesquita (foto), presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE). 

Segundo ela, o SBClass é opcional. “Mas o uso da definição de X estrelas está vinculado ao cadastro”, comentou. Daniela explicou ainda que a avaliação do SBClass leva de um ano a um ano e meio. “Mas é uma excelente validação”, disse. 

Em Sergipe, existem cem estabelecimentos hoteleiros, entre hotéis e pousadas, e apenas dois tem a classificação do SBClass - um é de três estrelas e o outro, quatro. “Muitos outros já estão em processo de classificação, mas a maioria dos hotéis sergipanos é de três estrelas e temos um de cinco estrelas”, comentou Daniela. 

SBClass
De acordo com o Ministério do Turismo, o SBClass é uma “ferramenta de comunicação entre o setor hoteleiro e os turistas, com o objetivo de orientá-los em suas escolhas de maneira clara e objetiva, a classificação de meios de hospedagem é largamente utilizada por países líderes no turismo. 

“Os requisitos são divididos em mandatórios (ou seja, de cumprimento obrigatório pelo meio de hospedagem) e eletivos (ou seja, de livre escolha do meio de hospedagem, tendo como base uma lista pré-definida). O meio de hospedagem para ser classificado na categoria pretendida deve demonstrar o atendimento a 100% dos requisitos mandatórios e a 30% dos requisitos eletivos (para cada conjunto de requisitos). 

“Os requisitos estão divididos em três conjuntos: infraestrutura (instalações e equipamentos), serviços e sustentabilidade (aspectos relacionados com meio ambiente, sociedade e satisfação do hóspede)”.

Fonte: f5news.com.br

terça-feira, 17 de junho de 2014

Turistas estrangeiros lotam Sergipe

Com a Copa do Mundo 2014, Sergipe entrou de vez no roteiro internacional. Torcedores gregos, japoneses, colombianos circulam pelos principais pontos turísticos da cidade movimentando a economia local.

“A expectativa do setor hoteleiro é muito grande. Os hotéis ficaram todos preparados para receber a delegação do time da Grécia e toda a sua federação esportiva”, afirmou Jairo Filho, gerente geral do Real Classic Hotel, que foi escolhido pela Federação de Futebol da Grécia como empreendimento oficial para hospedagem do grupo de executivos e dirigentes na Copa em Sergipe.

“Estamos encantados com a cidade tudo é muito tranqüilo”, ressalta a responsável da delegação grega, Katerina Kollia, que ainda destaca a facilidade em realizar deslocamentos pela cidade. “Nós damos muito valor ao tempo. Aqui em Aracaju, estamos com 46 pessoas e mesmo assim conseguimos agilidade em nossos deslocamentos, o que facilita poder conhecer melhor os roteiros turísticos desta capital”.

Para o correspondente japonês Marcel Yang, da Nippon Hoso  Kyokai (NHK), Sergipe será visitado pelos japoneses em busca  dos segredos do time grego, adversário do Japão. “Chegamos sábado e vamos passar três dias aqui. Ficamos impressionados com a cidade e sua tranquilidade. É uma pena não termos tempo de conhecer todas as belezas que Sergipe possui. Pretendo voltar o mais breve possível, mas, uma coisa é certa; a culinária já me conquistou”.

Fonte: ASN

terça-feira, 10 de junho de 2014

Aeroporto: impasse entre PMA e Estado atrasa decoração

 
Às vésperas dos festejos juninos, o Aeroporto Internacional de Aracaju, o Santa Maria, ainda não conta com a tradicional decoração junina. O responsável pela ornamentação é uma incógnita: a Secretaria de Estado do Turismo de Sergipe informa que a responsabilidade de decorar o aeroporto é da Secretaria de Cultura (Secult). Esta, por sua vez, Secult, diz não ser a responsável pela decoração e informa que o trabalho é tradicionalmente feito pela Prefeitura de Aracaju.
A assessoria de comunicação da Infraero em Aracaju, informou à equipe de reportagem do Portal Infonet que a decoração do aeroporto está sendo discutida com a Secretaria de Estado do Turismo de Sergipe e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur).
Já secretário de turismo, José Roberto, informou na tarde desta segunda-feira, 9, que a decoração está sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura (Secult). “Quem fará a decoração do aeroporto é a Secretaria de Cultura”, afirmou.
Já a Secult, através de sua assessoria, afirma desconhecer o compromisso e garante que a decoração no local “é feita tradicionalmente pela Prefeitura”.
PMA
O Secretário adjunto da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Fábio Andrade, rebate e garante que no último Fórum de Turismo ficou acordado que a ornamentação ficaria sob a responsabilidade do estado. “Ficou acertado que a Secretaria de Estado de Turismo faria a decoração. Esse acordo foi feito durante o lançamento da programação do São João. A Prefeitura ficou responsável pela programação de Trios Pés de Serra, casal de dançarinos, brindes, folders em três línguas, dentre outras ações. Contudo, ficou a cargo da Emsetur fazer a decoração do aeroproto”, afirma.
Comércio
A festa de São João, que é o maior atrativo em Sergipe, atrai turistas de todo o Brasil. A decoração, além de agradar o turista, movimenta o comércio dentro do aeroporto. Os lojistas apostam na decoração para atrair os clientes.
De acordo com a gerente de uma loja de souvenirs tipicamente sergipanos, a decoração caracteriza a festa e atrai clientes. “A gente conta com a decoração porque deixa os turistas mais animados. As lojas costumam aumentar as vendas neste período por conta da movimentação”, diz a Roseane Bispo.
A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo já garantiu um atrativo para os turistas. Um trio Pé de Serra fará a festa no aeroporto com o intuito de apresentar aos turistas os festejos juninos que acontecem em Sergipe.

Fonte: infonet.com.br

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Barco do Forró agrada turistas

O cenário não poderia ser melhor: sol, o Rio Sergipe e o tradicional forró pé-de-serra, tudo com muita animação e comidas típicas do período junino. Foi assim que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) apoiou o lançamento do Barco do Forró 2014, na tarde desde terça-feira, 3, no píer situado na avenida Ivo do Prado. Esse produto turístico aracajuano faz parte do quadro das ações que PMA está preparando para incrementar e consolidar ainda mais o turismo na capital sergipana. 

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Walker Carvalho, a finalidade é que o turista se sinta mais acolhido. "Queremos encher os olhos dos turistas, pois estamos dando o nosso calor humano e a nossa boa receptividade. Tudo isso faz com que o turista tenha mais uma ferramenta de diversão na época junina e ações como essa só incrementam mais a cultura no nosso estado, fazendo com que o turista tenha mais ânimo de voltar à capital. Queremos que o nome Aracaju vá além fronteiras e fique em evidência", disse. 

 "É muito importante que a Funcaju esteja presente e apoie eventos no qual a cultura sergipana esteja envolvida. A parceria com a Secretaria de Turismo é muito importante para que possamos mostrar para todo o país o que temos de bom e especial. Essa união entre as secretarias serve para difundir a nossa rica cultura", conta o secretário Especial de Cultura, Léo Viana. 

Apoio
O Barco do Forró é uma ação de iniciativa privada da Nozes Tour, com o apoio a PMA durante todo o mês de junho. O passeio tem a duração de três horas em dois horários durante o dia: às 10h e às 15h e é um serviço pago. "Para o turismo é muito bom o Barco do Forró, pois tradicionalmente já é um dos eventos que abre os festejos juninos na cidade. Abrimos a temporada dos passeios do barco, e contar com o apoio da Prefeitura de Aracaju foi primordial para o nosso sucesso", revela a gerente comercial da Nozes Tour, Célia Prudente. 

O secretário municipal de Comunicação, Carlos Batalha, conta que a intenção da PMA é transformar os festejos juninos de 2014 na melhor festa dos últimos anos. "A Prefeitura de Aracaju investiu esse ano no sentido de transformar a festa desse ano na maior festa dos últimos anos. Nossas ações começaram desde o final do mês passado com o apoio ao concurso Levanta Poeira, depois com a abertura da Rua São João, que é centenária, e hoje estamos aqui cumprindo mais etapa dessa programação com o Barco do Forró. Será um mês de muitas atrações e a expectativa ainda aumenta com a Copa do Mundo", fala. 


Expectativa
Para a professora Luciana Lima, sair de São Paulo e estar num lugar com pessoas calorosas faz com que ela fique muito feliz. "Eu achei essa barco uma novidade e fiquei surpresa com toda e receptividade e convite. Minha alegria em conhecer essa cidade e escutar esse som envolvente promete que vamos dançar muito", diz. 

Para o casal de empresários paulistas Quetson M. Souza e Karen L. Souza ações como essas fazem que o turista tenha mais contato com a cultura local. "É uma excelente iniciativa para que o turista tenha mais contato com a cultura sergipana. É um prazer estar aqui e poder sentir esse clima bom. É a minha primeira vez e resolvemos ficar até o São João, a expectativa é que agrade a todos os familiares", revela. 

Para a empolgada e sorridente carioca Nina Silva, dançar forró presenciando uma paisagem como a do Rio Sergipe faz com que o momento seja único. "Estou achando tudo muito legal e bacana e esse passeio é muito divertido, e o mais interessante é dançar forró com essa paisagem bela, pois aqui é tudo de bom", conclui.  

Fonte: e_Aju

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Turistas são recebidos no aeroporto com muito forró


Com muita alegria e criatividade a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) iniciou na tarde desta quarta-feira, 4, a ação que visa recepcionar os turistas no mês junino no aeroporto Santa Maria. Os turistas foram recebidos com o autêntico forró pé-de-serra e um casal de quadrilheiros, que na ocasião o evento serviu para receber a imprensa internacional que irá fazer a cobertura dos treinos da seleção da Grécia. 

Segundo o secretário adjunto da Semict, Fábio Andrade, a ação se dará ao longo do mês de junho. "Escolhemos o horário da tarde, pois é a hora em que chegam mais vôos, e não podemos deixar passar oportunidades de conquistarmos os turistas. Estamos atentos a toda movimentação turística na capital para que possamos implantar tipos de ações que agradam, conquistam e engrandecem de forma que vem afirmar o conceito de que Aracaju é uma cidade acolhedora e repleta de povo ordeiro", explica.

Fábio ainda ressalta que a Prefeitura está trabalhando a todo instante para que esse São João se torne inesquecível. "Estamos com ações em todos os pontos da cidade. Essa ação do aeroporto se teve o sucesso devido à parceira com a Infraero, que sempre se mostra disposta a colaborar para mostra que nossa Aracaju é linda e tem muito a oferecer, pois estamos medindo todos os esforços para mostrar isso de forma constante", conta. 

Alegria
Vários turistas se encantaram com a receptividade aracajuana, entre eles está Édilar Micher, de Porte Alegre, que veio participar de um torneio de natação, mas promete esticar sua estadia para curtir os festejos juninos. "É maravilhoso chegar e ser recebida com muita alegria depois de um vôo cansativo. É a minha segunda vez na cidade e toda vez que venho fico mais encantada. Minha intenção era só participar do torneio, mas decidi ficar mais um pouco para curtir muito forró, pois se tive uma receptividade como essa imagina a maravilha que deve ser essa festa", conclui.  

Fonte: e_aju

terça-feira, 3 de junho de 2014

Copa: Governo crê que 10 mil turistas visitarão SE

“Sergipe deve receber 10 mil turistas durante a Copa”. A afirmação do secretário de Estado de Turismo, José Roberto de Lima, comprova o crescimento do turismo em Sergipe. Nos últimos anos, o Turismo em Sergipe vem se consolidando como um importante setor econômico para o estado. Até o mês de novembro de 2013, Sergipe alcançou a marca de 1.012.891 mil turistas que passaram pelo Aeroporto Santa Maria.
Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, foram gerados no setor, de janeiro até novembro deste ano, 1.835 novos postos de trabalho em Sergipe, o que coloca o Turismo como o segundo maior gerador de empregos no estado, só perdendo para a área da construção civil.
O gestor da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), José Roberto de Lima, falou sobre os avanços que o estado alcançou entre 2007 e 2013, registrando um crescimento de mais de 53,7 % no fluxo de turistas (baseado na ocupação da rede hoteleira), o fortalecimento da atividade, valorização da história, da cultura e das belezas sergipanas. Confira a entrevista publicada na edição deste domingo no jornal Correio de Sergipe.

domingo, 1 de junho de 2014

BID disponibilizará U$ 60 milhões para turismo de Sergipe

O governador Jackson Barreto recebeu em audiência, na tarde desta quinta-feira, 29, no Palácio de Veraneio, representantes da delegação do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que estão no estado, desde o dia 26, para realização da Missão de Arranque do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Sergipe. A etapa precede o primeiro desembolso do programa, que destinará U$ 100 milhões para o desenvolvimento do turismo em Sergipe, no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Turismo – Prodetur Nacional. Desse montante, U$ 60 milhões serão financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e U$ 40 milhões serão de contrapartida estadual.

A missão técnica destina-se a realizar uma análise dos documentos aprovados pelo banco, dois treinamentos com especialistas do BID, sendo um na área de aquisições e outro na área financeira, destinados à equipe da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e a análise do sistema de gestão financeira. Esta é a etapa final que antecede a execução do programa, prevista para iniciar no mês de junho. Durante a audiência, a Setur e o BID apresentaram as ações para execução nos primeiros 18 meses do Prodetur.

“Sergipe tem um grande potencial turístico. Além das belezas naturais, históricas e culturais da nossa terra, possuímos uma localização estratégica privilegiada, geograficamente, por estarmos localizados próximos a esses dois grandes estados que são Bahia e Pernambuco; por termos um belo litoral e ainda por sermos cortados pelo rio São Francisco. O Governo do Estado tem se empenhado e investido em infraestrutura, para potencializar, no nosso estado, essa atividade que configura entre as primeiras colocações em geração de emprego em Sergipe. Estamos trabalhando para atingirmos as metas estabelecidas e me coloco a disposição do BID no que se refere à execução e ao desenvolvimento que o Prodetur trará ao estado, pois gosto de ver as coisas acontecerem, gosto de acompanhar o que o estado precisa, visando sempre, a qualidade de vida e os benefícios trazidos ao nosso povo”, defendeu Jackson.

Segundo a especialista fiduciária do BID, Leíse Estevanato, o objetivo do programa é, justamente, fortalecer o turismo na região. “Essa missão vem exatamente dar início ao programa. É um programa que vai trazer muitos frutos para o estado. Sergipe tem uma vocação turística pujante, é um estado que recebe com muito conforto. A missão do BID é fortalecer, aportar recursos para o desenvolvimento, e o estado de Sergipe é um cliente em potencial. Estamos aqui para somarmos esforços. Sergipe é o quarto estado brasileiro a assinar o Prodetur, dentro de um programa nacional”, destacou Estevanato.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, José Roberto Lima, três fatores foram fundamentais para que Sergipe fosse o quarto estado a conseguir o Prodetur. “ A qualidade do projeto apresentado pelo Governo do Estado, através da Setur, e a capacidade técnica da equipe da Secretaria de Turismo, que esteve durante esse tempo coordenando o Prodetur, além do esforço que o Estado fez para atender as condições financeiras, em relação a certidões e sua capacidade de endividamento foram responsáveis por sermos um dos pioneiros no programa”.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Alcimar Monteiro e Cavaleiros do Forró abrem festejos em Estância, SE

A programação do São João, no município de Estância, começa nesta sexta-feira (30), com a tradicional salva junina e cortejo folclórico, a partir das 19h30.

O arrastão sai da igreja do Bairro Santa Cruz e segue para a Praça Barão do Rio Branco, no Centro. Na ocasião haverá a benção da fogueira, com o hasteamento da bandeira de São João, em seguida acontece a corrida de barco de fogo e apresentação de espadas.


A partir das 21h, no forródromo da cidade, acontece a corrida de barco de fogo, queima de busca-pés e espadas, além de shows com as bandas Forró da Folha, Raio da Silibrina, Alcimar Monteiro e Cavaleiros do Forró.

Fonte: www.saojoaoemsergipe.com.br

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Nos Passos do Imperador: a visita de D. Pedro II a Maruim-SE

 
*Por Josely Thais Rodrigues¹, Luciana Pereira² e Amâncio Cardoso³
 
No último dia 05 de maio, a cidade de Maruim completou 160 anos de emancipação. A elevação de vila para cidade em 1854 é um indício de que o lugar ganhou relativa importância entre as cidades do antigo Vale do Cotinguiba, região açucareira de Sergipe desde o século XIX. 
 
Outro sinal do valor de Maruim à época, foi a visita de Suas Majestades Imperiais D. Pedro II (1825-1891) e Dona Tereza Cristina (1822-1889) e suas comitivas. A visita imperial a Maruim ocorreu no dia 14 de janeiro de 1860, seis anos após a elevação de Maruim à categoria de cidade. Eles iniciaram a viagem, saindo de Aracaju,pelo rio Sergipe no vapor Pirajá. Em seguida, passaram para a galeota (pequena embarcação movida a remos e vela) e seguiram através do rio Ganhamoroba até Maruim, onde aportaram num cais de pedras. Muitos maruinenses esperavam com entusiasmo a chegada do casal imperial.
 
Ao descer da embarcação, o Imperador foi encaminhado para debaixo de um palio (cobertura suspensa por varas que servia para proteger os visitantes). Nele, D. Pedro II se dirigiu a um trapiche (armazém em que se guardam mercadorias) onde foi recebido pelo presidente da Câmara que lhe entregou a chave da cidade. No local, funciona atualmente a Secretaria Municipal de Obras.
 
Logo depois, Sua Majestade passou pela então praça da Alegria (atual da Bandeira) sob um arco, construído para o evento, simbolizando as portas da cidade.
 
Em seguida, todos se dirigiram para a Igreja Matriz Senhor dos Passos, onde ficaram em oração. Este templo, que estava ainda em construção, foi elogiado pelo Imperador, pois ele achou perfeito o trabalho do entalhador e subiu à tribuna da capela-mor de onde observou todo o monumento. A igreja do Senhor dos Passos de Maruim foi tombada (protegida por lei) em 1981 como patrimônio cultural estadual. Ela foi inaugurada em 1862 e sua obra financiada pelo Barão de Maruim (João Gomes de Melo), senador e grande proprietário sergipano do Tempo do Império.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Programação do Forró Caju 2014


Hoje , 22, a Prefeitura de Aracaju divulga a programação completa de atrações do Forró Caju 2014. A divulgação vai acontecer no Restaurante Cariri e contará com um café da manhã para a imprensa a partir das 7h30.

Entre os artistas já confirmados estão Aviões do Forró, Garota Safada, César Menotti e Fabiano, Calcinha Preta, Limão com Mel e Lucy Alves, uma revelação no forró nordestino, que foi finalista do programa The Voice, exibido pela Rede Globo no ano passado. Ao total, serão mais de 30 atrações nacionais e aproximadamente 130 atrações locais. O Forró Caju acontece do dia 18 a 29 de junho e será na Praça dos Mercados Centrais.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Secretaria de Turismo realiza primeiro Fortur de 2014


A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana do Turismo (Emsetur) promoveram mais uma reunião do Fórum Estadual de Turismo de Sergipe (Fortur/SE).  Durante a 30ª reunião ordinária do Fortur/SE, vários temas relacionados ao turismo foram debatidos entre os participantes, a exemplo dos trabalhos desenvolvidos pelo Ministério do Turismo (MTur) como o programa ‘Viaja Mais Melhor Idade' e as Ações de Proteção à Criança e Adolescente no Turismo. Também foram apresentados aos integrantes do Fórum As ações do. Governo de Sergipe para os preparativos para a Copa 2014 e a apresentação da Folheteria Internacional também foram apresentados aos participantes do Fórum.

O secretário de Turismo de Sergipe, José Roberto de Lima destacou a importância dos programas criados pelo do Ministério do Turismo e relatou como o governo do estado vem se preparando, através da Setur/Emsetur para receber a seleção da Grécia, jornalista e turistas internacionais. “O programa ‘Viaja Mais Melhor Idade’, além de promover a inclusão social dos idosos, veio fortalecer o turismo interno e gerar benefícios por todo o país. Já o programa de Proteção à Criança e Adolescente é uma forma de mostrar que o Turismo Sexual não é turismo, é crime. As ações que a Setur e Emsetur realizam durante o ano inteiro é para mobilizar e conscientizar a sociedade para que essa exploração seja combatida. Aproveito o momento para informar aos integrantes deste Fórum que estaremos prontos sim para receber a seleção Grega e todos os jornalistas que vão fazer a cobertura da preparação dos jogadores em Sergipe. O que foi solicitado pelo técnico grego já está sendo finalizado. É bom frisar também que, independente de sermos escolhidos para sermos Centro de Treinamento (CT), já existia um projeto para reforma total do Batistão que será finalizado ainda este ano”, explicou.

Programa ‘Viaja Mais Melhor Idade'

A assistente social da Emsetur, Lourdes Moreira, que é quem conduz o 'Viaja Mais Melhor Idade' apresentou as vantagens que o programa vem fazendo desde a sua implantação no ano passado e as mudanças que ocorreram nessa nova edição. “Começamos este projeto com apenas 40 destinos receptores e hoje todos os municípios fazem parte do programa e ele está mais flexível .” A assistente social também falou das mudanças que ocorreram ao longo de 10 anos no combate à Exploração de Criança e Adolescente no Turismo. "Já realizamos centenas de ações e com o lançamento do Manual do Multiplicador esperamos atingir milhares de pessoas. Esta semana estaremos saindo em caravana em alguns municípios sergipanos levando material para informar a população sobre este problema em pontos turísticos no estado, nos meios de hospedagens e nos postos de informações”.

Copa do Mundo 2014

O coordenador de marketing da Emsetur, Carlos Nascimento apresentou a Folhetearia turística que foi desenvolvida especificamente para o mercado internacional. “O material foi criado para solidificar o estado de Sergipe no mercado internacional, todo em inglês e espanhol. Criamos também uma cartilha especifica sobre os festejos juninos de Sergipe que será distribuída durante a Copa do Mundo. Ainda faremos toda a digitalização deste material para ser colocado na nossa página que será possível qualquer pessoa acessar e ainda faremos a distribuição de pen drives para os jornalistas estrangeiros que vão cobrir o treinamento da seleção grega em Aracaju”, explicou.

Parceiros

Alguns membros do Fórum como o secretário adjunto da Semict, Fábio Andrade e João Ávila, diretor do Aracaju Convention & Visitors, se mostraram disponíveis para ajudar a Setur na recepção dos visitantes durante a permanência da seleção grega na capital. “A Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) faz questão de unir forças para ajudar na recepção tanto da seleção grega quanto dos visitantes que virão para a nossa capital durante o mundial”, falou, receptivo, Fábio Andrade.


Fonte: Ascom Setur
Fotos – Maxwell Corrêa